Móveis Planejados Sob Medida

5 dicas para montar uma sala de cinema em casa

5 dicas para montar uma sala de cinema em casa

Se tem algo que gostamos de fazer, é assistir a um bom filme, acompanhados de pessoas que amamos e, se possível, no conforto do nosso lar. Quem nunca sonhou em ter uma sala de cinema em casa, não é mesmo? A verdade é que, considerando os recursos multimídia disponíveis no mercado, talvez essa vontade não seja tão inalcançável.

Existem algumas dicas e ideias que você pode seguir e adaptar para conseguir montar sua própria sala de cinema em casa! Se realmente é algo que você quer, verá que não é tão difícil quanto você imaginava. Depois que você montar, não vai mais querer desgrudar do telão! Confira nossa seleção de dicas:

1. O visor

sala de cinema em casa 1

Referente a resolução da imagem, lembre-se de que é uma sala de cinema e você vai querer qualidade de imagem. As televisões com resolução de 4K são as melhores do mercado no momento e seus preços já começaram a cair. Como é o lançamento mais recente, a vida útil da sua compra aumenta.

Você também pode optar por usar um telão ou pintar a parede para projeções (encontrado em lojas especializadas).

2. O som

sala de cinema em casa 2

Uma sala de cinema em casa que se preze precisa ter um sistema de som competente. Para isso, tenha em mente que o home theater acaba sendo a melhor opção. Como feito para a escolha da televisão, aqui você também precisa saber qual o espaço que você tem disponível para a instalação do equipamento. Se o espaço é menor, você pode investir em um equipamento de potência reduzida, até para que as emissões sonoras não sejam agressivas aos ouvidos.

Espalhe as caixas pela sala, fazendo testes antes de instalar o equipamento definitivamente. Uma ótima dica é prendê-los no teto, fazendo com que o som chegue a você com maior qualidade.

Lembre-se de que esses equipamentos costumam ser acompanhados de vários cabos e você vai querer mantê-los escondidos.

Caso o ambiente seja muito pequeno e seu orçamento para isso seja limitado, invista em uma soundbar que ficará em frente a televisão.

3. A sala

sala de cinema em casa 3

A atmosfera do cômodo é muito importante para colaborar com a imersão dos usuários! Escolha um tom neutro, escuro ou terroso para as paredes. Coloque algumas luminárias ao longo da parede, preferencialmente reguláveis ou controladas através de controles.

Também pense a respeito do isolamento do ambiente! Se você não quer que o som saia para demais cômodos da casa, procure pelo isolamento de padrão internacional R30.

4. Os móveis

sala de cinema em casa 4

Agora vamos falar de algo muito importante: o sofá! Para você curtir todo esse universo de entretenimento particular, você precisa estar se sentindo o mais confortável possível! Antes de comprar, experimente o produto e veja se você se sente realmente a vontade.

Lembre-se de verificar o espaço disponível na sua sala de cinema em casa, para evitar surpresas. Se você é do tipo que gosta de esticar as pernas e ocupar espaço, pode ser que prefira algum móvel reclinável. Tudo vai depender do seu gosto, escolha com sabedoria e calma!

Não se esqueça de cuidar o tecido do qual o sofá é feito. Não escolha nenhum que solte pelugens ou que pinique. Procure evitar o couro. Se o sofá não for tão grande, complemente com um tapete macio, para que o pessoal possa se jogar no chão e ainda assim ficar confortável!

Outra detalhe importante é a cortina. Sala de cinema e luminosidade excessiva não combinam nem um pouco! Assim, você precisa escolher uma cortina que deixe o ambiente aconchegante e escuro. Procure usar tecidos sobrepostos e do tipo blackout. O ideal é que a cortina ocupe um espaço um pouco além das bordas da sua janela, para garantir que nenhuma luz irá passar pelas laterais.

Não se esqueça também de investir em almofadas confortáveis. Várias! Para que ninguém fique sem quando a sala estiver cheia. Pense também se você vai querer instalar um ar condicionado no ambiente e veja se realmente há espaço para isso.

5. O conteúdo

sala de cinema em casa 5

Agora que tudo está pronto, só falta apertar o play! Para isso, é muito importante saber como você fará para que os filmes passem na televisão. Será através de algum programa pago? Será necessário conectar algum outro aparelho ao televisor por bluetooth ou cabos? Você precisa saber a forma antes de comprar a tv, para saber se os formatos são compatíveis.

Filmes, pipoca e aconchego! Isso tudo sem sair de casa. Precisa de algo mais? Pense nas experiências que você já teve com salas de cinema e as avalie, pensando no que você gostaria que fosse diferente. Como você pôde ver, para montar sua sala de cinema em casa só é preciso de planejamento.

É possível adaptar qualquer ambiente, então não deixe para depois! Com certeza você vai aproveitar muito assim que tudo estiver pronto e vai ser uma ótima forma de reunir a galera, que sem dúvidas também vai amar o ambiente!

 

Pensando em fazer uma sala de cinema em casa? O que mais você colocaria? Passa a pipoca e nos conta como seria!

 

Pode interessar também: Estilo Escandinavo: 5 dicas para adotar essa decoração na sua casa 


Related Posts

Decoração hygge: 5 dicas para adotar esse estilo na sua casa

Decoração hygge: 5 dicas para adotar esse estilo na sua casa

A decoração Hygge (lê-se “hu-gah”) é de origem dinamarquesa, e surgiu com a necessidade de se criar um ambiente quente e acolhedor nas frias casas nórdicas. Para isso, valoriza-se a iluminação natural (já que no país o sol aparece somente por algumas poucas horas do […]

Decoração de verão: 5 dicas para preparar a casa para a estação

Decoração de verão: 5 dicas para preparar a casa para a estação

Apesar das altas temperaturas, o verão traz consigo muita energia e alegria! Além de exigir o uso de roupas mais leves, a estação também pede uma adaptação nos cômodos da casa, para que os ambientes fiquem mais arejados e frescos. Pensando nisso, separamos algumas dicas […]

Sala de jogos em casa: 5 dicas para montar a sua

Sala de jogos em casa: 5 dicas para montar a sua

É essencial para quem gosta de receber amigos e família em casa ter um espaço descontraído, que mantenha todos os convidados confortáveis e distraídos. Uma sala de jogos seria o cômodo ideal para suas recepções! Este ambiente tem se tornado cada vez mais presente e […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *