Ter churrasqueira em casa é um dos quesitos fundamentais para muitas pessoas, daqueles dos quais não se abre mão. Afinal, tem coisa melhor que reunir a família e os amigos para um churrasquinho no domingo?
Embora seja algo relativamente simples de escolher, alguns fatores devem ser levados em consideração. Se você mora em apartamento, por exemplo, é importante escolher uma churrasqueira adequada, que não espalhará fumaça por toda a casa.
Além disso, existe uma grande variedade de modelos de churrasqueiras disponível no mercado. Continue lendo e confira 5 tipos de churrasqueira:
1. Churrasqueira elétrica
Esse é aquele modelo para os que amam praticidade: tudo o que você precisa é controlar a temperatura e deixar a carne assando na churrasqueira elétrica.
Como normalmente as churrasqueiras elétricas são pequenas, é uma ótima opção para apartamentos.
A desvantagem é que, justamente por ser menor, esse tipo de churrasqueira talvez não dê conta de churrascos muitos grandes, para muitos convidados.
2. A gás
Assim como a churrasqueira elétrica, a churrasqueira a gás também é muito prática e ideal para espaços pequenos.
Dentre suas vantagens, podemos citar o fato de que ela é considerada ecológica, uma vez que existem opções de churrasqueiras a gás natural.
Outro benefício desse tipo de churrasqueira, é que ela assa as carnes rapidamente e sem fazer aquela sujeira provocada pelo carvão.
Existem diversos formatos e modelos de churrasqueiras a gás, como as de embutir, as de balcão e as tradicionais, por exemplo. Geralmente elas são feitas de inox.
3. Portátil
Essa opção é ideal para os amantes de churrasco que querem ter a liberdade de levar a sua churrasqueira para onde quiserem!
Você encontra elas em aço, aço inox ou aço galvanizado e em diversos tamanhos. Também existe opção com rodinhas, o que facilita ainda mais o transporte dela.
Para finalizar, você pode optar por uma churrasqueira portátil a gás, elétrica ou a carvão mesmo!
4. Pré moldada
Normalmente esse tipo de churrasqueira pede por espaços mais amplos, além de uma base nivelada. Ela já é vendida pronta, então antes de instalá-la, é importante verificar esses dois fatores.
Após a instalação, você precisará definir qual revestimento irá utilizar, como tinta, madeira ou azulejo, por exemplo.
5. De vidro
Essa é uma alternativa mais moderna e diferente. Esse modelo nada mais é que uma churrasqueira tradicional, mas com as laterais em vidro temperado, permitindo a visualização total do churrasco.
Em relação a resistência do vidro, você não precisa se preocupar: vidros temperados são extremamente resistentes.
Esses são alguns dos tipos de churrasqueiras existentes no mercado. Agora, além de definir qual é a ideal para o seu caso, também é importante pensar onde você irá colocá-la: na cozinha, na varanda, em um espaço gourmet…?
Outro ponto interessante a se avaliar é em relação à necessidade de uma coifa ou exaustor, tudo isso para garantir que o momento de churrasco só proporcionará prazeres a você e aos seus convidados.
Qual o seu tipo de churrasqueira preferido? Conta pra gente!
Pode interessar também: 6 Cozinhas planejadas pela Simonetto para você se inspirar!