fbpx

6 lições da guru mundial de arrumação da casa Marie Kondo

A japonesa Marie Kondo, autora do livro “A mágica da arrumação” – best seller que ocupou o primeiro lugar na lista de autoajuda do The New York Times – é considerada a guru mundial da arrumação. Conhecendo a sua história e lendo os seus livros fica fácil entender o porquê. Marie tem soluções muito práticas para a bagunça, sendo que suas dicas para manter a organização acabam sendo também lições para manter a vida em ordem.  Afinal, dizem que a casa é o espelho que reflete o nosso interior. Logo, uma vida organizada necessita de uma casa que seja reflexo disso.

Se você está com a sua vida bagunçada, uma boa forma de sair dessa situação é arrumando o seu lar! Pensando nisso, separamos 6 lições da guru Marie Kondo que irão te ajudar nessa missão. Confira!

  1. Descarte tudo o que não te faz feliz

    bp1 A primeira coisa que deve ser feita é se livrar de tudo o que é não é utilizado. Aliás, estima-se que cerca de 60% daquilo que guardamos é inútil. Portanto, procure reunir todos os objetos em grupos (livros, roupas, acessórios…) e avalie o que realmente é útil ou possui forte valor sentimental. Uma dica que certamente irá te ajudar aqui é se perguntar: “esse objeto me faz feliz?”. Caso a resposta seja não, livre-se imediatamente dele! Você provavelmente tem peças de roupas que nem usa, ou aquele livro encostado há anos que nem leu, mas não se desfaz deles por pena. Deixe esse sentimento de lado e, se possível, doe esses itens: além de estar fazendo bem para você mesmo (a), estará ajudando alguém que realmente precise.

  2. Evite a presença de familiares durante a arrumação

    Esse item é importantíssimo, principalmente se esse familiar for sua mãe ou aquela pessoa que adora uma tralha para se coçar. Segundo Marie Kondo, os parentes e/ou amigos próximos costumam atrapalhar no processo de arrumação porque as chances de eles verem algum objeto que você está descartando e tentarem convencer você do contrário são bem grandes. É bem provável que eles queiram ficar com algo que nem você e nem eles usariam. Por isso, procure fazer “o limpa” sozinho, tranquilo e em silêncio.

  3. Organize por último os itens sentimentais

    bp-2Seguindo a mesma lógica do item anterior, procure avaliar por último os objetos pelos quais você possui valor sentimental. As chances de você perder o foco e ficar com dificuldade de discernir o que vai para o lixo ou não são maiores. É normal que você perca mais tempo com objetos como álbuns de fotos de família, por exemplo, pois eles trazem muito mais o lado emotivo e nostálgico à tona, atrapalhando o olhar frio e crítico sobre a real utilidade do objeto. Por isso, vá direto às “tralhas” mais volumosas e obvias: começar pelas roupas é uma ótima opção.

  4. Foque na arrumação e organize tudo de uma vez

    Nada de arrumar a casa aos poucos ou por partes. Quando for fazer isso, foque e faça-o de uma vez só. Separe um dia para a arrumação e esteja totalmente dedicado(a) a ela. A ideia é realizar uma drástica mudança na casa e, consequentemente, na sua vida também. E mudanças drásticas, necessitam também de atitudes radicais. Tenha isso em mente: ligue o botão do desapego e seja feliz. Ir empurrando a “faxina” com a barriga, arrumando um cômodo aqui e outro ali, só fará com que você acabe acumulando mais objetos e, com eles, a frustração.

  5. Visualize os objetos

    bp4ou-bp4Na hora de avaliar o que será guardado e o que será descartado, é importante que você tenha ampla visão dos seus objetos, do volume de coisas que você possui (possivelmente muitas delas inúteis). Isso fará com que você veja a quantidade de coisas que tem, mas nem sequer utiliza. Além disso, muitas vezes só lembramos de que temos determinado utensilio quando vemos ele, não é mesmo? Se sua resposta foi “sim”, isso só comprova o quanto acumulamos coisas inúteis. Portanto, antes do descarte: tire todas as roupas do armário, esvazie todas as gavetas, retire todos os livros da estante e assim por diante.

  6. Vise à verticalidade

    roupas-1No momento em que for colocar os objetos nos seus devidos lugares, procure fazer isso de forma vertical. Isto é, evite empilhar roupas, livros e qualquer outro item. Quando empilhamos objetos, fica mais fácil de irmos acumulando novas coisas sem nos darmos conta. Além disso, o acesso ao item que fica mais abaixo na pilha é dificultoso, não obedecendo a regra da praticidade. Da mesma forma, na hora de guarda-lo no mesmo local, o acesso também será mais difícil. E como defende Marie Kondo, a origem da desordem muito tem a ver com a incapacidade de guardar as coisas no seu devido lugar.

    E então, pronto para colocar as dicas da Marie Kondo em prática e mudar a cara da sua casa e também da sua vida? Conta pra gente também como você costuma arrumar o seu lar!

    E se você gostou desse conteúdo, pode ser que se interesse também por saber como organizar a geladeira de forma correta.

 

 

 

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais