O designer de interiores é um profissional capacitado para planejar, organizar e decorar os ambientes internos. A partir das necessidades do cliente, ele elabora ou faz um releitura do layout do ambiente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica.
Como ainda existe muita confusão sobre a função de um designer de interiores, reunimos aqui 5 coisas que este profissional pode fazer por você. Confira:
1 – Harmonização de ambientes
Ele harmoniza os espaços, aliando conforto, praticidade e estilo, através da combinação de elementos como a disposição dos móveis, objetos, tapetes, cortinas, iluminação, entre outros. Uma melhor circulação e aproveitamento dos espaços também são muito prezados no projeto.
2 – Administração de projetos decorativos
A administração de projetos residenciais em geral são bem trabalhosos e, muitas vezes, complexos. O designer de interiores cuida de tudo para você: estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de pedreiros, marceneiros, gesseiros, pintores, eletricistas e outros profissionais. Dessa forma, você não vai precisar ficar se preocupando com quem está na obra, a próxima etapa projeto, e todas essas tarefas exaustivas.
3 – Otimização do orçamento
Eles possuem muito conhecimento sobre a qualidade e o custo de materiais e serviços e também onde encontrá-los com o preço adequado para o projeto. Assim, sabem aproveitar ao máximo e respeitar o orçamento estipulado pelo cliente.
4 – Valorização do imóvel
Uma casa assinada por um designer de interiores é sempre uma mais-valia e uma vantagem na valorização do imóvel na hora de o vender.
5 – Qualidade e modernidade
O designer de interiores conhece as maiores tendências na área, ou seja, sabe o que continua em alta e o que tem de novo no mercado de interiores. Então, vai saber o que trazer de melhor para a sua casa, desde o aproveitamento de espaço, escolha de cores, tipo de iluminação, entre outros.