Nos últimos tempos, a rotina da maioria de nós mudou devido ao Coronavírus. Alguns hábitos estão sendo deixados de lado e outros, como lavar as mãos, reforçados. Assim como lavar as mãos se tornou uma ação mais frequente, os cuidados para higienizar a casa também devem ser redobrados.
Isso tudo visando conter a proliferação e manter nossa casa protegida e livre do vírus. Com tanta informação, às vezes podem surgir dúvidas sobre como higienizar a casa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter a sua casa limpa e higienizada. Confira:
1. Comece retirando os sapatos antes de entrar em casa
Para manter a casa higienizada, é importante que você evite trazer a sujeira da rua para dentro dela. E um dos maiores transportadores dessa sujeira é o sapato.
Na rua pisamos em todo o tipo de coisas: insetos, poeira, animais, cuspe e assim por diante. Não é à toa que o calçado é um dos maiores vilões quando se trata de limpeza.
Por isso, é fundamental que você tire os sapatos antes de entrar em casa. Esse é o primeiro passo para mantê-la higienizada por mais tempo. Uma dica aqui é definir quais são os sapatos “de rua” e quais são os sapatos “de casa”.
Dessa forma, você nunca contaminará os sapatos que usa em casa com a sujeira da rua e, consequentemente, eles não contaminarão a sua casa.
Se por algum motivo for inviável para você tirar os sapatos antes de entrar em casa, uma alternativa é utilizar propés.
Caso você tenha estado em hospitais ou cemitérios, alguns especialistas dizem que você deve escovar as solas dos sapatos com desinfetante e colocar bicarbonato de sódio dentro dele, deixando-o respirar por 24h.
2. Se veio da rua, coloque as roupas para lavar
Assim como os sapatos, as roupas utilizadas na rua também podem trazer consigo vírus e bactérias. Portanto, o mais seguro nesse caso é, se possível, tirar as roupas e tomar um banho assim que chegar em casa.
Coloque as roupas em uma sacola e depois lave-as em separado.
Pelo mesmo motivo dos sapatos, isso é o mais recomendado a se fazer, principalmente se você esteve em locais de risco, como hospitais, por exemplo.
Outra dica é que você deixe no local de entrada um frasco com álcool gel. Assim, a primeira coisa que fará ao chegar em casa será higienizar as mãos.
3. Que produto utilizar para higienizar a casa?
Você pode fazer a limpeza da sua casa normalmente. Para limpar o piso, utilize desinfetante ou solução de vinagre. Água sanitária diluída também é uma ótima opção.
Para limpar as superfícies, álcool 70% é indicado, uma vez que o vírus não sobrevive em contato com ele.
Após terminar a limpeza, higienize também as luvas do mesmo jeito que faz com as mãos: com água, sabão e álcool gel. Também lave os demais equipamentos de faxina.
Caso alguma pessoa da casa esteja infectada, a higienização deve ser feita adotando maiores cuidados: avental descartável, protetor para cabelos e pés, além de máscara devem ser utilizados.
Nesse caso, o desinfetante comum também deve ser substituído por outro a base de hipoclorito ou álcool.
Além disso, a higienização das roupas e do quarto da pessoa infectada deve ser feita separadamente, sendo o ideal que ela própria realize tais procedimentos, se possível.
4. Não esqueça das maçanetas, controles, smartphones…
Durante a limpeza, é importante que você não esqueça de pontos de grande contato (que às vezes passam despercebidos), como as maçanetas, controles remotos, corrimãos e interruptores. Álcool 70% pode ser utilizado para este fim.
Outro cuidado que devemos ter é com a higienização dos smartphones, que são outros proliferadores de vírus e bactérias.
Você também pode utilizar o álcool 70% ou álcool gel para realizar a limpeza do seu celular. No entanto, o ideal é utilizar dois panos na limpeza: um umedecido com o álcool gel (é importante não encharcar o pano) e outro seco.
A medida que você for passando o pano umedecido no celular, vá secando-o com o pano seco. Assim você evitará que ocorra oxidação do aparelho devido à água presente no álcool gel.
5. Higienize tudo o que vier de fora
Como dissemos anteriormente, tudo o que vem de fora corre o risco de estar contaminado. Por isso medidas como evitar sair ou trocar de roupa e retirar os sapatos ao vir da rua são recomendados.
Com as compras do mercado não é diferente: o ideal é que você higienize tudo o que vier da rua. Comidas e suas embalagens, garrafinhas e demais compras que você possa ter feito, inclusive pela internet, devem ser lavadas antes de serem guardadas.
Você pode fazer isso com álcool 70% ou então, para não gastar tanto álcool (que às vezes fica em falta no mercado devido à grande demanda), você pode utilizar água e sabão.
Pode parecer tudo muito burocrático e trabalhoso, mas aos poucos você pega o hábito. Na verdade, algumas dessas medidas já são normais em determinadas culturas, como retirar os calçados antes de entrar em casa, por exemplo. Se pararmos para pensar, muitos desses cuidados deveriam ser tomados sempre, como higienizar comidas e produtos que compramos.
O mais importante é não ficar obcecado ou paranoico, mas fazer a sua parte com zelo e tranquilidade. Quanto mais cada um fizer a sua parte, mais cedo sairemos dessa situação.
Esperamos que as dicas tenham ajudado!
Como costuma higienizar a casa? Conta pra gente nos comentários!
Pode interessar também: 4 Dicas do que fazer em casa durante a quarentena