O sofá costuma ser um investimento caro, mas que traz muitos benefícios e um ótimo retorno, visto que passamos muitos bons momentos nele, seja recebendo os amigos e a família, descansando e relaxando ou mesmo curtindo um bom filme. E é justamente por ser um investimento normalmente alto que temos que cuidar bem do sofá, prolongando ao máximo a sua vida útil. Afinal, se ele for mal cuidado, em pouco tempo não será mais tão confortável ou bonito.
Cuidar bem do sofá inclui limpeza periódica e alguns outros segredinhos e detalhes. Continue lendo e saiba como prolongar a vida útil do seu sofá:
1. Aspirador de pó
Esse provavelmente é o seu maior aliado para manter o sofá bem cuidado ao longo dos anos. Partículas muito pequenas de sujeira, quase invisíveis, vão se acumulando na superfície do sofá. Por isso, é aconselhável que ao menos uma vez por semana você o aspire, eliminando qualquer resquício de sujeira que possa danificá-lo com o tempo. Para aqueles que tenham pets, a aspiração pode ser mais frequente.
2. Mantas
As mantas também são um ótimo recurso na preservação do seu sofá. Cobrir o sofá com mantas impermeáveis contribui na manutenção dele, uma vez que ela protege o sofá de exposição ao sol ou sujeiras mais grosseiras. Afinal, quem nunca ficou nervoso ao deixar cair comida no sofá? As mantas podem ser uma “barreira” para esse tipo de sujeira. Além disso, elas conferem estilo e conforto à sua sala.
Por fim, se você tem pet, a manta é ainda mais aconselhável, uma vez que ela ajudará a proteger o sofá dos pelos do seu animalzinho.
3. Manchas de comida
Esse é o medo de toda pessoa que tem zelo e gosta de cuidar bem do sofá. Mas, acidentes podem acontecer e, nesse caso, se a comida que cair no móvel for gordurosa, dificulta ainda mais a sua remoção.
Em todos os casos, a água é um poderoso solvente natural e com certeza ajudará a evitar que a mancha fique impregnada, pelo menos até chamar um profissional para avaliar a situação da mancha e realizar a sua remoção.
Deve-se ter muito cuidado com aqueles produtinhos “milagrosos”, pois a maioria deles são alcalinos e podem danificar o tecido do sofá.
Evite também as receitinhas caseiras, especialmente as que envolvem o vinagre, pois ele é um ácido e também pode danificar o material do sofá. Além disso, com a exposição à luz, o uso do vinagre pode tornar a superfície amarelada. Portanto, cuidado!
Uma dica válida aqui é umidificar imediatamente toda a área da mancha, e não apenas em cima dela. Por exemplo, se a mancha foi numa região do braço do sofá, o ideal seria passar um pano úmido e macio em todo o braço, e não apenas em um pedaço dele. Dessa forma, a secagem ocorrerá de maneira uniforme.
Para realizar secagem, aposte em um tecido seco e ventilador.
Limpeza profissional
Se você realmente quer cuidar bem do sofá, o ideal é chamar uma empresa especializada em estofados pelo menos uma vez ao ano.
No caso do seu sofá ficar muito exposto à luz natural (aumentando as chances de rachadura no estofado, por falta de hidratação) ou então de ser muito utilizado (principalmente se você tiver pets que sobem nele), então a limpeza profissional poderá ser mais frequente, de seis em seis meses.
A limpeza profissional é importante, pois é realizada com os produtos e equipamentos corretos, removendo toda e qualquer sujeira, inclusive aquela que não enxergamos. Além disso, esse tipo de serviço possui uma grande vantagem, que é a remoção de ácaros e bactérias.
Como podemos ver, são vários os detalhes que irão determinar a vida útil do sofá, e todos dependem do zelo que o dono terá com o móvel. São cuidados simples que podem fazer toda a diferença e garantir que o investimento tenha valido a pena.
E você, gostou das dicas? Que outras dicas você daria para quem quer cuidar bem do sofá? Conta pra gente!
Pode interessar também: 6 Cuidados que você precisa ter com seus utensílios de madeira na cozinha