fbpx

Conheça os principais tipos de suculentas e saiba como cultivar em casa!

Conheça os principais tipos de suculentas e saiba como cultivar em casa!

 

As suculentas são plantinhas lindas, fofas e dão um toque muito diferente à decoração! Elas são muito resistentes, mas precisam de alguns cuidados, assim como qualquer outra planta. Para te ajudar a trazer mais natureza para sua casa, vamos falar de alguns dos principais tipos de suculentas e vamos dar algumas dicas de como cultivar essas belezinhas em casa. Por ocuparem pouco espaço e serem resistentes, são ótimas para apartamentos ou escritórios. A enorme variedade de espécies dificulta o cultivo, mas incentiva quem gosta de colecionar diferentes tipos. Confira abaixo mais informações sobre as suculentas:

 

Tipos de suculentas

Primeiro, vamos conferir algumas espécies de suculentas e depois vamos falar um pouco dos cuidados que precisam ser tomados com essas plantinhas. Vamos lá:

1 – Echevéria

suculentas

Também conhecida como Rosa de Pedra, devido ao seu formato, essa suculenta tem as folhas arredondadas e uma leve angulação nas pontas. Se você perceber que a sua está ficando com as pétalas alongadas, é porque ela está precisando de mais sol!

 

2 – Zebra

suculentas

O visual dessa plantinha explica seu nome. Suas folhas são grossinhas e carnudas e possuem rajadas de branco. Apesar de precisar de bastante sol, como todas as suculentas, elas toleram bem as baixas temperaturas do inverno e são boas para iniciantes.

 

3 – Planta fantasma

suculentas

Essa flor tem folhas alongadas e pontiagudas e são caracterizadas por um sub tom arroxeado mesclado com verde opaco. Se suas folhas começarem a adquirir um tom leitoso, é hora de mudar sua localização para um local com mais incidência de sol.

 

4 – Orelha de Shrek

suculentas

Com seu formato engraçado, essa suculenta tem folhas tubulares e compactas. São ideias para quem procura dar altura para vasos. São pouquíssimo atingidas por pragas ou doenças.

 

5 – Sedum carnicolor

suculentas

Originária da Europa, essa suculenta é bastante resistente a temperaturas extremas, sejam elas frias ou quentes. Ela também é uma boa opção para quem procura aumentar a altura do arranjo ou preenchê-lo.

 

6 – Rabo-de-burro

suculentas

Essa suculenta é linda para vasos suspensos, graças às suas hastes compridas, que podem alcançar até um metro de comprimento! Suas folhas lembram o formato de uma vírgula gordinha e são bem verdinhas. Ainda, é possível que cresça nela flores pequenas e avermelhadas, que se destacam muito em meio ao verde.

 

7 – Colar de pérolas

suculentas

Mais uma suculenta ideal para vasos suspenso. Suas folhas lembram bolinhas, presas à um fino fio. Se tudo correr bem, essa espécie ganha flores brancas com cheirinho de canela durante a primavera.

 

Como cuidar das suculentas

suculentas

Você pode manter as suculentas isoladas em vasinhos individuais ou transferi-las para vasos com outras plantas.

1 – Escolha vasos com furos para drenagem de água. Pode ser latinhas ou vasos de barro, o que importa é que tenha furos;

2 – Consulte uma floricultura e peça um substrato especial para suculentas;

3 – Cuide para não cobrir as folhas na hora de reenvasar;

4 – Bata nas laterais do vaso para a terra solta se acomode ao redor da suculenta;

5 – Cubra a terra com areia e pedrinhas brancas para decorar e evitar que a água evapore rápido;

6 – Para propagar a suculenta, acomode folhas saudáveis da planta no mesmo substrato, sem enterrá-las. Borrife um pouco de água duas vezes por semana e dentro de dois meses você deve ter novas mudas;

7 – As suculentas sofrem mais com o excesso do que com a falta de água. Fique atenta para não afogá-las. Evite molhar as folhas;

8 – Caso haja excesso de água no pratinho sob o vaso, retire-o;

9 – Suculentas precisam de muito sol, e não somente de luminosidade. Durante a manhã, procure deixá-las do lado externo ou em janelas, pegando sol;

10 – Procure adubar o vaso de tempos em tempos;

11 – Sempre fique de olho nas plantas para identificar pragas antes que elas se espalhem. Fique atento a mudanças, como coloração das folhas, alterações no formato, etc. Isso são indícios de algo que não está bem.

 

Apesar de serem fáceis de cultivar, as suculentas precisam de atenção. Agora que você conhece algumas espécies e sabe o básico sobre seu cultivo, hora de plantar algumas! Elas são uma graça e enriquecem sua decoração. Também são ótimos presentes e você mesma pode criar mudas novas, a partir das suas. Quanto mais você praticar, mais você irá aprender a lidar com as suculentas!

 

Você tem suculentas? Tem alguma dica sobre seu cultivo? Compartilha sua experiência com a gente!

 

Pode interessar também: 5 dicas de decoração sustentável para sua casa!

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais