fbpx

Hortas Tecnológicas: Conheça essa tendência para a sua casa

Você sabia que existem métodos para cultivo indoor de plantas e jardins? Como nem todo mundo tem o privilégio de ter um quintal em casa, as hortas tecnológicas surgem como opção para quem mora em apartamentos ou moradias com pouco Sol.

Mais do que para apenas decoração, essas novas tecnologias permitem o reencontro entre o ambiente urbano e o cultivo da terra, favorecem estilos de vida ecológicos e facilitam o plantio de alimentos orgânicos.

Na trilha desse espírito de sustentabilidade e tecnologia, a Simonetto, que trabalha com móveis planejados, separou 7 razões para você considerar o uso de hortas tecnológicas em sua casa ou apartamento. Confira!

 

1. O crescimento de suas plantas na palma de sua mão

A maioria das hortas tecnológicas oferecem aplicativos que permitem controlar seu jardim indoor pelo celular. Esse tipo de funcionalidade acompanha o processo de crescimento das plantas via dados e estatísticas e ainda avisa quando as plantas precisam de água e em qual quantidade. Demais, né?

 

2. Cultivo automatizado

Na correria do dia a dia, muitas vezes não temos tempo para dar atenção a plantas e jardins. Uma função útil dessas tecnologias é a automatização do cuidado das hortas. Diferentes espécies recebem água e luz na hora e quantidade certas, e você ainda recebe as notificações em seu celular.

 

3. Tamanho exato para a sua cozinha, sala ou quarto

A diversidade em marcas e startups na área traz uma variedade de produtos que cabem em qualquer canto do apartamento. Há a possibilidade de hortas tecnológicas suspensas ou em múltiplos compartimentos e tamanhos, verticais e horizontais. 

 

4. Temperos e hortaliças produzidos mais rapidamente

Esse tipo de tecnologia cria ambientes sob medida para a produção de vegetais e hortaliças. Por essa razão, hortas tecnológicas são capazes de produzir alimentos orgânicos em tempo até duas vezes menor que ambientes externos.

 

5. Economia de água e energia

Na maioria das hortas tecnológicas, técnicas como a irrigação direta das raízes (sub-irrigação) e o uso de iluminação LED com controle de desempenho permitem a economia de água e energia. Os sistemas inteligentes adotados por esses produtos podem promover uma economia de até 80% no uso de água, luz e insumos. 

 

6. Personalização para diferentes espécies

Algumas marcas vendem “packs” com terras e sementes específicas para o tipo de vegetal a ser cultivado e ainda possuem diferentes configurações para cada espécie. Além disso, alguns dos aplicativos de hortas tecnológicas dão dicas sobre gastronomia e sustentabilidade que são personalizadas para cada tipo de jardim.

 

7. Vivencie a agricultura urbana

Colher alimentos frescos, diversificar a alimentação diária e melhorar o contato com a natureza são atividades que não precisam ser reclusas à zona rural, nem limitadas apenas a quem tem um quintal. 

Ter uma horta em casa é um incentivo a mais para comer de forma mais saudável, melhorar a própria educação alimentar e se conscientizar de práticas mais ecológicas e harmônicas, que vão desde a economia doméstica até um maior cuidado com o meio-ambiente. 

 

O cultivo de plantas indoor, assim como tentativas de unir estilos de vida mais naturais e sustentáveis em ambientes urbanos, são algumas das tendências mais recentes em casa e decoração.

E aí, gostou das hortas tecnológicas? Conta pra gente nos comentários!

A Simonetto é especialista em móveis planejados e tem a expertise necessária para implementar o seu projeto dos sonhos! Clique aqui e entre agora mesmo em contato conosco!

 

Pode interessar também: Amarelo Mostarda: 4 dicas para usar essa tendência na decoração

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais