O quarto de menino, tanto para crianças quanto para adolescentes, é como um refúgio. Tudo que está ali faz parte do seu espaço e representa seus gostos. É onde ele se sente seguro e confortável. Justamente por ser um espaço importante para o indivíduo, é que se precisa de uma atenção especial na hora de escolher os móveis, temas e decoração. Junto com seu filho, trabalhe o ambiente, transformando o lugar em um local aconchegante, que realmente o agrade. Não se preocupe se você não entende muito sobre o assunto: hoje, vamos te dar algumas dicas sobre como montar o quarto de menino sem ter medo de errar. Confira:
1 – Observe os gostos dele
Todo mundo, desde pequeno, demonstra ter alguns gostos mais acentuados que outros. Veja se seu filho gosta de instrumentos musicais, jogos, esportes, natureza, livros, etc. Trabalhe com essas atividades. Por exemplo, que tal um cantinho para leitura? Você também pode colocar quadros relacionados a música e usar estampas de folhas, mar e outros elementos da natureza. Se ele ainda é muito pequeno para demonstrar suas preferências, faça uma mescla e experimente assuntos pela sua intuição.
2 – Escolha um estilo
Se você não sabe bem o que escolher para o quarto de menino, tente limitar suas opções escolhendo um estilo, como retrô, rústico, tons neutros, colorido, de animais, etc. Isso vai reduzir suas opções e fica mais fácil escolher os itens que você precisa comprar. Criar um quarto que seu filho goste vai ajudá-lo a criar uma identidade e a ter noção de espaço, individualidade e privacidade.
3 – Acompanhe o crescimento dele
Uma dica importante é dispor os móveis de forma que eles possam acompanhar o crescimento da pessoa. Assim, conforme o tempo passa, não será necessário fazer uma mudança drástica na disposição dos móveis e layout do quarto. Já pense em um quarto que ele poderá usar durante vários períodos da vida, sem a necessidade de mudar muita coisa, com exceção dos itens decorativos.
4 – Praticidade
Normalmente, o quarto de menino requer menos móveis e apetrechos. Isso é uma ótima oportunidade para trabalhar a praticidade do quarto, deixando espaços que poderão ser ocupados futuramente, com brinquedos e hobbys. Deixe uma área vazia, onde ele poderá brincar com os amigos e que ele, naturalmente, começará a preencher com suas vontades com o passar do tempo.
5 – Móveis sob medida
Se você não está conseguindo montar o projeto do quarto, mas tem uma ideia do que gostaria, os móveis planejados vão te ajudar a finalizar o conceito que você procura! Com eles, você pode montar estantes, roupeiros, cômodas, criado-mudo, organizadores e espaços para estudos e brincadeiras. Ter o acompanhamento de um profissional capacitado faz toda a diferença, pois ele já tem ideias e muito conhecimento sobre a área. A iluminação, os quadros, a posição dos móveis, tudo será projetado conforme as necessidades do cliente, sendo um projeto único e feito sob medida. Além disso, móveis planejados otimizam o espaço. Isso é ótimo para quartos menores!
O quarto de menino pode parecer algo complicado, mas se você pensar um pouco sobre o conceito e ideia, verá que é simples. Com essas dicas, você já terá um norte e poderá falar sobre o assunto com mais certeza. Se seu filho ainda não consegue opinar sobre o assunto, pense na paleta de cores que você acha que o agradaria, no tipo de móveis, nos temas e na decoração. Se precisar tirar alguma dúvida, entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta para atendê-lo.
O que achou dessas dicas sobre quarto de menino? Como foi a experiência para você? Comenta com a gente!
Pode interessar também: 7 itens de decoração que vão trazer mais personalidade para sua casa!