Estamos vivendo uma situação nova para todos nós. Ficar de quarentena, isolados em casa e longe de atividades e pessoas que amamos exige paciência e uma boa dose de autocuidado.
Longe também do trabalho, muitos de nós ficamos com a cabeça desocupada. Por outro lado, somos bombardeados por notícias a todo tempo, enchendo a nossa cabeça de informações.
Sem dúvidas, essa é uma situação de estresse e que pode causar episódios de ansiedade. Em meio a tudo isso, é muito importante procurarmos manter a sanidade física e mental.
Por isso, separamos aqui 4 dicas do que fazer em casa durante a quarentena. Ocupar a mente de forma positiva e aproveitar esse tempo para relaxar ou mesmo para produzir é essencial para que tentemos passar por isso de forma um pouco mais leve.
Esperamos que as dicas ajudem e que logo possamos estar todos juntos novamente!
Confira:
1. Prepare uma sobremesa ou um prato especial
Aproveite esse momento para desenvolver os seus dotes culinários! Sabe aquela receita que você namora faz um tempo e ainda não fez porque não tem tempo ou porque tem medo que fique ruim?
Então, esse é um ótimo momento para testá-la e fazê-la. Afinal, agora tempo você tem e se o resultado ficar ruim, sua família irá te perdoar (haha) e irá comer – afinal, sem desperdícios durante a quarentena, ok?!
Preparar uma refeição especial também é uma ótima forma de reunir a família (os que moram com você) para um jantar/momento especial. Como não podemos frequentar restaurantes, que tal trazer uma experiência gastronômica bacana para dentro de casa?
Faça um teste e você verá o quanto pode ser divertido e saboroso! Quem sabe até a família inteira coloca a mão na massa, né?
E se você mora sozinho, é o momento perfeito para treinar aquela receita que sempre pensa em fazer para os amigos e visitas, mas tem medo que dê errado. Além disso, cozinhar é uma ótima forma de passar o tempo e aproveitá-lo na sua própria companhia! Coloque uma boa música, encha sua taça com um bom vinho e se aventure na sua cozinha.
2. Assista filmes, séries e documentários
Quantas vezes você já se pegou reclamando que não conseguia assistir aos filmes e séries que sempre quis? Então agora é o momento! Não se culpe por maratonar uma série que deseja ver há algum tempo.
Pelo contrário, faça isso com gosto. Encare como um lazer, como um momento de distração. Afinal, fazendo isso você estará relaxando e tirando a sua cabeça do foco das notícias ruins que estão em peso por todos os lados.
Você pode fazer disso um programa em família: que tal reunir todos e colocar aquela comédia que chega a dar dor no abdômen de tanto rir? Sem dúvidas, um dos melhores remédios para o estresse.
Vale lembrar que muitos filmes e séries trazem reflexões e aprendizados consigo. Sempre dá para aprender alguma coisa e tirar alguma mensagem, mesmo em frente à TV, com documentários, filmes e séries. Lembre-se disso!
Aproveite para riscar da lista aqueles filmes ganhadores ou que concorreram ao Oscar e que você nunca conseguiu assistir.
Se você ama decoração e reforma assim como nós, dê uma olhada também nas nossas dicas de programas de decoração para assistir e se inspirar.
Dê o play e permita-se se divertir um pouco durante essa quarentena!
3. Monte um quebra-cabeças
Ta aí um hobbie para ser desenvolvido ou aperfeiçoado durante a quarentena. Montar quebra-cabeças, além de ser divertido, tem efeitos muito benéficos sobre o cérebro.
Ele estimula a concentração, a atenção, a memória e a persistência. Montar um quebra-cabeça vai te manter focado e determinado e, quando você cumprir o objetivo de montá-lo, a satisfação de ter conseguido será uma ótima recompensa.
Aliás, assim que finalizar a montagem, você pode emoldurar o quebra-cabeça e colocá-lo em alguma parede, como se fosse um quadro. Por isso, de antemão, já escolha um quebra-cabeça com uma paisagem bonita e do seu agrado. Assim, além de se divertir, você ainda ganha um objeto de decoração. Legal, né?
Esse é mais um dos programas que também é muito bacana de se fazer em família, principalmente durante a quarentena. Com todos focados em um objetivo em comum, vocês podem até combinar uma recompensa para quando finalizarem: como por exemplo uma noite de pizzas ou com alguma sobremesa que vocês gostem!
4. Faça um curso online
Com mais tempo sobrando, a quarentena também pode ser um ótimo momento para aperfeiçoar um conhecimento ou dar o start nos estudos de algo que você sempre quis aprender.
Que tal aprender aquele idioma que sempre quis, mas achava caro ou não tinha tempo?
Tem interesse em aprender a se maquiar, cozinhar, costurar, fotografar? A internet tá cheia de conteúdos gratuitos, de possibilidades e de pessoas querendo ensinar!
Além disso, tem uma série de cursos online com descontos ou até mesmo de graça. Desde cursos independentes até cursos de Instituições e Universidades reconhecidas, com certificado e tudo!
É o caso do IFRS que está disponibilizando cursos gratuitos, da FGV e da USP, por exemplo. No caso dessa terceira, basta entrar na plataforma da Coursera, se cadastrar e procurar por “Universidade de São Paulo”.
Por fim, o mais importante é procurar manter a calma e a serenidade durante a quarentena.
Se alimente bem, aproveite para passar o tempo de qualidade com as pessoas que moram com você, faça vídeo chamada com as outras que estão longe…
Leia um bom livro, cuide de si mesmo, limpe o seu guarda-roupa, doe roupas e ajude quem você puder como puder. E tenha como mantra a frase: “isso também irá passar” 🙂
Gostou das nossas dicas? E o que você está fazendo para passar o tempo durante a quarentena? Conta pra gente nos comentários!
Pode interessar também: Brinquedoteca: 7 dicas para montar uma em casa