Com apartamentos e casas cada vez menores, as varandas e sacadas acabam sendo também pequenas. Mas isso não significa que esse espaço não mereça uma atenção e decoração especial. Muito pelo contrário, é nesse ambiente que normalmente contemplamos a vista, tomamos um chimarrão e compartilhamos momentos agradáveis com amigos e familiares. Jardins pequenos são cada vez mais comuns. Pensando nisso, preparamos 5 dicas que irão te auxiliar na decoração desse ambiente. Confira!
Invista em Plantas
Plantas são sempre uma ótima pedida para dar um toque especial na decoração: além de serem visualmente bonitas, elas também trazem um certo frescor e um pouco de natureza ao ambiente. Porém, se o seu jardim for muito pequeno, a dica é apostar em plantas dispostas em vasos suspensos na parede. Procure optar por plantas que não troquem de folhas durante o ano e que se mantenham abertas por mais tempo. Plantas coloridas, de texturas diferentes e perfumadas também são uma boa escolha, pois se destacam na decoração, além de introduzir um aroma gostoso no local. Outra dica é deixar os vasos suspensos no próprio teto, o efeito fica muito legal.
Aposte em sofás
Sinônimo de aconchego e conforto, os sofás são muito bem-vindos nas varandas e sacadas. Quando o espaço é curto, uma boa saída é apostar em sofás sob medida para valorizar o espaço ou então em poltronas. Outra dica é usufruir de almofadas, além de tornarem o local mais aconchegante, elas também são ótimos objetos de decoração. Sempre que enjoar e quiser dar uma repaginada na decoração, você pode mudar as capas das almofadas.
Invista em rede, puffs e cadeiras
Se possível, além de sofás, aposte em cadeiras, bancos, puffs ou espreguiçadeiras. Local para sentar e relaxar é o que não pode faltar na sua varanda, afinal é esse o principal objetivo dela. E por falar em relaxar, rede é praticamente sinônimo de relaxamento, não é mesmo? Só de olhar para uma já dá uma sensação boa. Por isso, não deixe de investir em uma rede para a sua varanda/sacada, se o espaço permitir.
Faça uso de tapetes
Os tapetes também são grandes aliados quando o assunto é decoração. Para jardins pequenos, prefira tapetes de tons vivos e alegres, para contagiar positivamente o ambiente. Evite tapetes de tons escuros, pois eles passarão a impressão de que o ambiente é ainda menor.
Utilize iluminação e cores à seu favor
E por último, mas não menos importante, use o artificio da iluminação com sabedoria. Uma boa iluminação é sempre necessária, mas ela pode ser muito mais do que um meio de tornar o ambiente claro. A iluminação pode auxiliar na sensação de relaxamento. Isso é possível através de lâmpadas de tons amarelados, por exemplo. Outro exemplo é a Iluminação entre/atrás das plantas, que traz um aspecto sofisticado ao ambiente. Além dos cuidados com a iluminação, é interessante tomar cuidado na escolha das cores do seu jardim. De preferência, escolha tons claros, como os tons pasteis: elas ajudam a refletir a luz, iluminando o local.
E então, gostou das dicas para fazer jardins pequenos? Agora é só colocar em prática e renovar a sua varanda! Conta pra gente nos comentários como você costuma decorar esse ambiente!
E se você gostou desse conteúdo, pode ser que se interesse também por conhecer 8 perfis de decoração para seguir no Instagram e se inspirar.