A decoração do quarto é algo muito importante, são diversos os itens e detalhes que devem ser levados em consideração, visando o conforto e harmonia do ambiente, e a peseira é uma delas.
Já faz algum tempo que as camas tradicionais vêm sendo substituídas pelas camas box. E, desde então, a peseira ganhou ainda mais destaque nos itens necessários no quarto.
Mas afinal, você sabe o que é uma peseira? E sabe como utilizá-la e escolher a ideal para o seu quarto?
Continue lendo e confira as respostas para essas perguntas:
O que é peseira?
A peseira nada mais é que uma manta ou faixa de tecido utilizada ao pé da cama. Há quem a considere estritamente decorativa, sem outras funções.
Mas a verdade é que a peseira é uma mão na roda para aqueles momentos em que você deita na cama, mas não quer desarrumá-la (quem nunca?).
Nessas situações, você pode puxar a mantinha e se cobrir com ela, ou pelo menos cobrir os pés, sem bagunçar a cama.
Assim você ficará mais confortável, afinal, a maioria das pessoas gosta de cobrir pelo menos os pés ao deitar, mesmo que não esteja frio, pois isso proporciona um certo aconchego.
E, é claro, a peseira dá um toque todo especial à decoração do quarto, que fica mais charmoso e aconchegante.
Modelos de peseira
As peseiras são confeccionadas em diversos materiais, vamos citar os principais:
- Linho: por se tratar de um tecido leve, é ideal também para as épocas mais quentes do ano. Além disso, o linho pode ser encontrado em diversas cores, o que facilita na hora de combinar a decoração.
- Crochê: a peseira de crochê é uma peça artesanal e confere um toque único à decoração. Geralmente ela é feita de lã e, por isso, é bem quentinha e ideal para usar no inverno.
- Tricô: esse é outro modelo que também é bem quentinho e, assim como a peseira de crochê, a de tricô também se trata de uma peça artesanal, a qual você encontra em diversas cores e modelos.
- Jacquard: esse tecido, que possui uma padronagem de entrelaçamento diferenciada, é indicado para todas as épocas do ano. É aquele tecido pra lá de sofisticado. Embora caro, é um bom investimento no decor.
- Cashmare: esse é um dos tecidos bastante procurado para peseiras, pois é extremamente macio, quentinho e confortável. Elas são super sofisticadas e dão um toque de requinte ao quarto.
- Pele fake: como o próprio nome diz, este tecido imita a pele e normalmente é cheio de pelinhos, sendo bem felpudinho, quente e, portanto, indicado para o inverno. Normalmente esse tipo de peseira acompanha uma decoração mais rústica.
Cuidados na hora de escolher a sua
Para finalizar, temos mais algumas dicas que você deve seguir na hora de adquirir a sua peseira.
A primeira delas é em relação ao tamanho da peça, que vai depender do tamanho da sua cama (se de solteiro, casal, queen, etc). O ideal é que a peseira seja maior que a largura da cama. Você pode se basear no comprimento de uma coberta que caiba bem na sua cama. Detalhe: a peseira deve acompanhar a coberta/edredom, pode ser um pouco menor que eles, mas nunca maior.
Em relação a altura, essa medida não importa tanto, uma vez que você pode dobrar a peseira.
A segunda dica é levar em consideração o quarto como um todo na hora de escolher o tecido e a cor da sua peseira. Avalie qual dos tecidos listados no tópico anterior mais se adequa ao seu gosto e bolso.
Enfim, agora que você sabe o que são as peseiras e como elas podem agregar na decoração e no conforto do seu quarto, bora adquirir a sua?
Você tem uma peseira em casa ou já sabia o que era? Conta pra gente qual o modelo da sua!
Pode interessar também: Saiba como montar um quarto de hóspedes básico e aconchegante