fbpx

Higiene no banheiro: 5 erros comuns que podem prejudicar a sua saúde

Hoje vamos falar um pouco sobre alguns hábitos que temos no nosso dia-a-dia que são relacionados a higiene no banheiro e que podem estar contribuindo para a proliferação de bactérias. Muitas vezes ligamos o piloto automático quando estamos fazendo tarefas simples em nossa casa e acabamos cometendo alguns descuidos. Pensando nisso, montamos uma rápida lista com alguns erros comuns relacionados a higiene no banheiro. Não se preocupe, nenhum item tem a intenção de te deixar paranoico com o assunto, são apenas detalhes que poderiam virar novos hábitos. Vamos dar uma olhada?

 

  • Não fechar a tampa do vaso sanitário ao dar a descarga

Essa você já deve ter ouvido falar. Ao darmos descarga com a tampa do vaso aberta, gotículas de água carregadas de germes e bactérias se espalham por todo o banheiro, voando em direção ao papel higiênico, as toalhas, por cima da pia. Inclusive se espalham em você e em sua roupa e você acaba carregando isso para fora do banheiro. Então, não se esqueça desse simples gesto e feche a tampa antes de dar a descarga.

 

  • Deixar o banheiro fechado

Onde há umidade, certamente há formação de micro organismos. O banheiro costuma ser muito úmido por causa do frequente vapor gerado pelos banhos. Para evitar que a umidade fique acumulada dentro do ambiente procure deixar janelas e portas abertas, para que o cômodo fique bem arejado e para que o ar ventile, especialmente logo após o banho.

 

  • Deixar as toalhas secarem em ganchos

Também devido a umidade e por ter pouca ventilação no banheiro, os tecidos acabam levando mais tempo para secar e isso facilita o desenvolvimento de bactérias e mofos. O ideal é estender as peças em um varal após o uso. Isso serve também para outras peças que podem acabar ficando dentro do banheiro como calcinhas, calças, etc.

 

  • Usar a mesma esponja por muito tempo

Nem todo mundo tem o costume de usar esponjas, mas se você ou algum familiar usa lembre-se de trocar a sua com frequência e de secá-la no sol sempre que possível. É constantemente úmido dentro do box e isso facilita a reprodução de bactérias na sua esponja.

 

  • Usar o celular no banheiro

Como estamos sempre conectados, é muito frequente carregarmos o celular conosco para dentro dos banheiros. Logo que entramos, acabamos por largar ele em alguma superfície que pode estar contaminada com germes e bactérias. Depois vamos lavar nossas mãos mas dificilmente o celular será higienizado. Ou seja, além de carregar bactérias para outros ambientes, você estará contaminando suas mãos novamente e possivelmente também seu rosto.

Viu só? Esses são alguns itens simples que vão contribuir para sua higiene no banheiro e são hábitos fáceis de evitar. O principal problema é a umidade que fica dentro do ambiente, tornando-o muito propício para a proliferação de micro-organismos. Seguindo essas dicas, você cuida mais da sua saúde sem ter trabalho algum! Não esqueça de compartilhar essas instruções com os demais membros da casa. Afinal, não adianta apenas uma pessoa tomar estes cuidados se as bactérias vão continuar se espalhando.

 

Você tem algum desses hábitos? Que outro cuidado você acha importante? Comenta com a gente!

 

Pode interessar também: 4 dicas para organizar de vez os cosméticos e maquiagens no banheiro

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais