Você conhece os jardins hidropônicos? Eles ficam lindos na decoração de casa! Hidroponia é como se chama o processo de cultivar as plantas sem o uso do solo, apenas com água. Pode parecer estranho, mas é uma técnica muito eficaz que encontramos cada vez mais por aí. Muitas ervas e flores são plantadas em vasos transparentes com água, deixando suas raízes expostas e transformando a decoração. Que tal apostar nessa tendência? Ela é simples e perfeita para quem gosta de plantas com pouca manutenção. Descubra mais sobre os jardins hidropônicos abaixo:
1 – Escolha uma planta
Nem todas as plantas se adaptam aos jardins hidropônicos. Porém, diversas ervas e flores se dão bem com essa técnica e não vai faltar opções! Entre as plantas que crescem bem na água, encontra-se o orégano, menta, alecrim, manjericão, agrião, alface, sálvia, lavanda, hera, cóleus, begônias, planta-jade, lírio-da-paz, veludo roxo, gerâneos, etc.
2 – Saiba como cultivar
Depois que escolher qual planta você quer cultivar, é hora de colocar a mão na massa. Corte um ramo baixo da erva ou flor escolhida, no ponto conhecido como “nó da folha”, pois é nesse ponto onde fica a maior parte dos hormônios de crescimento. Agora basta escolher um belo vaso transparente, preenchê-lo com água e colocar sua planta dentro. Depois é só esperar! Geralmente, os sinais de crescimento das raízes aparecem dentro de duas semanas.
3 – Cuidados
Embora não use solo, seus jardins hidropônicos precisarão de alguns cuidados. Sem a presença do solo, as ervas e flores tirarão os nutrientes que precisam da água. Por isso, o correto é que você não use a água da torneira, mas, sim, a mineral, pois essa contêm mais minerais. A água de poço artesiano também pode ser utilizada.
Como comentamos antes, o ideal é que você escolha vasos transparentes. Dessa forma, além de você poder acompanhar o crescimento das raízes, sua plantinha também receberá luz solar, algo muito importante para seu desenvolvimento.
Se elas estão em uma área que pega muito pó, pode ser que você precise limpá-las com um palito e algodão, pois a poeira acumulada nas folhas pode impedir a fotossíntese.
Ainda, dê preferência para vasos com bocal redondo, para que a planta tenha o suporte necessário.
4 – Manutenção
Por último, seus jardins hidropônicos vão precisar de uma manutenção simples: manter o nível de água ideal. Como a água evapora e é consumida pela sua plantinha, uma vez por mês será necessário preencher o recipiente novamente. Fique de olho e não se esqueça! Lembre-se de que o ideal é usar água filtrada. Se quiser, pode substituir toda a água do recipiente e aparar as raízes uma vez por ano ou quando necessário.
Ter jardins hidropônicos é uma tendência e deixa a casa um charme! Você pode abusar das flores e ervas plantadas apenas em água, com as raízes expostas. Tanto nos ambientes internos, como quarto, sala e cozinha, quanto nos externos, como varanda e jardim. Não é algo que você vê o tempo todo e com certeza chamará atenção das visitas! Essa forma de cultivo é simples e prática, trazendo tranquilidade e beleza para sua decoração!
Gostou dos jardins hidropônicos? Já tem alguma experiência com eles? Conta para nós!
Pode interessar também: Orquídeas na decoração: confira dicas e cuidados