fbpx

4 Reflexões que você precisa fazer antes de escolher a cor para pintar a casa

pintar a casa

Pintar a casa pode ser uma tarefa muito empolgante para algumas pessoas, pois a pintura dá toda “a cara” e o visual para o ambiente.

Justamente por isso, antes de escolher as cores da sua casa, é importante você refletir sobre alguns aspectos. Isso envolve desde o sentimento que você deseja transmitir em determinado cômodo, até a quantidade de sol que o ambiente recebe e os móveis que ele possui (ou possuirá).

Diante disso, separamos aqui 4 reflexões que você deve fazer antes de escolher a cor para pintar a sua casa. Confira:

1. Que sensações você quer que o cômodo transmita?

Aqui a dica é escolher uma cor que te agrade de imediato, e não que exija que você se acostume ao se deparar com ela. A cor da tinta precisa lhe causar a primeira boa impressão, sabe?

Pense na energia que você deseja sentir e que os outros sintam no ambiente. Por exemplo, em áreas de descanso, o ideal é que a cor transmita tranquilidade. Por outro lado, espaços sociais podem ser mais energéticos e ousados. 

2. Você vai cansar da cor logo?

Antes de escolher a cor para pintar a casa, lembre-se de que tendências vêm e vão. Ou seja, uma cor que está super em alta hoje hoje, pode não estar mais amanhã.

Por isso, antes de optar por uma “cor tendência”, procure refletir se você não irá se enjoar dela rapidamente. Não que você tenha que escolher apenas cores neutras, mas se optar por alguma mais vibrante, procure combiná-la com o restante dos móveis, buscando um resultado final equilibrado. 

3. Você está considerando o tamanho do cômodo?

É verdade que as cores influenciam diretamente na sensação de maior amplitude (ou não) do espaço. Enquanto alguns tons fazem a mágica de tornarem o ambiente visualmente maiores, outros podem torná-lo visualmente poluído e abarrotado. 

Para ampliar o espaço, aposte em tons claros. Os escuros tendem a fechar o ambiente. Vale ressaltar, também, que tudo vai depender da iluminação, de decoração, etc. 

4. A cor combina com o que você já possui?

Por fim, antes de definir a cor para pintar a casa, considere os móveis e objetos que você já possui e avalie se eles irão combinar com os tons escolhidos.

Mudar a cor da parede é uma forma fácil e barata de transformar qualquer ambiente, mas evite cores que não irão combinar com o que você já tem. Caso contrário, você terá de trocá-los e o que era para ser economia, acaba virando despesa. 

São várias as considerações a serem feitas antes de escolher a cor para pintar a casa, mas o principal é que você esteja segura e satisfeita com sua decisão.

Por isso, procure refletir sobre o que você gosta e o que te agrada, acima de tudo. E claro, se você não mora sozinha, peça a opinião dos demais moradores da casa para que todos fiquem felizes e se sintam, de fato, em casa.

E você, o que considera antes de escolher a cor para pintar a casa? Conta pra gente!

Pode interessar também: 4 ideias para usar a cor cinza na decoração da casa

Simonetto Porto Alegre

Simonetto Porto Alegre

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 37 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 17 anos atuando com muito sucesso e mais de 10 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais