fbpx

Conheça os tipos de taças de vinho e descubra para que serve cada uma

tipos de taças de vinho

Algumas pessoas podem até achar bobagem ou frescura, mas a verdade é que os diferentes tipos de taças de vinho fazem diferença sim na hora de apreciar um bom vinho. Pois, assim como há uma grande variedade de uvas e processos que influenciam diretamente na elaboração da bebida, cada taça foi projetada a fim de valorizar as particularidades de cada um.

As taças de vinho com o bojo maior, por exemplo, favorecem os vinhos aromáticos, já que promovem maior contato do vinho com o oxigênio, acelerando o processo de oxigenação. Em contrapartida, essas mesmas taças não são ideais para vinhos brancos, que devem ser degustados mais frescos. Isso porque elas não contribuem na manutenção da temperatura do vinho por muito tempo.

Ficou curioso e com vontade de aprender mais a respeito?

Então continue lendo, conheça os tipos de taças de vinho, descubra para que serve cada uma e acerte na hora de escolher a taça para servir aquele seu convidado especial!

Taças para vinho tinto

taça bordeaux

Taça Bordeaux: 

Essa taça é perfeita para degustação de vinhos tintos bem encorpados e com taninos acentuados. Cabernet Sauvignon, Cavernet Franc, Merlot, Tannat e Syrah são alguns exemplos deles. Com bojo largo e alongado, ela favorece a evolução dos aromas, que ficam concentrados devido a borda mais fechada, evitando sua dispersão.

taça borgonha

Taça Borgonha

Já a taça borgonha, é conhecida por lembrar um “balão”, devido ao seu formato. É uma taça arredondada, com bojo maior que as Bordeaux e boca maior. Esse tipo de taça de vinho foi projetada para degustar vinhos concentrados e com menos taninos. Seu bojo e boca largos permitem maior contato com a bebida, facilitando o contato dela com o centro da língua, diminuindo sua acidez.

Essa taça favorece aromas imperdíveis e é ideal para degustar Pinot Noirs, Riojas e Nebbiolos, entre outros.

Taça para vinho branco

taça para vinho branco

A taça para vinho branco é basicamente pensada para manter a temperatura do vinho a mais baixa possível, já que esse tipo de vinho deve ser apreciado mais gelado. Por isso, o seu bojo é menor e, sua haste, maior.

Dessa forma, com bojo menor, a bebida troca menos calor com o ambiente, mantendo sua temperatura por mais tempo. Enquanto isso, a haste maior reduz o contato das mãos quentes com o bojo.

Taça para vinho de sobremesa 

taça vinho do porto

A taça para degustar vinho de sobremesa possui bojo menor e por um bom motivo: os vinhos de sobremesa e fortificados são consumidos em menor quantidade, se comparados aos vinhos secos, pois possuem maior concentração alcoólica.

A boca da taça é levemente fechada, permitindo que o vinho seja diretamente levado para a ponta da língua, região em que saboreamos paladares mais doces.

Taça para espumante

taça espumante

Taça Flûte: 

Essa é a taça indicada para espumantes. “Flutê” significa flauta em francês, e o formato da taça realmente lembra o instrumento musical. 

De formato alongado e bojo fino, ela mantém as borbulhas por mais tempo, realçando e direcionando os aromas para o nariz e projetando o vinho para a parte final da língua, tática que promove a limpeza do paladar.

Taça ISO

Taça ISO

Para finalizar os tipos de taças de vinhos, não poderia faltar a ISO, taça “coringa”, uma vez que foi projetada para servir todos os tipos de vinho. O formato dela contempla um equilíbrio entre arredondado, alongado e fechado na parte superior. Isso faz com que ela seja boa para a percepção de aromas. Ela é muito utilizada em restaurantes, em eventos de degustação mas, principalmente, em degustações técnicas.

Agora que você já conhece mais sobre os tipos de taças de vinho e para que serve cada uma, já pode adquirir as suas!

Além de se deliciar degustando um bom vinho com os amigos, você ainda pode compartilhar esse seu novo conhecimento sobre os tipos de taças com eles.

Você conhecia os tipos de taças de vinho? Conta pra gente!

 

Pode interessar também: Peseira: o que é e como utilizá-la na decoração do seu quarto

Simonetto Porto Alegre

Simonetto Porto Alegre

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais