Móveis Planejados Sob Medida

Saiba quais são as plantas ideais para cada cômodo da casa

Saiba quais são as plantas ideais para cada cômodo da casa

Não é segredo que plantas são ótimas aliadas na decoração dos ambientes! Uma única planta pode alterar todo o cômodo, trazendo frescor, vida e renovação. Cultivá-las em casa não só pode ser um relaxante passatempo para você como também vai trazer muitos benefícios para o ambiente ao seu redor.

É muito importante prezar a sensação de bem-estar dentro de casa e pode ser que este seja o toque especial que está faltando na sua residência. As condições de luz, umidade e ventilação precisam ser levadas em consideração na hora de decidir.

Confira abaixo algumas recomendações de plantas de acordo com os ambientes da sua casa:

 

●  Cozinha

Plantas-cozinha
Plantas para cozinha

O calor do ambiente pode impactar negativamente as suas plantas, então tenha o cuidado de não colocá-las muito perto do fogão ou do forno. Uma ideia muito bacana para a cozinha é plantar ervas e temperos como a salsinha, capim-cidreira, manjericão, boldo, alecrim, hortelã, pimenta, etc.

Procure deixá-las próximas às janelas, pois normalmente são plantas que precisam de iluminação. Caso você queira plantar uma flor, considere as violetas (preferencialmente em potinhos de barro e não de plástico), regá-las uma vez por mês será suficiente. A costela-de-adão é uma folhagem bonita que gosta de lugares quentinhos.

 

●  Banheiro  

plantas-para-banheiro
Plantas para banheiro

Além de ser um ambiente bem úmido, o banheiro também tende a ser menos iluminado, com pouca entrada de luz. Sendo assim, a escolha das plantas deve ser mais cuidadosa. Além de serem bem mimosas, as suculentas costumam ser bem resistentes. Porém, tente não esquecê-las: elas precisam de sol ao menos uma vez por semana e irrigação regular.

O bálsamo e o bambu da sorte também são ótimas opções. O segundo, além de não gostar muito de luz e viver na água, ainda traz boas energias para o ambiente. Caso esteja procurando por uma planta mais funcional, escolha a babosa. Além de ficar bem bonita você ainda pode usá-la para tratar a pele, o cabelo e queimaduras.

 

● Quintais e varandas

Plantas para quintal
Plantas para quintal

Nesse quesito nós temos bem mais opções disponíveis. Desde plantas frutíferas e de grande porte, como a jabuticabeira, como flores de pequeno porte, que cabem em vasos. Abusem das flores (como onze-horas, petúnias, azaleias, girassol, rosas, etc) e experimente plantas mais diferenciadas como poejo, hibisco, goiabeira, pitangueira, etc. Chás como camomila, erva-cidreira e erva-doce também são boas opções.

 

●  Sala

Plantas para sala
Plantas para sala

Se sua sala é bem iluminada, aproveite esta vantagem e escolha espécies que precisam de luz solar. A costela-de-adão, ráfia e dracena são opções bem interessantes e, se bem cuidadas, podem durar anos.

Se sua sala é um pouco mais escura, experimente plantas como a zamioculca, pleomele verde ou samambaia, cuidando para que a terra sempre esteja úmida. A jibóia também uma opção, podendo ser pendurada próximo ao teto para acentuar a percepção da altura do ambiente. Uma bela pata-de-elefante no canto da sala dá um toque refinado ao ambiente.

 

● Quarto

Plantas para quarto
Plantas para quarto

Se você gosta de flores e aromas, uma jasmim no quarto pode ser uma opção interessante. Além de bela, o aroma do jasmim promove um sono calmo e relaxante. A espada-de-são-jorge é uma planta que fica muito bonita em cima de qualquer superfície. Além de poder colocar nos criados mudos do quarto, também fica interessante em outros cômodas da casa.

Claro que a variedade de plantas que existem são infinitas, mas, se você não sabe por onde começar, tente escolher uma dessas opções! O verde vai renovar a sua casa e embelezar o ambiente. Parece um detalhe pequeno mas quando você ver as plantas espalhadas, vai se perguntar como que ficou sem elas durante todo esse tempo!

 

Já sabe quais plantas vai escolher? Já tem alguma delas em casa? Conhece outra opção? Queremos saber a sua opinião!

 

Veja  também: Flores de outono: 6 espécies ideais para cultivar nessa estação


Related Posts

Luminárias Pendentes: Como escolher

Luminárias Pendentes: Como escolher

Na hora de reformar ou construir, a beleza e o estilo da decoração são sempre aspectos muito importantes a serem considerados em seu projeto. Versáteis e adaptáveis, luminárias pendentes casam bem com ambientes contemporâneos e modernos, e são alternativas simples para se dar vida a […]

Decoração de inverno: 5 dicas para deixar a casa mais acolhedora

Decoração de inverno: 5 dicas para deixar a casa mais acolhedora

É normal passarmos mais tempo dentro de casa durante os meses mais frios do ano. Aproveitando esse clima mais caseiro, que tal mudar um pouco sua decoração e deixar o ambiente mais aconchegante para você e sua família? Nesse post nós separamos algumas dicas para […]

5 dicas para acertar na compra do edredom

5 dicas para acertar na compra do edredom

Com o frio chegando, precisamos nos preparar e ter materiais de qualidade para nos esquentar. O edredom, além de ser funcional, também pode ser um item de decoração do seu quarto, deixando sua cama sempre aconchegante e bem arrumada. Por isso, separamos algumas dicas para […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *