Assim como os armários, a geladeira também deve estar sempre organizada a fim de facilitar o dia a dia na cozinha. Além disso, a sua saúde também está em jogo, já que você irá ingerir todos os alimentos armazenados nesse eletrodoméstico. Se a praticidade e a saúde já não são motivos fortes o suficiente para você, lembre-se ainda de que uma geladeira desorganizada é mais suscetível àquele cheirinho super desagradável proveniente de alimentos abertos e/ou vencidos/estragados.
Mesmo tendo consciência disso tudo, na hora de você colocar tudo em ordem podem surgir diversas dúvidas em relação a maneira adequada de armazenar os alimentos. Por exemplo, você sabe qual a prateleira ideal para acondicionar os ovos? E o leite? Se sua resposta foi não, então não deixe de ver essas dicas que irão te ajudar a organizar a geladeira de forma correta. Confira!
Entenda a variação de temperatura
Primeiramente, é essencial que se entenda que existe uma variação de temperatura conforme o local da geladeira. E, ainda, que alguns desses locais sofrem maior ou menor variação. É isso que determinará em que lugar será acondicionado cada tipo de alimento para que não estraguem antes do tempo previsto. Por exemplo, alimentos mais perecíveis devem ser armazenados nos locais de menor temperatura para que durem mais, e assim por diante.
Cada coisa em seu lugar
Prateleiras superiores
A parte superior da geladeira é o local mais refrigerado com exceção do freezer e, por isso, é nela que serão acondicionados os alimentos mais perecíveis, como os frios, o leite e os iogurtes. O leite, aliás, tende a fermentar em baixas temperaturas, ficando azedo mais rápido. Por isso é tão importante armazená-lo na prateleira de cima. No geral, alimentos de fácil deterioração e com pouco conservante ficam nessa parte do eletrodoméstico. Vale ressaltar que é imprescindível ficar atento aos prazos de validade. Uma dica legal é empilhar os iogurtes colocando acima aqueles que estão mais próximos de vencer.
Prateleira do meio
Alguns alimentos não devem ficar nas prateleiras mais baixas, pois estragariam rapidamente, mas também não necessitam de um resfriamento tão intenso a ponto de ficarem nas primeiras. Esse é o caso dos alimentos cozidos, que devem ficar na parte intermediária da geladeira. Aliás, panelas com restos de alimento são proibidos! Sempre armazene a comida que restou em potes, de preferência quadrados ou retangulares, pois otimizam o espaço se comparados aos potes redondos. É essencial que todos os potes tenham tampa, pois alimentos destampados ressecam e podem ficar contaminados.
Prateleiras inferiores
A parte de baixo é a menos fria, sendo ideal para guardar os produtos de hortifrúti, ou aquelas comidas que se deseja descongelar. Nesse último caso, o alimento deve estar em pote fechado. Sempre prefira potes transparentes para ficar mais fácil de saber o que tem dentro e agilizar na hora de procurar por algo.
Gaveta
Esse é o local ideal para os legumes e verduras, pois o armazenamento deles exige um pouco de umidade. Porém, umidade demais não é bom, pois propicia o crescimento de bactérias e estraga o alimento mais rapidamente. Por isso, uma dica é lavar e secar esses tipos de alimento assim que chegar da feira/mercado. Assim, você não os deixa úmidos e ainda evita que eles transfiram sujeira à geladeira, facilitando também na hora de consumi-los: é só pegar e comer.
Para secá-los, você pode utilizar aqueles secadores de legumes e verduras ou então um papel toalha mesmo. Outra dica bem bacana é utilizar divisórias ou potes para separar os alimentos na gaveta, tornando o espaço ainda mais organizado e prático. As frutas que não são cítricas também devem ser guardadas na gaveta, sem lavá-las e envoltas em saco plástico.
Porta
Sendo a parte da geladeira que mais sofre variação de temperatura (devido ao fato de abrir e fechar a todo momento), a porta é ideal para o armazenamento daqueles alimentos pouco sensíveis a essa variação. Condimentos, bebidas, conservas em geral são alguns exemplos deles. Vale ressaltar que as conservas enlatadas depois de abertas nunca devem ser armazenadas na própria lata. Isso poderia gerar bactérias, sendo um risco à saúde. O correto é colocar o restante do alimento em potes plásticos ou de vidro com tampa.
Freezer
Obviamente, o freezer é o local mais refrigerado de toda a geladeira. Por isso, é o local destinado para alimentos que se deseja congelar, como as carnes, por exemplo. Ou então àqueles que necessitam de baixíssima temperatura, como o caso dos sorvetes.
Ovos
Você já deve ter percebido que algumas geladeiras já vêm de fábrica com um compartimento na porta específico para guardar os ovos. Pois saiba que isto é um grande erro! A porta é o local que mais sofre variação de temperatura, não sendo ideal para acondicioná-los. Em vez disso, eles devem ficar na parte mais fria da geladeira, isto é, na parte superior dela. Além dessa variação de temperatura, também tem o fato dos ovos ficarem sacudindo devido ao abre e fecha da porta, o que não é desejável se tratando de um alimento sensível e de fácil quebra.
E então, gostou das dicas? Como você faz para organizar a sua geladeira? Conta pra gente nos comentários!
E agora que você já sabe como organizar a geladeira, pode ser que também queira saber também como organizar a despensa de alimentos.