fbpx

Roupas de Inverno: Veja como guardar de forma correta

Com o verão chegando é normal que as roupas de inverno passem para o fundo do armário ou para as prateleiras mais altas e caiam no esquecimento. Muitas pessoas simplesmente jogam essas peças para “escanteio” de qualquer maneira, a fim de dar espaço para aquelas mais leves. Mas o armazenamento das roupas de inverno não é tão simples assim, ou pelo menos não deveria ser. Você sabia que se fizer isso, suas vestimentas correm o risco de serem tomadas por fungos, traças, mofo entre outros? Pois é! Mas não se preocupe, aqui vamos te mostrar como guardar corretamente essas roupas de inverno, evitando todos esses inconvenientes. Confira o passo a passo!

Lave e seque as roupas

lavando

O primeiro e muito importante passo é lavar e secar todas as suas roupas antes de armazená-las. Isso porque, a nossa pele quando em contato com o tecido da vestimenta, acaba liberando pequenos fragmentos. Esses fragmentos servem, então, de alimento para aqueles insetos indesejáveis já citados anteriormente, como as traças, por exemplo. Portanto, a roupa não precisa estar necessariamente suja para que você tenha que lavá-la antes de armazenar. Mesmo que você só a tenha usado uma única vez, é o suficiente para atrair esses bichinhos, visto que a roupa ficará guardada por bastante tempo.

Utilize recipientes de armazenamento

packs

Com o primeiro passo concluído e, portanto, com as roupas bem limpinhas, você pode começar a pensar de fato no armazenamento delas. Para isso, a dica é utilizar recipientes de armazenamento, como por exemplo packs feitos de TNT e plástico. O TNT é um tecido que possui pequenos furinhos e, por isso, permite que o ar circule e as roupas “respirem”, mantendo-se ventiladas. Já a parte plástica é ideal para que você consiga identificar que tipo de roupa guardou dentro do pack, facilitando na hora que precisar de alguma delas. Vale ressaltar que os sacos plásticos não são recomendados, pois como eles tendem a gerar umidade, podem causar mofo e alterar a textura e brilho da roupa.

Conserve as roupas secas e frescas

umidade-no-armario

Como já deu para perceber, é crucial que as roupas fiquem longe de umidade e se mantenham sempre limpas, secas e frescas. Para isso, existem alguns aliados que você pode utilizar na conservação delas:

  • Giz

O giz escolar é um deles, pois possui a capacidade de absorver a umidade do ar e, por isso, contribui para manter as vestimentas sequinhas. O correto é colocar alguns bastões de giz dentro de saquinhos de organza, assim você protege a roupa da umidade e também evita que o giz a suje. Uma dica é pendurá-los no cabide.

  • Sílica gel

Da mesma forma – dentro de saquinhos de organza – você pode fazer uso também de micro pérolas de sílica gel. Ela possui a propriedade de absorver a umidade, ainda mais que o giz. Suas micro pérolas são azuis e, quando absorvem toda a sua capacidade de umidade, ficam rosas. Você as encontra em lojas de produtos químicos. A dica é colocar os saquinhos com a sílica dentro dos packs e nas gavetas.

  • Folha de louro

Já a folha de louro possui uma característica ainda melhor: ela evita as traças e outros insetos na sua roupa. Aqui a dica é colocar os saquinhos dentro dos packs, além de evitar os insetos, o louro vai dar um cheirinho agradável às peças.

Conheça cada tipo de tecido

jj

É importantíssimo que você conheça e entenda cada tipo de tecido das suas roupas, pois isso também irá determinar a maneira como elas devem ser armazenadas. Alguns tecidos exigem mais cuidados e outros menos, por isso fique atento às nossas dicas.

  • Couro

Como o couro é de origem animal, sua capacidade de possuir os indesejáveis fungos é ainda maior, ainda mais em ambiente úmido e escuro. Por isso, deve-se ter um cuidado ainda maior para evitar a umidade, utilizando para o seu armazenamento capas escuras de TNT.

Nunca utilize sacos plásticos, pois como dito anteriormente, eles geram umidade e isso é a primeira coisa que se deseja evitar aqui. O ideal é colocar as peças em couro em local com sombra e fresco, pelo menos a cada 30 dias.

  • Couro sintético

O material de couro sintético não precisa de tantos cuidados como o couro, já que não é de origem animal. Ele não sofre tanto com a exposição à luz e também não requer todos aqueles cuidados no armazenamento, como as capas em TNT. Mas a regra universal continua a mesma: sempre limpe e seque a roupa antes de guardá-la.

  • Camurça

Esse também se trata de um tecido bem delicado, difícil de limpar e que necessita de atenção especial. Aqui todo o cuidado é pouco, e se não for assim, sua roupa pode acabar sendo alvo dos cupins e traças. Se você não tem segurança para fazer essa manutenção necessária, leve essas roupas à lavanderias especializadas para lavá-las. Para armazená-las, pode-se seguir as mesmas orientações dadas para as roupas em couro.

Por ser de fibra natural, a lã também tem tendência aos micro-organismos e alguns cuidados devem ser tomados para evitá-los. Antes de armazená-las – em sacos de TNT- certifique-se de que elas estejam lavadas e secas.

  • Náilon

Assim como todas as outras, o náilon também deve ser limpo e seco antes de ser guardado. Porém, esse tipo de tecido não deve ser lavado na máquina e não deve ficar muito exposto ao sol, pois corre o risco de se tornar amarelado.

Como você pode ver, guardar as roupas de inverno requer muitos mais cuidados do que apenas “tocá-las” para o fundo do armário. Mas, seguindo essas dicas, o processo se torna bem simples e suas roupas ficam prontinhas esperando o próximo inverno.

E você, como faz para guardar as suas roupas de inverno? Conta pra gente nos comentários!

Se você gostou dessas dicas, veja também como organizar o seu guarda-roupas. 

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais