Procurando adicionar um charme urbano a decoração da sua casa? Pode ser que o estilo industrial te ajude nesse quesito! Este estilo está cada vez mais presente nas decorações contemporâneas e possui algumas características específicas!
A moda começou em Nova York, quando pessoas começaram a transformar instalações de fábricas em lofts modernos, e hoje está espalhado por todo o mundo.
Entre algumas das principais características do estilo industrial estão os espaços amplos e rudimentares, com estruturas expostas contrastando com decorações sofisticadas. Confere só os detalhes deste estilo:
1. Espaços amplos 
Os ambientes mais característicos do estilo são galpões industriais. Normalmente é planejado de forma a integrar os cômodos, sendo muito amplo e funcional. É ótimo para receber amigos, não havendo tantas paredes que isolam e limitam o espaço. Normalmente copa, sala e cozinha viram um único espaço.
2. Concreto e tijolos
Como inicialmente o estilo industrial foi criado a partir destes galpões antigos, é natural que o estilo tenha adotado os materiais brutos, característicos do ambiente: concreto e tijolos. Assim, as paredes ficam expostas e sem acabamento.
O que vai contrastar com a rigidez e frieza dessa estrutura será a suavidade da decoração, que trará aconchego e calor ao ambiente. Materiais naturais, como madeira e tecidos como algodão e lã, ajudarão neste efeito. Caso prefira, existem muitos papéis de parede que imitam esses materiais.
3. Encanamentos e vigas aparentes
Poucas coisas gritam uma atmosfera industrial como vigas e encanamentos a vista, deixando a estrutura crua. É exatamente esse ar de inacabado e imperfeito que fez do estilo industrial uma grande tendência, sendo sinônimo de ousadia.
Com certeza é uma característica que chama atenção e pode até ser estranhada no início, mas é um detalhe que realmente complementa o estilo industrial. Uma ótima forma de equilibrar o peso dessa exposição é usando acessórios descontraídos, que vão dar vida ao ambiente.
4. Grandes janelas e portas
Outra grande característica é a iluminação natural, provinda de grandes portas e principalmente janelas. Um material interessante para ser usado na estrutura é o ferro. A ideia é que as portas sejam deslizantes, podendo ser movidas de forma a ampliar os ambientes, mas também permitindo privacidade se desejado.
5. Móveis
Busque mesclar o rústico e inacabado com o moderno. Objetos com cores vibrantes que contrastam com decorações neutras são uma boa forma de você trabalhar o aspecto do ambiente. Objetos feitos com metais, como lâmpadas, luminárias pendentes e bancos, também vão criar o efeito desejado.
Essa decoração combina muito com estilos retrô e vintage. Materiais rudimentares são perfeitos para a decoração do estilo industrial e tons terrosos são valorizados. Outra dica é usar móveis antigos reformados.
Diferente, não? Como você pode ver, o estilo industrial junta personalidade com simplicidade. Esse estilo é muito bacana de incorporar em um apartamento novo e também é possível adaptar espaços da sua casa com algumas reformas.
Não é necessário ter todos os 5 tópicos. Você pode adaptar conforme conseguir, incorporando o estilo industrial aos poucos! Dê uma olhada nas fotos e busque inspirações. Assim vai ser mais fácil de visualizar e atingir seu objetivo!
O que achou do estilo industrial? Você conseguiria usar? Queremos saber o que você acha!
Pode interessar também: Estilo Escandinavo: 5 dicas para adotar essa decoração na sua casa