A cor azul é a favorita de muitas pessoas e não é à toa. Essa cor representa serenidade, tranquilidade, relaxamento e harmonia. Por ser uma cor tão agradável, ela é muito usada na decoração, sendo o azul royal um dos tons mais pedidos.
Na decoração, o azul royal é uma cor relativamente fácil de ser incorporada, já que possui uma certa neutralidade e combina facilmente com várias outras cores e tonalidades. Se você está procurando por algo novo ou já sabe que quer usar o azul royal na decoração, confira abaixo algumas inspirações que separamos para te motivar!
Cromoterapia
Já foi comprovado cientificamente que as cores conseguem influenciar nossas sensações das mais diversas formas e isso inclui a decoração de interiores. O azul é muito relacionado a energia do elemento água e, por isso, é conhecido por atuar no sistema nervoso, desacelerando o metabolismo e reduzindo o ritmo da respiração. Isso resulta em uma sensação de paz e relaxamento.
Embora pareça algo ótimo, o azul deve ser usado com cautela, pois em excesso pode causar sensações desconfortantes, como sono, tristeza e angústia. Como sempre, é necessário buscar o equilíbrio.
Azul Royal nos detalhes
Se você procura por uma decoração atraente, mas ao mesmo tempo sóbria, essa pode ser a aposta ideal. O azul é muito relacionado a riqueza, tendo sido usado por milhares de anos pela realeza egípcia. Ele é uma cor profunda e viva, mas ao mesmo tempo fria. É naturalmente elegante. Assim, você pode usá-lo em detalhes, como vasos, almofadas, roupa de cama, poltronas únicas e quadros. Dessa forma, o azul royal complementa sua decoração de forma sutil, porém com presença.
Azul Royal nos destaques
Se você quer ousar um pouco mais, use o azul royal em móveis como tapetes, sofás, cortinas e bancadas. Nesses casos, você também pode brincar com as estampas e texturas. Bancadas com riscos mais claros ou sofás de veludo podem dar outra cara à decoração.
Azul Royal nas paredes
O azul royal, como falamos, é uma cor quase neutra, que mescla bem com outros tons. Sendo assim, você pode usá-lo nas paredes e ainda ter uma decoração suave e harmônica. Por ser uma cor serena, cai muito bem em dormitórios. Em salas bem iluminadas, ele amplia sua sensação de bem estar. Deve-se evitar usar esse tom em todas as paredes, pois isso diminui o ambiente. O correto é usar em uma parede, mais ao fundo, para gerar a sensação de profundidade.
Azul Royal com outras cores
Se vai apostar no azul royal, tente mesclá-lo com bege, cinza, branco e marrom. Essas são apostas certeiras, que não vão pesar o ambiente e darão o devido destaque ao uso do azul.
Se você quer adicionar outras cores, pense no amarelo, vermelho e laranja, que são cores quentes que vão equilibrar o ambiente.
E, claro, você pode mesclá-lo com tons mais claros de azul. Isso também ajuda a suavizar seu tom forte e harmoniza o ambiente.
O azul royal possui alta intensidade e um certo brilho. Seu tom é marcante e chamativo e por isso deve ser usado com cautela na decoração. O uso de branco e outras cores neutras é incentivado. Esperamos que essas inspirações e dicas tenham ajudado você quanto a escolha do azul royal para a decoração!
O que você acha do azul royal? Usaria na decoração? Conta para nós!
Pode interessar também: Quadros grandes: como encaixar na decoração