Móveis Planejados Sob Medida

Sofá: 4 dicas importantes para acertar na escolha

A escolha do sofá da sala é crucial, pois é ele que predominantemente determinará o quão confortável ela será. Além disso, é nele você receberá os seus amigos e familiares seja para assistir um filme ou mesmo para botar o papo em dia. Resumindo, o sofá é o lugar no qual você passará a maior parte do tempo enquanto estiver na sala. Com isso em mente, já dá para imaginar porque é tão importante que ele seja super confortável, né?

No entanto, não basta que o sofá seja aconchegante: ele precisa também ser bonito e combinar com a decoração da sala. Afinal de contas, a harmonia do ambiente também é fundamental para que a gente se sinta bem. Por isso, uma série de fatores e variáveis pode tornar a escolha do sofá uma tarefa difícil. É preciso considerar o tecido, a cor, o tamanho, o estilo, entre outros. Mas não se preocupe, foi pensando nisso tudo que separamos 4 dicas importantes para você acertar na escolha do seu sofá. Confira!

 

  • Acerte na cor

Para acertar na cor, é importante ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo, é o sofá que determinará a cor do tapete: se o primeiro for escuro, então o segundo deve ser de tom claro. Isso evitará que o ambiente fique muito escuro e pesado. Se o sofá for estampado, então deve-se apostar em uma peça neutra para o chão. Do contrário, se ele for liso, um tapete estampado torna-se uma boa pedida. Em geral, sofás lisos e de cores neutras dão menos margem ao erro.

Outra coisa que deve ser levada em consideração na hora de optar pela cor do sofá é se tem criança e cachorro em casa. Tanto os pequenos quanto os bichinhos sujam com facilidade os móveis da casa e, por isso, apostar em um tom escuro para eles pode ser uma escolha inteligente. Porém, se você não abre mão de ter um sofá branco, bege ou de outra cor clara, a dica é investir em um de couro/couro sintético, pois facilitam na hora da  limpeza. Por fim, se sua sala for pequena e mesmo assim você escolher um móvel escuro, priorize tons claros no restante da decoração. Isso evitará a sensação de que o espaço é menor.

 

  • Defina o tecido

A escolha do tecido deve levar em conta os seguintes fatores: durabilidade, permeabilidade, facilidade na limpeza e conforto. Dentre os principais materiais que revestem os sofás, pode-se citar o sintético, o suede e o chenille. Em relação a durabilidade, o sofá em couro sintético possui alta resistência, sendo impermeável e também muito fácil de limpar. Por isso, é especialmente recomendado para pessoas que possuem alergia ou que tenham crianças e animais em casa, pelo motivo já mencionado anteriormente. O inconveniente desse tipo de tecido é que no inverno são extremamente frios, enquanto no verão ficam quentíssimos.

O chenille e o Suede são dois materiais muito aconchegantes, sendo que o primeiro – que lembra muito o veludo – era tido como o tecido mais macio e confortável até pouco tempo. Porém, como o Suede é financeiramente um material mais vantajoso, o chenille passou a não ser mais tão utilizado. Outro ponto negativo para o chenille é que ele não é um material de fácil limpeza, pois possui muitos vincos. Por esse mesmo motivo, não é o mais indicado para pessoas que tenham animais domésticos em casa, ou então algum tipo de alergia. O suede, por sua vez, é de limpeza extremamente fácil, já que não possui tramas aparentes. Definitivamente, ele é o queridinho do momento, sendo o mais procurado atualmente.

 

  • Determine o tamanho

Nesse caso, o fator que deve ser observado é o tamanho da sua sala. O cálculo é simples: se ela for grande, então o seu sofá também poderá ser. Agora, se ela for pequena, então você terá de tomar mais cuidado na hora de determinar o tamanho do móvel. O ideal é que em volta dele se tenha, pelo menos, 70 cm de espaço disponível para circulação. Em geral, as salas possuem espaço para dois sofás, um maior e outro menor. Mas, se esse não é o seu caso, a dica é investir em puffs – que são menores, mas também confortáveis e acomodam pessoas.

 

  • Escolha o estilo

Por fim, você deve também definir o estilo do seu sofá: tradicional, retrátil, em “L”, sofá-cama e sofá com chaise são algumas das opções disponíveis no mercado. O tradicional normalmente possui dois ou três lugares, sendo que até pouco tempo era bem comum o uso de um sofá com três lugares e outro menor com dois numa mesma sala. Agora, isso saiu um pouco de moda e o segundo sofá está dando lugar às poltronas e/ou bancos. Já o sofá retrátil vem sendo muito utilizado, pois o fato dele possuir uma parte que fica fechada e “escondida” economiza espaço. Aliás, esse modelo é uma ótima opção para quem possui sala pequena, mas ainda assim valoriza o conforto de poder se esticar na hora de assistir um filme.

O sofá-cama é uma boa saída para quem não possui quarto de hóspedes e vive recebendo visitas. Apesar de já ter sido rotulado de feio e desconfortável, hoje em dia é possível encontrar sofás-cama muito bonitos e aconchegantes. O sofá em “L” é o sonho de muitas pessoas pelo fato de ser grande e charmoso. Ele pode ser utilizado também em grandes ambientes para dividi-los, não sendo de uso exclusivo no canto da sala. É ideal para salas e famílias grandes, que precisam de muitos acentos para sentar.

Muito parecido com o sofá em “L”, existe também o sofá com chaise: ele possui a extensão de um dos assentos, permitindo que a pessoa fique com as pernas esticadas. Esse modelo está disponível em diversos tamanhos no mercado, podendo ser utilizado desde em salas pequenas, até nas maiores. É recomendado para quem quer dar um toque moderno à sala.

E então, gostou das dicas? Já sabe qual o sofá certo para você? Conta pra gente nos comentários!

E se você gostou dessas dicas, pode ser que se interesse também por saber 4 razões para apostar no amarelo na decoração da casa.


Related Posts

Travesseiro: Saiba como escolher o melhor

Travesseiro: Saiba como escolher o melhor

Já é de conhecimento geral que nós passamos cerca de um terço da nossa vida dormindo. Esse é um momento essencial para que a gente descanse, se recupere e fique renovado. Por isso, é muito importante que o sono seja de qualidade para que tenhamos […]

Luminárias Pendentes: Como escolher

Luminárias Pendentes: Como escolher

Na hora de reformar ou construir, a beleza e o estilo da decoração são sempre aspectos muito importantes a serem considerados em seu projeto. Versáteis e adaptáveis, luminárias pendentes casam bem com ambientes contemporâneos e modernos, e são alternativas simples para se dar vida a […]

Saiba quais são as plantas ideais para cada cômodo da casa

Saiba quais são as plantas ideais para cada cômodo da casa

Não é segredo que plantas são ótimas aliadas na decoração dos ambientes! Uma única planta pode alterar todo o cômodo, trazendo frescor, vida e renovação. Cultivá-las em casa não só pode ser um relaxante passatempo para você como também vai trazer muitos benefícios para o […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *