Que a iluminação é importantíssima para a decoração de uma casa e também para o bem estar dos seus moradores, a maioria das pessoas já sabe. Agora, quando o assunto é a luminária de teto, você sabe por qual optar?
Que elas são lindas e conferem sofisticação à decoração não há dúvidas. Mas existe uma variedade grande desse tipo de luminária no mercado e isso pode gerar confusão e indecisão na hora de escolher uma.
Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas para escolher a luminária de teto. Confira:
1. Quais tipos de lâmpadas utilizar?
Antes de falarmos sobre os tipos de luminárias, é válido ressaltar que as lâmpadas a serem utilizadas são tão importantes quanto o tipo de luminária.
Por exemplo, para a iluminação do closet são recomendadas luminárias de LED brancas, a fim de não alterar a cor das roupas e sapatos.
Luminárias de teto halógenas são contraindicadas sobre cadeiras e sofás, uma vez que quem sentar abaixo delas irá sentir muito calor.
Portanto, alguns cuidados com as lâmpadas são essenciais para você ter sucesso também na escolha da luminária de teto.
2. Luminária de teto pendente
Elegantes e sofisticadas, elas caem muito bem se colocadas acima da mesa de jantar (nesse caso, você pode optar por uma ou duas luminárias iguais bem grandes, ou então 3 ou mais luminárias pendentes menorzinhas).
O ideal é instalá-la a uma altura de 80 a 90 cm do tampo da mesa.
O quarto também é um ambiente incrível para se instalar uma luminária de teto pendente. A dica aqui é colocá-la ao lado da cama, acima da mesa de cabeceira. A distância recomendada do tampo do móvel é de 30 a 50 cm.
Se a cama for de casal, o efeito fica ainda mais bacana se você colocar uma luminária pendente de cada lado da cama.
Por fim, o banheiro é outro ótimo lugar para as luminárias pendentes. Para esse ambiente, prefira as menores e coloque-as ao lado do espelho, criando um efeito charmoso e aconchegante.
3. Luminária embutida
As luminárias de embutir são uma ótima pedida para aqueles que buscam por algo mais discreto, sóbrio e elegante. Isso porque esse tipo de luminária dá um efeito mais “limpo” no teto.
Então se esse é o seu caso, invista sem medo! O efeito que elas causam é lindo!
Existem as direcionáveis ou fixas, de acrílico ou vidro, entre outra infinidade de opções de luminárias de embutir. Se sua casa ou apartamento possui o pé direito baixo, então elas são uma excelente opção para você!
Mas lembre-se: é necessário forro ou sanca de gesso para embutir!
4. Trilhos de iluminação
Se sua casa não tem forro e, portanto, você não se enquadra na situação do tópico anterior, não fique triste! Você pode optar por trilhos de iluminação no seu ambiente.
Além de atuais e modernos, eles são extremamente bonitos e combinam muito bem com o estilo industrial.
O resultado da iluminação fica incrível e os trilhos super agregam na decoração!
5. Lustres
Ok, você pode estar pensando “mas lustre nem é luminária… lustre é lustre!”. Verdade, mas temos de concordar que a finalidade é a mesma!
E sendo assim, não poderíamos deixar de fora esse outro grande clássico das salas de jantar (mais precisamente acima da mesa).
Os lustres agregam charme e sofisticação indiscutíveis à qualquer decoração. Os de cristal costumam não ter erro (e são os preferidos da maioria).
No entanto, vale lembrar que lustres são mais recomendados para ambientes com pé direito alto. Se esse é o seu caso, aproveite e invista!
Independente da luminária de teto que você escolher, além de iluminar, o mais importante é que ela transmita o tipo de decoração que você gosta e se identifica!
É realmente muito difícil que alguma luminária de teto não caia bem em qualquer que seja a decoração. Em geral, elas iluminam o ambiente (agora figuradamente falando).
Agora basta você decidir qual luminária de teto é melhor para o seu caso e transformar o seu ambiente!
Conta pra gente, qual é a sua luminária de teto preferida? Queremos saber!
Pode interessar também: Luminárias Pendentes: Como escolher