Ter plantas em casa vai muito além da estética na decoração: elas nos conectam com a natureza, purificam o ar da casa, melhoram nosso bem-estar e ainda podem servir de alimento! Ter uma mini horta em casa pode ser muito mais simples do que imaginamos, pois elas ficam lindas em balcões, varandas, vasos, suspensas, no chão e qualquer outro lugar! Basta alguns pequenos cuidados e seu jardim estará pronto para receber ervas e temperos.
Para quem tem crianças em casa, essa é uma ótima forma de incentivar o contato com a natureza e ensinar mais a respeito do nosso mundo. Além disso, ter uma mini horta em casa incentiva hábitos alimentares saudáveis! Se você quer saber como montar a sua, veja as dicas abaixo:
Como fazer a sua mini horta em casa
Na sua mini horta em casa, você poderá cultivar temperos, vegetais, ervas, PANCS e tudo o mais que desejar. Para montar a sua, não são necessários grandes conhecimentos técnicos ou práticos. Alguns conceitos básicos já irão prover sua hortinha com todos os componentes dos quais precisam para se desenvolver. Para montá-la, você pode usar materiais recicláveis, como canos pvc, garrafas pet, potes descartados, canecas, latinhas, xícaras e demais recipientes!
A horta não precisa ter um formato ou tamanho fixo e pode facilmente acompanhar as necessidades e gostos da sua família.
1 – Vasos individuais
Se você quiser cultivar temperos e nomeá-los, separe um pote para cada, formando fileiras ou prateleiras. Use ganchos ou cordas para fixá-los. Para os vasos, vale tudo: cerâmica, plástico, barro, alumínio, etc. Não vai faltar opções para sua mini horta em casa!
2 – Recipientes não usuais
Canecas, xícaras e vasilhas também podem ser ótimos vasos, que darão muito charme e podem complementar a decoração do ambiente. Elas podem ser penduradas, alinhadas e dispostas de forma a decorar estantes, mesas, balcões e demais locais. Como a maioria desses objetos não possuem furos no fundo, o ideal é que se faça uma camada de drenagem antes de colocar terra.
Latas de alimentos, que normalmente seriam descartadas, podem virar delicados vasinhos decorados, que combinam muito com o ambiente da cozinha! Faça alguns furos simples no fundo com um prego, coloque algumas bolas de argila expandida e uma terra boa com um pouco de adubo natural. Para decorá-la, vale pintar, encapar e usar fitas!
Garrafas de vidro ou pet também viram belos vasos. Corte da forma que preferir e use arames para fixar no lugar desejado. Frascos de vidro, como os de conservas, também podem ser reaproveitados e criam um visual bem interessante.
3 – Recipientes de madeira
Caixotes, pallets, prateleiras e canteiros. Você pode deixar sua imaginação fluir se for usar recipientes de madeira. Com eles, você pode plantar legumes maiores, como alfaces, rúcula, tomates e outros. Você pode usá-los tanto na horizontal quanto na vertical.
4 – Canos PVC
Se você tem uma parede sobrando e quer uma mini horta em casa que seja suspensa e vertical, você pode usar canos PVC! Eles são práticos de montar e prender e possuem diversos tamanhos.
Cuidados com a sua mini horta em casa
Agora que você já escolheu os recipientes e formatos, escolha um lugar adequado para sua mini horta. Escolha um lugar que pegue um pouco de sol e faça sombra em horários mais agressivos. Para que sua planta tenha o necessário para produzir alimentos nutritivos, use adubos regularmente, regue sempre que necessário e observe se ela não está sendo atacada por pragas.
Pode parecer trabalhoso, mas você poderá colher legumes, ervas e temperos frescos sempre que precisar. Se você ainda não conhece as plantas pelos seus formatos, faça etiquetas com palitos de picolé e plaquinhas com os nomes, para identificá-las.
Talvez você precise investir algumas horas no início, para comprar tudo que for necessário e para transplantar suas plantas, mas com certeza o trabalho será recompensado em pouco tempo. As plantas são terapêuticas de diversas formas, seja por sua presença, manuseio ou ao serem ingeridas. Cuide da sua mini horta em casa e ela irá cuidar de você também! O verde traz mais vida, frescos e alegria para dentro da residência!
Você tem uma mini horta em casa? Tem alguma dica para compartilhar? Conta para nós!
Pode interessar também: Jardins hidropônicos: descubra mais sobre essa tendência