É certo que os os utensílios de madeira não podem ficar de fora da lista de utensílios básicos da sua cozinha. Tábuas, colheres, moedores… são diversos os objetos de madeira para a cozinha, e você provavelmente possui algum deles na sua.
No entanto, constantemente eles são condenados como sendo “nocivos à saúde”, devido ao fato de que a madeira é mais porosa e, por isso, pode acumular germes e bactérias.
Para evitar esse inconveniente, são necessários alguns cuidados na manutenção desses objetos, além de saber a hora de trocá-los por novos.
Se você tem dúvidas quanto ao assunto ou quer saber quais cuidados ter para aumentar a vida útil de seus utensílios de madeira, então continue lendo, pois esse texto é para você!
1. Limpeza
A limpeza dos utensílios de madeira deve ser feita utilizando água quente para enxaguá-los (após retirar os restos de alimento), além de detergente neutro e uma esponja macia.
Procure não utilizar a parte mais abrasiva da esponja na limpeza, pois isso pode danificar a madeira. Também evite as máquinas de lavar louça, pois a lavagem feita nelas expõe os utensílios ao calor, fazendo com que eles possam secar e rachar.
2. Desinfecção
Após a limpeza inicial, vem a etapa da desinfecção com o objetivo de eliminar possíveis bactérias remanescentes na superfície dos objetos. Nessa etapa, é importante utilizar produtos específicos para desinfecção, como por exemplo álcool 70%.
3. Secagem
Com os utensílios de madeira limpos e desinfetados, o próximo passo é a secagem. Essa etapa é importantíssima e certamente determinante na vida útil de seus utensílios. E, para prolongá-la, o ideal é que a secagem seja feita colocando os objetos “de pé”, de modo que a água possa escorrer.
Espere secar por completo antes de guardar as peças, uma vez que armazenar a madeira úmida pode fazer com que o mofo se prolifere.
Também não é aconselhável que você deixe seus utensílios de madeira secando ao sol, visto que isso pode danificar as fibras e ocasionar rachaduras indesejáveis na madeira.
4. Armazenamento
Aqui, é importante que você guarde os utensílios de madeira somente quando estiverem totalmente secos, pelos motivos citados no tópico anterior. Além disso, lembre-se de armazená-los em um local seco e arejado, evitando locais úmidos e escuros.
5. Hidrate a madeira
Se você quer que seus utensílios de madeira durem mais tempo, então a dica é hidratá-los sempre que notar que estão ressecados. Para isso, passe um óleo mineral ou azeite. A madeira irá absorver o óleo e se manterá hidratada e bonita por mais tempo, evitando as rachaduras.
Aliás, sempre que comprar uma tábua nova, por exemplo, verifique se ela já está selada. Caso contrário, sele-a com óleo mineral antes de utilizá-la. Basta aplicar o óleo com uma toalha de papel e deixar a madeira absorvê-lo durante algumas horas.
6. Outras dicas
Procure ter sempre duas colheres de pau em casa: uma para doces e outra para salgados, uma vez que a madeira pode absorver o sabor dos alimentos e acabar “contaminando” um ao outro. O mesmo vale para as tábuas.
Os utensílios devem ser descartados assim que apresentarem alguma rachadura (corte com a partir de 2 mm de profundidade). Além disso, caso os objetos comecem a ficar escuros ou a amolecer, isso também é sinal de que está na hora de substituí-los.
Para aumentar a vida útil dos utensílios de madeira, reserve um lugar específico para guardá-los, evitando que eles se danifiquem ao entrarem em contato com garfos, facas etc.
Como deu para perceber, os utensílios de madeira exigem diversos cuidados tanto na limpeza, quanto no armazenamento e na manutenção deles. E, se tomados os devidos cuidados, sua vida útil será consideravelmente maior!
E você, como cuida dos seus utensílios de madeira? Conta pra gente!
Pode interessar também: 6 Dicas para montar uma cozinha profissional em casa