fbpx

Bancada de cozinha: Saiba como escolher

A bancada, geralmente, é a primeira coisa em que batemos o olho quando entramos na cozinha, especialmente se ela for bonita e harmônica com o ambiente. Porém, escolher o material certo, diante dos diversos tipos e modelos existentes, não é uma tarefa nada fácil. São muitas as dúvidas na hora de optar por uma, como a cor, resistência a umidade e calor, durabilidade, preço, etc. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a escolher o material certo para a sua bancada de cozinha. Então, se liga nas dicas abaixo! 🙂

  • Bancada de Granito

    granito

Esse tipo de bancada de cozinha, normalmente, é a melhor para o bolso. Mas, apesar de ser mais barata, tem como inconveniente o fato de ser porosa e absorver mais líquidos que as outras. Por isso, acaba sendo propensa a manchar mais rapidamente, especialmente as pedras mais claras.

O granito resiste bem à altas temperaturas e também a impactos. Porém, é sempre bom ter alguns cuidados. Evite o contato direto utilizando descanso de panelas e tábuas de cortes. Quanto a limpeza, utilize apenas um pano úmido com sabão neutro e evite produtos oleosos ou corrosivos, pois podem danificar o granito.

  • Bancada de mármore

    marmore

Em comparação ao granito, o mármore é uma bancada de cozinha menos resistente às manchas, impactos e altas temperaturas, devido ao fato de ser ainda mais poroso. Além disso, essa é uma opção mais cara pelo fato de ser uma pedra mais nobre.

  • Bancada de Inox

    inox

Esse é um tipo de bancada de cozinha muito resistente às temperaturas altas, além de ser bastante higiênica. Porém, o inox mancha e também é facilmente riscável, necessitando de cuidados ao utilizá-lo.

  • Bancada de Marmoglass e Nanoglass

    nanoglass-e-marmoglass

Ambas são pedras industriais originárias da China, sendo que a segunda possui uma superfície ainda mais homogênea, refinada e branca que o da primeira. Tanto o marmoglass quanto o nanoglass são materiais bastante resistentes, sendo pouco suscetíveis à manchas e riscos. Essa alta resistência deve-se ao processo de produção dessas pedras, que faz uso de alta tecnologia. Devido a essas características, elas se tornam ideais para serem utilizadas em ambientes úmidos, como a cozinha. Com tantas vantagens, elas só podiam ser as pedras mais caras do mercado.

  • Bancada de Silestone e Quartzo Stone

    silestone-e-quartzo

São ótimas para quem procura por mais opções de cores e estilos, pois elas apresentam grande variedade nesse quesito. Assim como o nanoglass, elas também possuem grande resistência a riscos e manchas. Além disso, elas possuem proteção anti-bacteriana. Por isso tudo, também são pedras que possuem o preço mais salgadinho. Vale ressaltar que o Silestone e o Quartzo Stone são bem parecidos, fabricados de formas semelhantes. O segundo, no entanto, possui o preço mais em conta.

  • Bancada de Porcelanato

    porcelanato

Essa é uma boa opção para quem está em busca de resistência e de um visual sofisticado, mas não está disposto a pagar tão caro como exigem outras pedras. As bancadas de porcelanato trazem essas duas características, e por possuírem baixo nível de absorção de água, tornam-se ideais para o uso na cozinha. A sua desvantagem é que ela pode apresentar emendas, o que não acontece com as pedras mais caras, por exemplo.

  • Bancada de Madeira

    madeira

Bancadas em madeira de MDF, de demolição ou fórmica, são extremamente bonitas e trazem um ar de aconchego ao ambiente, tornando-o mais convidativo. O inconveniente é que, obviamente, as madeiras são permeáveis e consequentemente elas exigem um cuidado especial. Para isso, deve-se impermeabilizá-las com verniz marítimo anualmente, tornando-a assim mais resistente.

  • Bancada de Cimento ou Concreto

    concreto

Introduzindo um ar rústico e impactante à cozinha, as bancadas de cimento ou concreto são bastante resistentes e possuem alta durabilidade. Por isso, esse tipo de bancada normalmente é cara. Vale ressaltar também que elas conferem ao ambiente uma certa frieza, o que pode ser bom ou não, dependendo do visual que é desejado.

Como podemos ver, as opções de bancadas são muitas. Agora a decisão é sua.

E então, qual tipo de bancada de cozinha mais te agrada? Você já teve alguma delas? Conta pra gente a sua experiência!

E se você está construindo ou reformando a sua cozinha, pode ser que se interesse também por saber como escolher o melhor tipo e modelo de cooktop para a sua cozinha.

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais