Se você gosta de conforto, estilo e minimalismo, essa é a decoração ideal para você! O estilo escandinavo é focado nessas três características, principalmente no minimalismo. É um estilo de decoração bem clean, iluminado e organizado, sem muitas coisas desnecessárias e ocupando espaço.
Se você está cansado de tanta coisa acumulada pelos cômodos, pode ser que essa técnica te inspire a eliminar um pouco da bagunça. Vale a pena conhecer e adotar algumas características.
Esse estilo vem ganhando muitos adeptos ao redor do mundo, prezando a simplicidade ao mesmo tempo que traz itens com design e cores com personalidade. Se você ficou interessado no estilo escandinavo, confere só as dicas que separamos para você:
1. Cores neutras
Para criar um ambiente leve, agradável e tranquilo, a primeira coisa que você deve considerar são as cores. Além de abusar no uso do branco, cores neutras (como marrom claro, preto e cinza) também devem ser bastante usadas. Você vai ter que combinar simplicidade com personalidade ao trabalhar com o estilo escandinavo.
Você também pode apostar em tons pastel para dar um destaque diferente para paredes e objetos, quebrando um pouco as cores neutras.
2. Materiais naturais
Para quebrar a frieza do branco, trabalhe com materiais naturais, como madeira, lã, plantas e pedras. Você pode observar nas imagens que os pequenos detalhes fazem toda a diferença nesse estilo de decoração.
Tecidos naturais vão quebrar a frieza das cores. Aposte na lã (como colchas por cima dos sofás), no linho, algodão e em peles falsas. Tapetes peludinhos também vão ajudar nesta sensação.
Use as plantas também a seu favor. O verde vivo contrasta muito bem com o restante da decoração. Fica muito legal se você usar folhagens bem grandes no canto do cômodo, por exemplo.
3. Detalhes
Depois de ajustar as cores, foque nos detalhes que compõe sua decoração. Um belo pendente vai mudar totalmente o ar do cômodo, sem que você tenha que encher ele de decorações diferentes.
Uma composição de quadros na parede também fará toda a diferença e chamará bastante a atenção. Se você achar que está tudo muito apagado, adicione uma cor nas almofadas ou em algum outro detalhe. Mas sem destoar a harmonia do ambiente. Tapetes e cortinas também garantem o conforto e a personalidade. Cerâmicas e vidros também são uma ótima aposta.
4. Una o rústico ao contemporâneo
Uma forma de garantir essa decoração é abusar do uso da madeira, que é um forte componente desse estilo e deixa o ambiente mais aconchegante. Além disso, mescle o uso da madeira com móveis modernos e diferentes. Tons de cobre podem ajudar neste efeito. Madeira de demolição, tijolinhos e vigas ajudam no visual. A madeira você pode usar tantos nos móveis quanto nos objetos espalhados.
5. Iluminação
O estilo escandinavo abusa da iluminação natural nos ambientes, por isso deixe as cortinas (de cores neutras) sempre abertas para a luz e o ar invadirem os cômodos.
Se sua casa ainda está sendo planejada, foque na posição do sol e peça mais janelas, explicando que você gostaria de aproveitar a luz natural ao máximo. Isso dá uma sensação maior de limpeza e amplitude.
Se a iluminação natural não for uma possibilidade, não se desanime. Use com estilo a iluminação artificial, usando abajures, lâmpadas e luminárias simples e estilosas. Os tons claros vão ajudar nesta sensação, procure trabalhar mais este lado caso a iluminação natural não seja suficiente.
Como você pode ver, é necessário manter a simplicidade! Ambientes amplos, móveis de linhas retas, luminosidade, uso de cores claras e pálidas, o ar despojado e natural, toque rústico através da madeira, tudo isso agrega a decoração do estilo escandinavo. É uma ótima mistura entre o tradicional e o moderno. Agora que você já sabe mais sobre esse estilo, comece a aplicar na sua decoração!
Gostou do estilo escandinavo? Está pensando em usar? Queremos saber o que você acha!
Pode interessar também: