Ter um jardim em casa é relaxante e acalma a alma, não é mesmo? Seja em formatos tradicionais ou jardim de inverno, esses locais naturais nos fazem bem, ao mesmo tempo em que embelezam e enriquecem o ambiente. Quando vamos organizar um jardim, surgem muitas dúvidas sobre as espécies de plantas, tamanho do espaço e, claro, a decoração do local. Nesse último ponto, as pedras para o jardim podem ajudar muito! Pensar um pouco na composição do ambiente vai valorizar ainda mais o jardim e, no final, você terá um local lindo e harmônico! Veja abaixo algumas dicas para usar pedras para o jardim e planeje o seu:
Antes de escolher, pense no tamanho do seu jardim e das pedras
Esse é um tópico importante, que vai te ajudar na hora da escolha. Para jardins pequenos, o ideal é que se use apenas um modelo de pedra, enquanto que para jardins maiores, a variedade pode ser mais explorada. Diferentes pedras para o jardim terão diferentes formas de utilização. Confira adiante alguns tipos e como usá-los:
1 – Seixos
Os seixos são pedras roladas encontradas nas margens dos rios. Como são facilmente encontradas, a pedra tem um custo bem baixo. Dependendo do formato e do tamanho do seu jardim, você não precisará de muitas para concluir a composição. Devido à sua cor, o seixo pode ser usado para dar contrastes naturais ao jardim.
2 – Argila expandida
Apesar de não ser uma pedra, colocamos na lista pois a argila expandida é amplamente usada na decoração de jardins. Seu formato é arredondado e é muito leve. Por ser um material bem rígido, tem alta resistência e é ideal para ambientes agressivos. Seu tom amarronzado complementa o verde da vegetação.
3 – Dolomita branca
A dolomita branca é extraída de rochas de origem calcária, tem uma cor branca e lembra um pouco a argila. Devido a sua coloração, é muito usada para compor a decoração de jardins e vasos. Sua textura é bonita e normalmente é usada para dar mais destaque a uma área ou para fazer caminhos.
4 – Brita branca
Muito semelhante a dolomita, a brita branca é uma opção mais acessível, com uma textura um pouco mais bruta. Também é usada para dar destaque e moldar caminhos.
5 – Brita
Existem diversos tipos de britas. Elas são comuns e muito usadas na construção civil, sendo uma das matérias-primas do concreto. Seu formato é irregular e são pequenas. Muito fácil de ser encontrada e de baixo custo. Normalmente é necessário colocar uma manta por baixo da camada de pedras para prevenir que as britas afundem na terra.
6 – Granito
Pedras de granito possuem extensa possibilidade de aplicação no jardim. Pode ser encontrada em diversos tamanhos. Além de usar na área externa da sua casa, você também pode usar no mobiliário, bancadas, soleiras e outros revestimentos. Pedaços grandes podem, inclusive, ser usados como bancos.
7 – Mármore
Se você quer elegância na decoração, aposte em pedras de mármore. Se você usar pedras cortadas em tamanhos irregulares (peças que normalmente seriam descartadas de marmoarias) isso pode baratear o custo final.
8 – Cristais
Para uma pegada mais energética, você também pode usar cristais para decorar seu jardim. Drusas e ametistas possuem cores e brilhos únicos, que irão chamar a atenção de quem está passando pelo local.
Existe uma extensa variedade de pedras para o jardim e é possível definir variados estilos diferentes. Deixe sua criatividade fluir e leia bastante sobre. Veja inspirações e crie seu próprio design! Usar pedras para o jardim é uma forma bonita e de baixo custo para embelezar seu espaço. Mesmo que você vá falar com um profissional, para ter uma visão mais especializada, ainda assim é legal você conhecer suas possibilidades com antecedência!
Quais pedras para o jardim você pretende usar? Tem alguma que você recomenda? Comenta com a gente!
Pode interessar também: Conheça os principais tipos de suculentas e saiba como cultivar em casa!