Móveis Planejados Sob Medida

Sala de jogos em casa: 5 dicas para montar a sua

Sala de jogos em casa: 5 dicas para montar a sua

É essencial para quem gosta de receber amigos e família em casa ter um espaço descontraído, que mantenha todos os convidados confortáveis e distraídos. Uma sala de jogos seria o cômodo ideal para suas recepções!

Este ambiente tem se tornado cada vez mais presente e tem como proposta aumentar as interações entre todos. Não existem muitas regras para criar um ambiente de diversão. O essencial mesmo é ter jogos que serão do gosto da grande maioria e que sejam adequados para o espaço disponível.

Além dos jogos, a decoração do espaço vai aumentar o conforto e a imersão neste momento de diversão. Se você está pensando em montar uma sala de jogos em casa, confere só as nossas dicas:

 

1. Espaço disponível

Essa é uma observação básica para você organizar sua sala de jogos. Qual é o espaço disponível que você tem? Isso vai limitar os tipos de jogos e demais objetos decorativos que você poderá instalar no ambiente. Alguns jogos demandam mais espaço, outros precisam de mesas, etc.

Para deixar o ambiente confortável, você também vai precisar de sofás, para alguns convidados sentarem enquanto aguardam sua vez ou conversam. Se o espaço for muito limitado, você já pode começar a pensar em móveis mais funcionais, como mesas retráteis que possam ser encaixadas na parede ou mesas de sinuca com tampões para que ela sirva de mesa quando não estiver sendo usado, etc.

 

2. Jogos

Sabendo o espaço que você tem, você pode começar a pensar no que você vai querer colocar na sua sala de jogos.

Se você é fã de esportes, assim como seus amigos, que tal preparar um ambiente com um telão e um bom som para assistir aos jogos do seu time favorito? Você também poderá instalar consoles na televisão.

Mesas de sinuca, pebolim e pingue-pongue são destaque e normalmente ficam mais centralizadas na sala, até para dar maior mobilidade aos jogadores. Você pode colocar fliperamas encostados nas paredes ou pendurar jogos, como dardos.

Se você tem muitos jogos de mesa, como dama, gamão e xadrez, ou jogos de tabuleiro, também vai querer uma mesa e cadeiras confortáveis no cômodo. O mesmo serve para jogar cartas.

3. Suprimentos

Se você vai receber pessoas no ambiente e assistir a campeonatos ou semelhantes, é legal ter alguns alimentos e bebidas mais a mão. Pensando nisso, você pode instalar um frigobar em algum canto do cômodo, também colocando um pequeno armário para guloseimas. Além de você não precisar sair do cômodo toda a hora, também não vai perder nenhum lance ou piada. Fica mais prático para todos.

Além disso, você também poderia integrar um bar no ambiente, colocando algumas bebidas mais variadas e deixando o ambiente com a sua personalidade. Você pode usar prateleiras para expor as bebidas caso esteja sem espaço para um balcão. Tenha mesas de apoio para que os convidados deixem seus copos e petiscos.

 

4. Decoração

Você pode escolher um tema para sua sala de jogos ou apenas ir decorando como você preferir. Algumas pessoas colocam logo de marcas famosas e quadros temáticos. Decorações antigas e retrôs também são uma escolha popular. Se você gosta de requinte, uma decoração mais refinada dá muito estilo ao ambiente e você encontra muitas mesas de bilhar que possuem um acabamento mais trabalhado, complementando muito sua decoração.

Não esqueça do conforto: invista em bons sofás, cadeiras e pufes. Referente a pintura, a sala de jogos é muito eclética e aceita tanto tons mais neutros quanto tons vibrantes e fortes, até mesmo estampados. Uma parede pintada com tinta de quadro negro pode ajudar você a marcar as pontuações e seus amigos podem deixar mensagens para você!

 

5. Som e iluminação

Agora que você já escolheu os jogos e organizou a decoração, não esqueça de trabalhar os detalhes do ambiente. Tenha algum aparelho de som que vá tocar uma música agradável para todos, enquanto vocês jogam e conversam. Pode ser um rock, música clássica ou ambiente, mas é ideal que tenha um som para distrair a todos no fundo. Pode ser direto na televisão, ou uma caixa de som móvel que você possa conectar o celular.

Sua sala de jogos também vai precisar ser bem iluminada, então aposte em lustres pendentes sobre as mesas que precisam de uma boa luz. Invista em peças bonitas pois elas farão parte do contexto. Um teto com gesso e iluminação embutida seria um detalhe muito elegante.

 

Não se esqueça que os jogos devem contemplar os gostos de toda a família! Este ambiente confere um espírito jovial a casa e desafia a criatividade das pessoas. Com certeza você e seus amigos e parentes vão se divertir muito neste ambiente.

Se você não está com muito espaço disponível, ainda é possível integrar a sala de jogos com sua sala de estar. Ter uma sala de jogos não é tão impossível quanto parece, basta organização!

 

Vai montar sua sala de jogos? O que achou das dicas? Compartilhe seus pensamentos com a gente!

 

Pode interessar também: 5 dicas para montar uma sala de cinema em casa


Related Posts

Decoração hygge: 5 dicas para adotar esse estilo na sua casa

Decoração hygge: 5 dicas para adotar esse estilo na sua casa

A decoração Hygge (lê-se “hu-gah”) é de origem dinamarquesa, e surgiu com a necessidade de se criar um ambiente quente e acolhedor nas frias casas nórdicas. Para isso, valoriza-se a iluminação natural (já que no país o sol aparece somente por algumas poucas horas do […]

Decoração de verão: 5 dicas para preparar a casa para a estação

Decoração de verão: 5 dicas para preparar a casa para a estação

Apesar das altas temperaturas, o verão traz consigo muita energia e alegria! Além de exigir o uso de roupas mais leves, a estação também pede uma adaptação nos cômodos da casa, para que os ambientes fiquem mais arejados e frescos. Pensando nisso, separamos algumas dicas […]

Cores 2018: saiba o que vai bombar para decorar a sua casa

Cores 2018: saiba o que vai bombar para decorar a sua casa

Já estamos nos últimos dias do ano e está na hora de saber quais são as tendências de cores 2018 divulgadas pelo Instituto de Cores Pantone, em Chicago! Para fazer as escolhas, o Instituto considera as peças mais relevantes de diversos ramos, como passarelas de […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *