O que você acha de ter a sua disposição sempre temperos frescos e orgânicos, livres de produtos químicos e tóxicos? E ainda enriquecer a sua relação com a natureza e o meio ambiente?
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ter a própria horta de temperos em casa não requer a disponibilidade de grandes espaços para o seu cultivo e nem muito tempo para a sua manutenção.
Além disso, a presença do verde dentro de casa confere todo um charme e melhora a qualidade do ar nos ambientes.
Ou seja, essa prática só traz benefícios para você e o seu lar!
Pensando nisso, elaboramos um guia com dicas e um passo a passo para você fazer a sua horta hoje mesmo e começar a colher, literalmente, os frutos dessa ação!
1º Passo: Escolher os temperos
Primeiramente, você precisa definir quais temperos quer plantar, pois isso determinará as especificidades dos materiais a serem comprados e o tipo de manutenção necessária.
Outro ponto a ser considerado nesta escolha, é o fato de que algumas plantas são companheiras e outras são antagônicas, ou seja, o crescimento de uma beneficia ou prejudica o da outra.
Então é muito importante pesquisar antes sobre as características dos temperos desejados para decidir quais deles podem ser plantados juntos e quais devem estar sozinhos para um bom crescimento.
2º Passo: Comprar os materiais
Você vai precisar de:
- Vaso cerâmico (altura de 30 cm para plantas que precisam de maior profundidade como capim cidreira, manjericão, alecrim, sálvia, pimenta)
- Jardineira plástica (altura de 15 cm para plantas rasteiras como salsinha, coentro, cebolinha, orégano)
- Terra orgânica já preparada e adubada
- Pedras, cacos de tijolos, de vasos ou argila expandida
- Manta bidim
- Mudas orgânicas
- Pá
Importante: A floreira deve ter vários furos para promover o escoamento da água.
3º Passo: Plantar
Para simplificar a explicação, esse passo é dividido em 4 etapas:
1º Etapa: Para começar, jogue uma camada fina de argila expandida dentro da jardineira, para deixar a horta com a umidade certa, evitando que a terra se encharque.
2º Etapa: A segunda camada é a manta de bidim. Sua função é filtrar a água, preservando os nutrientes que irão alimentar as plantas.
3º Etapa: Faça uma camada de terra orgânica ocupando os 2/3 restantes do vaso e regularize a superfície, sem compactá-la demais, de forma a permitir que a água escoe facilmente.
4º Etapa: Feita a base, tire a muda do saco plástico que a envolve e a coloque no vaso. A disposição das mudas, se serão intercaladas numa espécie de zigue-zague ou em fileira, vai depender do tipo de tempero. No caso da cebolinha e do coentro, por exemplo, você pode fazer duas fileiras.
Conforme você for enterrando as mudas, complete a jardineira com mais terra, mas lembre-se sempre de não compactar demais a terra.
4º Passo: Cuidar
Sol e água: Depois da horta pronta, o vaso deve ficar em local que receba luz e ser regado diariamente, o ideal é que seja logo pela manhã. Algumas plantas, como o manjericão, não gostam de muita água, por isso, coloque o dedo para verificar o quanto a terra está úmida.
Se você mora em apartamento, opte por deixar a sua horta, pelo menos por algumas horas ao dia, em lugares mais arejados como sacadas ou áreas de serviço para que ela receba sol o suficiente.
Adubação: Para preservar a horta, a cada três meses, realize uma manutenção e faça o controle de doenças e pragas. Nessa época, faça a adubação de cobertura superficial, espalhando sobre a terra uma mão de húmus de minhoca ou esterco de vaca.
É isso gente. Bem simples, né?
E se você quiser que a horta na sua casa ou apartamento tenha um toque de sofisticação e mais funcionalidade, a Simonetto Porto Alegre projeta sob medida para você!
Para saber mais, solicite atendimento exclusivo aqui.
Veja também o que não pode pode faltar na sua cozinha planejada.