O corrimão é um item de segurança indispensável para qualquer casa que tenha escadas. Mas, além do seu papel fundamental de fornecer equilíbrio e segurança nas subidas e descidas, o corrimão de escada também agrega na decoração da casa, trazendo mais estilo e um toque personalizado ao ambiente.
Existem diversos tipos de corrimão de escada e isso pode dificultar um pouco na hora da escolha.
Se você tem dúvidas quanto a isso, continue lendo para saber mais mais sobre os tipos de corrimão de escada, os materiais que os constituem e acerte na escolha! Confira:
Corrimão de escada em inox
Essa é uma boa opção para quem gosta de ambientes modernos e design clean. O inox também vai bem com decoração estilo industrial. Dentre os seus principais benefícios podemos citar a sua durabilidade.
O corrimão de inox pode ser utilizado, inclusive, em áreas externas. Então se você estiver precisando de um corrimão no quintal, o de inox é uma ótima escolha. Prático, moderno e fácil de limpar.
Corrimão de alumínio
Da mesma forma que o corrimão de inox, o corrimão de alumínio é uma opção que oferece praticidade, uma vez que é fácil de limpar e exige pouca manutenção. É verdade que eles enferrujam com maior facilidade se comparados com o corrimão de inox.
No entanto, se você estiver em busca de um corrimão economicamente acessível, de fácil instalação, leve e que seja fácil de combinar com qualquer estilo de decoração, então o corrimão de alumínio pode ser a sua escolha ideal.
Corrimão de ferro
Ainda nos corrimãos de metal, o ferro também é uma opção que fornece durabilidade, sendo indicado quando se deseja uma decoração mais rústica.
Um ponto a tomar cuidado é que, se utilizado em área externa, o ferro provavelmente entrará em contato com muita umidade, podendo enferrujar.
Corrimão de escada em madeira
Esse é um dos modelos mais utilizados, uma vez que a madeira combina facilmente com qualquer tipo de decoração. O corrimão de madeira confere sofisticação e conforto ao ambiente. Por vezes, é utilizado em decorações mais rústicas, mas também vai bem com o clássico e moderno.
Esse tipo de corrimão de escada pode ser utilizado tanto em área externa quanto interna. No entanto, quando utilizado externamente, deve-se tomar o cuidado de utilizar um verniz marítimo para proteger a madeira do sol e da chuva, aumentando a sua durabilidade.
Corrimão de vidro
Essa é para aqueles que amam ambientes modernos e sofisticados. O corrimão de vidro tem inúmeros benefícios, dentre eles o fato de dar a sensação de amplitude ao ambiente, já que não cria uma barreira visual. Além disso, é muito fácil de limpar esse tipo de corrimão. O corrimão de vidro também irá combinar facilmente com qualquer que for o material da sua escada.
Dicas gerais para escolher
Por fim, além do material do corrimão, também é preciso estar atento a alguns detalhes na hora de escolher o corrimão de escada para a sua casa.
Por exemplo, se o seu ambiente for pequeno, então uma escada em caracol (e consequentemente um corrimão também nesse formato) pode ser uma boa opção para otimizar o espaço. Se o ambiente for amplo, em contrapartida, você pode optar por escadas em L.
Como já dissemos anteriormente, a principal função do corrimão de escada é promover a segurança dos membros da família. Portanto, certifique-se de que o material a ser escolhido seja de boa procedência, de qualidade, resistindo a golpes e arranhões, principalmente se houverem crianças em casa.
Neste caso, evite acabamentos pontiagudos e cuide para não deixar grandes espaços entre os degraus e também no corrimão, evitando que alguém possa cair. Não se esqueça: segurança em primeiro lugar.
De qual tipo de corrimão de escada você gosta mais? Conta pra gente!
Pode interessar também: 24 tipos de escadas incríveis para você se inspirar!