A organização é uma arte que serve para facilitar a nossa vida e preservar as nossas coisas. Com o guarda-roupa não é diferente: mantê-lo organizado significa agilidade no dia a dia na hora de montar o look, encontrar e guardar as roupas e acessórios, além de conservá-los por muito mais tempo. Por isso, selecionamos as principais dicas de especialistas para te ajudar nessa importante tarefa!
Para começar a organizar o guarda-roupas: Se livre das “tralhas”
Como em qualquer área da vida, não dá para organizar algo sem se livrar das tralhas. No caso do guarda-roupa, é tudo aquilo que você não usa mais: roupas, acessórios e sapatos que não servem mais, que estão danificados ou que não combinam mais com o seu estilo atual.
Essa etapa pode parecer simples, mas é a mais complicada. Acredite, o guarda-roupa representa uma espécie de memória afetiva. De alguma forma nos apegamos em algumas peças, principalmente as que nos trazem boas recordações, pensamos que ainda iremos usá-las alguma dia e elas vão ficando… Mas é preciso desapegar e abrir espaço para o novo!
Se você acha que não consegue dar conta dessa tarefa sozinha, que tal convidar as amigas para ajudá-la? Pode ser bem divertido e uma visão de fora sempre ajuda!
Por fim, você pode fazer uma doação e ajudar outras pessoas que irão realmente aproveitar os itens que estavam parado no roupeiro.
Lembre-se: Se você acha que tem pouco espaço, na verdade tem coisas demais!
Separe as roupas por categorias
Primeiramente, agrupe as roupas por tipo: calças, saias, vestidos, camisetas, blusas, roupas íntimas, meias, etc. Faça isso também com os acessórios e outros itens. Concluída essa etapa, procure separar em todas as categorias pela cor e tamanho das peças.
O que pendurar:
Se tiver espaço, a dica é pendurar o que puder, principalmente as roupas que amassam facilmente como as camisetas.
Mas se o espaço for limitado, priorize as seguintes roupas: camisas, paletós, blazers, coletes, blusas de tecido mais fluido, calças, saias, casacos, vestidos, bermudas.
O que guardar nas prateleiras:
camisetas, malhas, roupas de academia, leggings, moletons, roupas de cama, roupas de banho
O que pode ir nas gavetas:
roupas íntimas, meias, artigos de frio (toucas, cachecóis), pijamas.
Outras dicas:
– Use cabides iguais e da mesma cor para dar a sensação de ordem guarda-roupa. Eles proporcionam sobriedade e amenizam o contraste da diversidade de roupas.
– Os sapatos devem ser guardados em sapateiras para não entrar em contato com as roupas. Se não for possível, guarde-os em compartimentos separados, sendo separados por tipo e/ou utilização. Você ainda pode guardá-los em caixas transparentes e que tenham pequenos furos para ventilação, empilhando-os.
– Guarde as bolsas em prateleiras.
– Organize os itens pequenos em caixas etiquetadas. Elas substituem gavetas.
– Cintos, lenços, cachecóis podem ser guardados em caixas ou gavetas, ou em cabides específicos para isso.
– Os cosméticos podem ser guardados no roupeiro também. Evite deixá-los no banheiro, pois a umidade do ambiente pode danificá-los.
E aí, o que achou das nossas dicas? Como você costuma organizar o seu guarda-roupa? Conte para a gente nos comentários!
E se você quiser que o seu guarda-roupa ou closet tenha um toque de sofisticação e mais funcionalidade, a Simonetto Porto Alegre projeta sob medida para você!
Para saber mais, solicite atendimento exclusivo aqui.
Veja também 7 dicas rápidas para organizar a lavanderia.