A organização da despensa de alimentos é fundamental para manter a funcionalidade e a praticidade do dia-a-dia na cozinha. Ás vezes não nos damos conta, mas podemos perder muito tempo procurando algo na despensa – e de vez em quando nem encontramos – o que poderia ser evitado se simplesmente reservássemos um tempinho para botar tudo em ordem.
Além disso, muitos alimentos acabam vencendo ou estragando por não serem armazenados de maneira adequada. Pensando nisso, separamos 5 dicas que irão te ajudar a ter uma despensa de alimentos tão organizada que você vai querer mostrá-la para as visitas. Confira!
Limpeza
O primeiro passo para ter uma despensa organizada é limpando-a. Para isso, esvazie totalmente as prateleiras dela. Isso facilita também para que você visualize quanto espaço disponível terá para armazenar seus mantimentos. É possível que tenha algum alimento vencido, estragado, ou até mesmo com bichinhos. Se isso ocorrer, utilize uma mistura de água e vinagre para limpar a região e livre-se de todos os alimentos que estiverem fora do prazo de validade ou estragados. Feito isso, sua despensa estará pronta para armazenar organizadamente os alimentos.
Alimentos abertos
Guarde os alimentos que já estão abertos em potes transparentes (para facilitar na hora de encontrá-los) e herméticos (conservam as propriedades e sabor dos alimentos por mais tempo). É possível confundir alguns alimentos facilmente, como açúcar e sal, por exemplo. Por isso, é importantíssimo que você identifique todos os potes com uma etiqueta. Da mesma forma, é essencial que conste a data de validade no pote, evitando assim que você consuma algum alimento vencido e estragado.
Prateleiras
A frequência com que você utiliza determinado alimento está diretamente relacionada com o local em que ele deve ficar na despensa. Por exemplo, o ideal é que você coloque na “altura nobre” (aquela bem ao alcance das mãos) os mantimentos acessados com bastante frequência, quase que diariamente. Sal, açúcar e café são alguns exemplos. Logo abaixo dessa prateleira, você pode armazenar os mantimentos abertos que as crianças podem acessar, como biscoitos, por exemplo. Nesse caso, tome cuidado para não usar potes de vidro a fim de evitar acidentes. Em vez disso, utilize os de acrílico que não quebram.
Já nas prateleiras bem de baixo – que são as mais resistentes – coloque os produtos mais pesados, como leite e bebidas diversas, por exemplo.
E, nas mais altas, acondicione aqueles mantimentos que você demora a consumir, como óleo, vinagre, entre outros. Por fim, de preferência agrupe os alimentos por categorias, deixando junto os temperos, grãos, etc.
Acessórios organizadores
Os acessórios organizadores são fundamentais: além de ajudarem a manter a organização da despensa de alimentos, eles auxiliam na beleza e na decoração dela. Cestinhos, aramados e bandejas giratórias são alguns exemplos deles. As cestinhas são ótimas porque facilitam na limpeza da prateleira e também funcionam como uma espécie de “gaveta”: basta puxar a cesta pra fora para ver/mexer no fundo da prateleira. Tem as cestinhas empilháveis também, que otimizam e aproveitam muito o espaço da prateleira. Organizadores giratórios também são uma ótima opção, pois facilitam muito na hora de pegar algo na despensa. Os aramados em formato de arquibancada são ideais para que se possa ver o alimento mais ao fundo, o que é muito desejável. Outra opção são os acessórios presos à porta, eles aproveitam ainda mais o espaço da despensa.
No fundo da prateleira
Sempre que fizer compras, deixe-as no fundo da prateleira. Assim você consome primeiro os alimentos que estão mais próximos de vencer, evitando que eles ultrapassem o prazo de validade. Também deixe no fundo aqueles mantimentos que você não costuma utilizar tanto, consequentemente os mais consumidos estarão na frente e, portanto, mais acessíveis.
E então, gostou das dicas? Nos conte nos comentários como você faz para organizar a sua despensa de alimentos!
Você também pode se interessar em conhecer o poderoso sistema FIFO para deixar a sua casa organizada.