fbpx

Piso externo: como escolher o ideal para sua casa?

Piso externo: como escolher o ideal para sua casa?

Se você tem a sorte de morar em uma casa com jardim, com certeza você o mantém lindo e bem cuidado. Um pátio bem planejado faz toda diferença, e com certeza você chegará em casa muito mais feliz se andar por um piso que você escolheu cuidadosamente. Escolher esse piso externo requer atenção, já que ele está sujeito a fatores naturais, então aqui vão algumas dicas para você levar em consideração antes de fechar a compra:

1 – Procure materiais resistentes

piso externo resistente

Todo piso externo é resistente, porém alguns são mais que outros. Por isso, pense em qual vai ser a utilização dele: uma garagem exige um piso que aguente mais peso, enquanto uma área onde pode ter animais circulando exige um piso que não arranhe com facilidade. Porém, todos os que estiverem em área aberta devem aguentar as mudanças climáticas e chuvas fortes. Para revestimentos cerâmicos você pode analisar a escala PEI do produto: ela vai de 0 a 5 e indica a resistência em relação ao peso sobre o piso.

2 – Prefira antiderrapantes

piso externo antiderrapante

Quase todo mundo já passou pela situação chata de cair por causa de um piso molhado. Se é um revestimento escorregadio, não compre para áreas abertas. Parece óbvio, mas isso acontece frequentemente e você só vai perceber quando for tarde demais. Na dúvida se vai molhar ou não, prefira o antiderrapante. Sempre devemos pensar na nossa segurança em primeiro lugar.

Se for um piso externo para área de piscina, essa deve ser sua preocupação quase que exclusiva. Colocar um revestimento escorregadio vai acabar com sua área de lazer, então prefira pisos como os cimentícios. Madeira pode ser uma boa opção, mas precisa de tratamentos específicos para não apodrecer com o contato com água. Você pode analisar a capacidade antiderrapante com o coeficiente de atrito do produto. Quanto maior o valor, melhor.

3 – Considere pisos permeáveis

piso externo permeável

Se você for cobrir uma área grande, prefira pisos que deixam a água escorrer para o solo. Se você não fizer isso, há grandes chances de alagar a sua rua ou sua casa quando houver chuvas torrenciais. A prefeitura estipula um mínimo de área permeável no seu terreno, por isso fique atento à legislação. Procure pisos drenantes, concregrama ou alguns tipos de piso intertravado. Além de não encharcar sua área externa, você ajuda o meio ambiente!

4 – Verifique a absorção de calor

Se for uma área onde pessoas vão andar descalças, não coloque um piso que esquente muito. Usando novamente o exemplo da piscina, ninguém quer sair e queimar seu pé até chegar no guarda-sol. Os bichinhos de estimação também podem se queimar, portanto pense neles. Se ninguém vai circular sem sapatos por ali, não deve ser uma grande preocupação.

5 – Pense na instalação

Se você tem pressa ou gosta de mudanças, opte por um piso de fácil instalação e remoção, como o piso intertravado. Se você não pretende mudar logo, então pode escolher um piso bem fixo, mas fique de olho: quando um revestimento não é instalado da forma correta, ele pode rachar ou soltar em pouco tempo. Por isso, contrate sempre mão de obra qualificada.

Agora que você já viu todos os cuidados necessários, pesquise bem os tipos de piso externo existentes e escolha o que mais se adequa às suas necessidades. Na dúvida, contrate um especialista! Seja para consultoria ou para projeto, é importantíssimo que você faça a melhor escolha, afinal, você caminhará todos os dias por cima dela.

E aí, já sabe qual piso externo escolher? Conta pra gente!

 

Pode interessar também: Varanda gourmet em apartamentos: inspirações para a sua!

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 37 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 17 anos atuando com muito sucesso e mais de 10 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais