A persiana é peça fundamental para toda casa, pois ela confere aconchego, elegância e valoriza o ambiente. Se você gosta de conforto e privacidade, então talvez você prefira persiana à cortina.
Isso porque com a persiana você consegue administrar a claridade que entra dentro do ambiente através da movimentação das aletas, mas mantém a privacidade. Normalmente com a cortina, ou você a fecha e não regula a claridade, ou você a mantém aberta, mas perde a privacidade.
Além disso, ainda existem persianas que se movimentam através de controles remotos. Uma maravilha, né?!
Se você quer saber mais sobre isso, continue lendo e vejas 5 dicas para escolher a persiana ideal para a sua casa.
Tipos de materiais de persianas
Existem persianas fabricadas em diversos tipos de materiais, dentre eles:
- Persiana de madeira: esse é um dos tipos de persiana mais sofisticados, sendo indicadas para utilização em dormitórios. Antes de optar por esse material, certifique-se da qualidade da madeira.
- Persiana em PVC: sendo fácil e prático de limpar, esse é o modelo de persiana mais comum. Por fornecer praticidade na manutenção, as persianas em PVC são muito utilizadas em ambientes corporativos.
- Persiana em bambu: para os que buscam um ambiente mais descolado e despojado, as persianas em bambu são ótimas opções. Além de serem ecologicamente corretas, elas conferem leveza ao ambientes.
- Persiana de alumínio: assim como o modelo em PVC, as persianas de alumínio são igualmente práticas e, portanto, muito utilizadas também em projetos corporativos. No entanto, ela também é consideravelmente utilizada em projetos residenciais.
Persianas horizontais
As persianas horizontais, como o próprio nome já diz, são aquelas que possuem as aletas na horizontal.
Você encontra ela em diversas espessuras e tamanhos, nos diferentes materiais que citamos acima.
A escolha pelo material vai depender do estilo de decoração e praticidade que você desejar.
Persianas verticais
Também existem as persianas verticais que, novamente, conforme o nome diz, são persianas com as aletas dispostas na vertical.
Elas são muito utilizadas em escritórios por terem um ótimo custo benefício.
Também podem ser encontradas em diversos materiais e tamanhos.
Persianas celulares
Já as persianas celulares, além do design elegante que possuem, elas têm como característica a absorção de sol e do calor através de suas células.
Ou seja, ela consegue absorver o calor do sol, inibindo ele de entrar na sua casa.
Então, se o ambiente em que você pretende colocar a persiana pega muito sol, essa pode ser uma ótima opção!
Tamanho da persiana
Outro ponto importante a ser levado em consideração é o tamanho das persianas. Elas devem ocupar 15 cm no mínimo em volta de toda a janela.
Isto é, basta pegar o tamanho da sua janela e adicionar 15 cm em cada lado. Assim, você evitará que a janela fique aparecendo e que entre claridade através dela.
Como deu para perceber, as persianas são funcionais e, por vezes, muito práticas (tanto é que são muito utilizadas em ambientes corporativos). Existem diversos tipos de materiais e a escolha dele vai depender do seu gosto e do ambiente para o qual ela será destinada.
Além dos diferentes materiais, você pode optar por diferentes cores. Em quarto de bebês, por exemplo, uma persiana em candy colors cairia muito bem!
Já para a sala, uma cor mais neutra e sofisticada seria o mais recomendado. Então tudo depende. O mais importante é que a função dela estará sendo exercida: proteger do calor, claridade e manter a privacidade.
E você, ficou com vontade de investir em qual tipo de persiana? Conta pra gente!
Pode interessar também: 6 itens que todo quarto confortável tem!