fbpx

Micro-ondas: 5 dicas e cuidados importantes na hora de limpar

O micro-ondas tornou-se fundamental na cozinha de qualquer pessoa. Afinal de contas, na correria do dia-a-dia, cada minuto é precioso. E esse eletrodoméstico com certeza sabe como economizar muitos. Mas, em contrapartida, não pode haver economia em sua limpeza – que deve ser frequente – porque o seu constante uso pode propiciar o acúmulo de bactérias e, consequentemente, a contaminação dos alimentos. Além da frequência, são necessários também alguns cuidados importantes na hora de limpá-lo. Separamos aqui 5 deles e algumas dicas para ajudá-la nessa tarefa. Confira! 🙂 

  • Limpe logo que sujar

    micro (6)

É fundamental que você limpe assim que cair alguma sujeira no prato do micro-ondas ou assim que perceber respingos de comida no eletrodoméstico. Caso contrário, os resquícios de alimento irão contribuir para a proliferação de bactérias. Consequentemente, essas bactérias contaminarão a comida a ser aquecida, podendo causar doenças (como infecção alimentar) a quem consumi-la. Além disso, o hábito de limpar o micro-ondas na hora, sem deixar para depois, evita que ele fique impregnado de sujeira. Portanto: sujou, limpou!

  • Utilize técnicas de limpeza

    micro (2)

Se você seguir a dica anterior, dificilmente seu micro apresentará sujeiras muito grosseiras e difíceis de serem retiradas. Mas, se isso acontecer, existem algumas técnicas de limpeza que podem te ajudar a amolecê-las. Uma delas é colocando um recipiente com água e uma colher de sopa de vinagre dentro do micro-ondas, na potência máxima durante 5 minutos. O vapor auxiliará na remoção da sujeira. Outro método é colocando uma jarra com água e algumas rodelas de limão dentro do aparelho, também na potência máxima durante 3 a 4 minutos. Após retirar o recipiente ou a jarra do micro-ondas, basta passar um pano limpo e seco ou então um papel toalha para a total remoção da sujeira. Fácil, né?

O mais legal é que além de limpar, esses métodos também tiram o mau cheiro do eletrodoméstico. Por outro lado, é importante ressaltar que eles não devem ser utilizados com muita frequência, pois tanto o limão quanto o vinagre são ácidos e podem acabar oxidando o metal do forno, ocasionando ferrugem no seu micro-ondas.

  • Não utilize produtos químicos

    micro (1)

É importante que você saiba a maneira correta de limpar o seu micro-ondas, aumentando a vida útil dele. Utilizar produtos químicos, por exemplo, está fora de cogitação. Isso porque esses produtos “milagrosos” comprometem o seu aparelho, deixando-o mais suscetível à oxidação e ferrugem. Além disso, eles comprometem também a sua saúde, pois podem ficar retidos nas paredes do micro e contaminar o seu alimento. E ninguém quer se alimentar de uma comida contaminada por cloro, não é mesmo?

Portanto, para a limpeza utilize apenas um pano úmido com detergente ou sabão neutro, que não possuam cloro na formulação. Após passar o pano úmido, seque bem a região, evitando as manchas. Caso não saia toda a sujeira, você pode colocar uma tigela com água para aquecer, durante 3 a 5 minutos. O vapor irá ajudar a soltá-la. Mas se mesmo assim não for o suficiente para a limpeza total do micro-ondas, utilize então as técnicas de limpeza mencionados no item anterior.   

  • Tome cuidado com o painel digital

    micro (5)

A primeira dica nesse caso é nunca, em hipótese alguma, molhar diretamente o painel digital, seja com água, álcool ou qualquer outro produto de limpeza. Se você fizer isso, poderá danificar o painel e a tendência é que ele passe a não obedecer aos comandos. Limpar a seco é o mais recomendado, mas se a sujeira estiver muito impregnada, utilize um pano minimamente umedecido e passe-o suavemente na superfície, secando-a posteriormente.

Na parte externa do micro-ondas também tem uma entrada de ar (aquela gradezinha) que acumula sujeira e pó. Para limpá-la, utilize uma buchinha, pode ser a parte amarela da esponja mesmo, desde que ela esteja seca. Faça isso pelo menos de seis em seis meses.

  • Conheça os inimigos do micro-ondas

    micro (3)

Por fim, é importante que você saiba também quais são os outros inimigos do micro-ondas – além de alguns já citados aqui – sendo o assunto sujeira ou não. Alimentos líquidos, por exemplo, são os mais propícios a sujar o eletro. Molhos, sopas, cremes e comidas do tipo estão na lista. Isso porque elas tendem respingar nas paredes do micro conforme são aquecidas, além de causarem mau odor.

Há quem bote água para aquecer diretamente no prato do micro-ondas, a fim de amolecer a sujeira: isso é proibido! O choque térmico pode ocasionar a quebra do vidro. Outra coisa que é vetada, é colocar alumínio, louças ou materiais metalizados dentro do aparelho: isso pode causar uma explosão e aí a sujeira vai ser o menor dos problemas.

E então, agora que você já sabe como limpar e preservar o seu micro-ondas, está pronto para dar uma geral nele? Você costuma limpar seu micro de maneira diferente? Conta pra gente nos comentários!

E se você gostou desse conteúdo, pode ser que se interesse também por saber as 6 lições da guru mundial de arrumação da casa Marie Kondo.

 

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais