Por vezes, a cor cinza é associada com tristeza, como quando utilizamos a expressão “dia cinza”, por exemplo. No entanto, na decoração o cinza ganha outros significados: sofisticação e elegância são alguns deles. Por ser uma cor neutra, ela é uma ótima opção para quem busca um ambiente mais clean.
No Feng Shui, os tons de cinza contribuem para a estabilidade no dia-a-dia e auxilia nas relações pessoais. Além disso, a cor também transmite independência e autocontrole, sendo ideal para combinar com tons mais fortes, visto que não tornará o ambiente visualmente carregado, mantendo o equilíbrio.
Se você gosta da cor e gostou do que te contamos até agora sobre ela, então continue lendo e veja 4 ideias para usar e abusar da cor cinza na decoração da sua casa:
1. Cinza com amarelo
A combinação da cor cinza com o amarelo na decoração transforma qualquer ambiente. Enquanto o amarelo é uma cor quente e vibrante e traz alegria ao ambiente, o cinza é um tom mais sóbrio e neutro, responsável por manter o equilíbrio perfeito nessa combinação.
Se você não quer que o amarelo predomine, pode utilizar a cor em objetos na decoração, como almofadas, vasos ou quadros, por exemplo. O contraste entre o cinza e o amarelo torna, também, o ambiente mais arrojado e moderno.
2. Com diversos estilos de decoração
O cinza é uma cor muito versátil e que pode compor vários estilos de decoração. Ele combina tanto com estilos mais “cleans”, relaxantes e neutros, quanto com ambientes mais descontraídos e modernos, cheios de vida.
No estilo rústico, por exemplo, utilizar a cor cinza na decoração é uma boa opção, uma vez que o contraste entre ela e a madeira é perfeito para criar ambientes aconchegantes e acolhedores.
A utilização de cimento queimado e outras características industriais também faz com que o cinza predomine na decoração estilo industrial.
3. Cinza com rosa
O rosa combinado à cor cinza na decoração pode ser utilizado para criar um ambiente contemporâneo e sofisticado. A cor rosa cede ao cinza a sua leveza e delicadeza. Além disso, objetos em tons de cobre caem muito bem nessa composição.
A dica aqui é apostar no cinza como cor predominante (como nas paredes, ou móveis) e o rosa em detalhes ou em alguns móveis para proporcionar a leveza (como em cadeiras, almofadas, mantas e outros objetos de decoração).
4. Cinza com tons escuros
O cinza também pode ser utilizado na decoração combinado a tons escuros, como o preto e o cinza chumbo, por exemplo.
É necessário tomar cuidado para não tornar o ambiente pesado, no entanto, a composição é uma ótima opção se você gosta de uma decoração com um ar clássico e chique.
Como você pode ver, o cinza pode ser utilizado de diversas maneiras, com diversos estilos de decoração. Tanto para um ambiente mais quente, alegre e moderno, quanto para uma composição mais sóbria, clean e delicada. Escolha o seu estilo e aposte no cinza sem medo!
E você, gosta da cor cinza na decoração? Conta pra gente!
Pode interessar também: 4 Reflexões que você precisa fazer antes de escolher a cor para pintar a casa