fbpx

Sapatos: Saiba a forma correta de guardar e conservar

Guardar os sapatos pode não ser uma tarefa tão fácil – principalmente na primeira vez em que isso é feito. No entanto, é fundamental que se tenha uma atenção na hora de armazená-los, pois isso influenciará a “vida útil” deles. Sapatos bem guardados têm a sua forma preservada e tornam-se bem conservados por mais tempo. Além disso, a organização deles também facilita na hora em que você estiver procurando por algum par específico. Muitas vezes, a desordem faz com que você até esqueça que o possui.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que irão te ajudar a guardar os seus sapatos corretamente, de forma a conservá-los e preservá-los. Confira!

  • Determine um local para seus sapatos

Primeiramente, é preciso determinar o local em que você armazenará os seus sapatos para depois organizá-los. O mais indicado é que você aposte em “casulos”, como aqueles de adegas de vinho. Confeccionados tanto em acrílico quanto em madeira, esses “casulos” podem ficar em algum espaço já disponível dentro do seu roupeiro/closet.

Mas se você é fã das prateleiras, fique à vontade para investir em uma. No entanto, evite as inclinadas. Elas são muito bonitas, porém se você tiver a pisada torta, à medida em que os seus sapatos forem envelhecendo, também ficarão um pouco tortos. Dessa forma, eles não pararão em pé na prateleira inclinada, caindo uns sobre os outros. Esse tipo de prateleira também não economiza espaço. Por isso, se for optar por ela, procure fazê-la sob medida.

Outra opção é comprar suporte para sapatos desenvolvidos especialmente para armazená-los. O bacana é que você pode escolher onde colocá-lo: no quarto, na área de serviço ou em outro cômodo. Existem diversos tipos, você pode optar por aquele que melhor se adequar ao seu espaço.

  • Organize-os de forma inteligente

Com o local de armazenamento dos seus sapatos previamente definido, você já pode organizá-los. Comece limpando o interior e as solas deles antes de guardá-los. Feito isso, procure organizar os pares de forma em que um deles fique a frente do outro. Desse modo, você economiza espaço e ainda consegue visualizar todos os sapatos que possui, evitando que algum deles caia no esquecimento.

Se o seu espaço for pequeno, você também pode guardar os chinelos, sapatilhas, rasteirinhas e tênis em um cesto. Coloque-os de pé e com as solas umas viradas para as outras. Procure deixar os calçados que mais utiliza a frente, bem visíveis. Caso não seja você quem organize os sapatos, oriente a pessoa que fizer isso a armazená-los conforme a cor. Dificilmente uma outra pessoa saberá agrupá-los conforme a frequência em que você utiliza seus sapatos, por isso guardá-los por cores facilitará a sua vida na hora de procurar e a da pessoa, na hora de organizar.

  • Evite caixas de sapatos

Você já comprou aquele sapato que veio dentro de uma caixa tão bonita que ficou com pena de botá-la fora e por isso continuou usando-a? Pois é. Na verdade, não tem problema em reutilizá-la, desde que não seja para guardar os sapatos. Isso mesmo: guardar sapatos dentro de caixas está proibido. Isso porque, além de dificultar a visualização, não há ventilação dentro dela, propiciando o surgimento de mofo.

Portanto, jamais faça isso com seus sapatos. E, se gostou tanto da caixa, utilize-a como organizadora de objetos, servindo como divisória organizadora. Aliás, caixas são as melhores organizadoras que existem.

  • Preserve a forma dos sapatos

Sabe aquela bota de cano longo que não para em pé, ou então aquele sapato social que é mais estruturado e com o tempo ficou todo deformado? Pois então, eles necessitam uma atençãozinha especial no armazenamento. Caso contrário, se deformarão com o tempo. Para armazená-los corretamente, você pode adquirir um modelador de sapato, que nada mais é que um objeto que imita o formato do pé dentro do calçado e evita que ele se deforme com o tempo. Esses modeladores conservam e protegem o seus pares, sendo um bom investimento. Porém, se você não quer gastar com eles, pode improvisar utilizando jornal: basta fazer bolinhas e colocar dentro do sapato. Além de preservar a forma, o jornal também retirará a umidade, evitando maus odores.

No caso das botas de cano longo, também existem moldes específicos disponíveis no mercado. Mas você também pode improvisar em casa, utilizando cartolina ou papelão, por exemplo. Outra forma possível é utilizando uma garrafa pet vazia, bem limpa e seca: basta colocar algumas pedrinhas de aquário dentro dela e acondicioná-la dentro da bota. Isso preservará o formato original das suas botas.

  • Livre-se dos maus odores

Nós sempre falamos aqui de uma substância muito versátil, o bicarbonato de sódio. Pois saiba que ele também é útil no combate aos maus odores provocados pelos sapatos. A dica aqui é que você coloque um pouco do sal (uma colher de sopa é suficiente) em um pedaço de TNT (tecido que permite ventilação, mas não deixará que o bicarbonato vaze) e feche com um elástico formando um sachezinho. Então, coloque-o dentro do sapato e livre-se dos maus odores.

E você, como faz para organizar os seus sapatos? Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários!

 

E se você gostou desse conteúdo, pode ser que se interesse também em saber 5 dicas para manter o hall de entrada limpo e organizado.

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais