Nosso blog

Organize a sua casa de uma vez por todas com a técnica japonesa dos 5s

Organize a sua casa de uma vez por todas com a técnica japonesa dos 5s

Dicas de decoração Simonetto Porto Alegre 15/06/2017

Nascida no japão, a prática dos 5s foca na organização de ambientes. Muito se ouve falar deste método em empresas e escolas e ele também pode ser facilmente aplicado para a organização da sua residência.

Os 5s se referem as 5 técnicas que compõem essa ideia: seiri (utilização), seiton (ordenação), seiso (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke (disciplina). Se incorporados aos poucos, com o tempo estes conceitos serão ótimos aliados na sua rotina. Podemos aplicá-los para organizar qualquer ambiente e ao pouco vamos criando novos hábitos.

Veja um pouco mais sobre os conceitos e como você pode aplicar na organização da sua casa também:

 

  • Seiri (senso de utilização)

Aqui você precisa identificar todos os itens que não usa mais. E nada de guardar aquele item que faz mais de ano que você não usa mas que “talvez precise no futuro”.

Analise seus objetos, documentos, roupas, etc. Para te ajudar, foque em algumas questões como, por exemplo: qual a frequência de utilização disso? Por quantos anos preciso guardar esse documento? Este aparelho está funcionando? Eu vou levar para o conserto? Eu usaria ele? Posso doar estas roupas?

Rasgue os documentos que não for mais guardar, doe o máximo de itens que conseguir, evitando o descarte. Resumindo, faça uma bela de uma limpeza e reduza o máximo possível.

 

  • Seiton (senso de ordenação)

Agora que você já abriu mão de várias peças sobressalentes e desnecessárias, organize o que restou. Categorize seus documentos em caixas, separando informações pessoais, profissionais, compras, residenciais, etc. Separe suas roupas de acordo com o uso, organize seus produtos de beleza, junte tampas e potes que estão espalhados pelos armários, organize as gavetas e mesas. Exercite deixar cada coisa em seu devido lugar.

 

  • Seiso (senso de limpeza)

Esse conceito, além de focar em deixar tudo limpo e higienizado, também tem um sentido de manter as coisas em sua melhor condição de uso, não desperdiçar materiais e descartá-los corretamente. Quando terminar de usar alguma coisa (na cozinha, lavanderia), guarde tudo em seu devido lugar. Mantenha seus armários limpos, evite guardar restos de alimentos, não deixe as coisas espalhadas, tire o pó, armazene as coisas com cuidado. A ideia deste conceito é que um local limpo não é o local que mais se limpa, mas sim o que menos suja.

 

  • Seiketsu (senso de saúde)

Essa parte é mais pessoal, focando nos seus hábitos de asseio, como saúde bucal, higienização de roupas, etc. Hábitos relacionados a sua saúde também entram neste quesito: sua alimentação, sedentarismo, vícios, postura, saúde mental, etc.

 

  • Shitsuke (senso de autodisciplina)

Explique a situação para sua família. Para manter essa organização, todos terão que ajudar e adotar os 5s. Aos poucos, organize listas de tarefas que precisam ser feitas diária, semanal, mensal e anualmente. Se deixarmos para depois, aos poucos toda a bagunça vai retornando e precisamos recomeçar do zero. É importante ter disciplina neste momento. Esse é o senso mais difícil pois implica na mudança de hábitos.

Embora no início os 5s sejam uma tarefa difícil, com o tempo você verá que as coisas ficarão mais fáceis. Com certeza você vai colher muitas benefícios desta experiência. Só o primeiro passo já é algo muito válido, que devemos exercitar de tempos em tempos. Especialmente se você acumula muitas coisas e não está acostumado ao desapego. Tenha bastante foco e você irá conseguir!

 

Você usa a técnica dos 5s? Como tem sido? Conta pra gente!

 

Pode interessar também: Como escolher toalhas de banho de qualidade 

Deixe um comentário!