Ano após ano os tons metálicos continuam a fazer sucesso na decoração de interiores. Além de trazer brilho e charme para sua casa, eles nunca saem de moda. O dourado na decoração traz muita elegância e destaca o ambiente. Usar essa cor pode mudar tudo e transformar uma decoração apagada e sem graça. Este tom adiciona um toque de sofisticação e luxo ao cômodo. Apenas tenha cuidado, usar demais o dourado na decoração pode sobrecarregar o olhar e pesar o ambiente. Para que você não erre na hora de usar essa cor, separamos algumas dicas bem interessantes. Confira e aplique na sua decoração:
1 – Use para dar destaque
Como mencionamos anteriormente, cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Com o dourado na decoração, muitas vezes menos é mais. A intenção ao usá-lo no ambiente é alcançar um efeito limpo e lindo nos detalhes. Peças como vasos, espelhos, luminárias e almofadas são ótimas sugestões para dar requinte à decoração sem poluir o olhar.
2 – Abuse de sua versatilidade
O dourado não é apenas sofisticado, mas também é muito versátil. A cor combina com inúmeros outros tons e materiais. É possível harmonizá-lo com tons neutros, terrosos (que já falamos aqui), rústicos, modernos e até decorações românticas. Se você está com medo de errar, aposte nos detalhes, conforme mencionado no tópico anterior.
3 – Explore seus efeitos
Você irá observar que o dourado não trabalha sozinho. O segredo é usá-lo para salientar o restante da composição também. O dourado na decoração, quando usado com uma paleta cor de rosa, por exemplo, cria um clima glamuroso.
Já quando usado em decorações com base preta, traz mistério e glamour. Além disso, você pode usar sua beleza para destacar paredes, usando molduras douradas em espelhos e quadros, ou para destacar arranjos e mesas, usando vasos dourados.
4 – Ponto de luz
O dourado é um destaque ainda maior quando usado como ponto de luz. O tom traz muito destaque para decorações neutras, que querem manter a leveza e a iluminação “natural” do ambiente. Com o dourado, é possível iluminar o cômodo, criando uma sensação de amplitude e permitindo que as demais cores claras da composição reflitam seu brilho. Caso a decoração seja escura, o dourado também será um ponto de luz, atraindo olhares.
5 – Abuse
Como dissemos, o dourado é um tom versátil. Ele trabalha muito bem os detalhes, mas também fica lindo quando está espalhado por todos os lugares! Usar o papel de parede dourado, por exemplo, ilumina muito o ambiente e enche os olhos com sua beleza. Se você for fazer uma decoração toda em dourado, vale tudo: papel de parede, cama, lustre, molduras e tecidos!
Detalhes metalizados podem fazer toda a diferença na decoração da sua casa. O dourado na decoração sempre atrai olhares e transmite um ar de luxo e nobreza. Mais do que iluminar o ambiente, o dourado também apresenta muito requinte e imponência
Você gosta do dourado na decoração? Já utiliza? Conta para a gente!
Pode interessar também: Paredes escuras: saiba como adotá-las na decoração da sua casa