Nosso blog

Luminárias Pendentes: Como escolher

Luminárias Pendentes: Como escolher

Decoração Simonetto Porto Alegre 27/07/2017

Na hora de reformar ou construir, a beleza e o estilo da decoração são sempre aspectos muito importantes a serem considerados em seu projeto. Versáteis e adaptáveis, luminárias pendentes casam bem com ambientes contemporâneos e modernos, e são alternativas simples para se dar vida a um local por suas múltiplas possibilidades de design e arranjo, sem falar no mais importante – são elas que iluminarão os seus espaços.

Portanto, preparamos um guia que ajudará você a escolher a luminária pendente que melhor vai combinar com a decoração de seus cômodos, deixando o ambiente mais charmoso e moderno. Confira abaixo:

 

●  Qual o seu objetivo com a iluminação desse ambiente?

Luminárias pendentes

Luminárias pendentesPergunte-se sobre seus objetivos! Diferentes modelos podem trazer alternativas variadas – luzes difusas, radiantes ou focadas para cima ou para baixo. Se você busca uma iluminação geral, a melhor escolha pode ser pendentes de cúpula translúcida e brilho difuso. Para iluminações de tarefa – de espaços limitados para atividades específicas, como leitura ou trabalho – prefira uma luminária pendente com cúpula de vidro ou acrílico, pois são brilhosas e contundentes. Se o que você quer é uma iluminação de destaque para pequenas áreas ou objetos, prefira uma cúpula fechada que permita o enfoque da luz.

 

●  Considere o móvel sobre o qual estará a luminária

Luminárias pendentes móvel

Luminárias pendentes móvelNo caso de uma mesa, é importante levar em consideração seu formato e utilidade. Para mesas de refeição, por exemplo, o ideal é uma luminária pendente que fique a uma distância de 80cm a 90cm do tampo da mesa, e que tenha ⅓ de seu tamanho. Mas cuidado, se muito alta, a luminária corre o risco de se perder no espaço, se muito baixa, pode bloquear a visão e dar a impressão de que o espaço é menor do que é. Mesas ovais combinam com pendentes igualmente ovais, já mesas retangulares ou quadradas pedem designs variados. Para bancadas, balcões ou mesas compridas, a dica é espalhar vários pendentes menores e de mesmo modelo sobre o tampo.

 

● Tenha em mente uma boa localização

Luminárias pendentes local
Luminárias pendentes local

É vital que a luminária harmonize com o estilo da decoração. Por serem versáteis, sua instalação pode ser realizada em diversos espaços: quartos, salas, escritórios, mesmo banheiros, e também podem substituir abajures. O ideal é que o pendente se destaque, mas sem destoar de elementos como móveis, acessórios ou estofados.

Dê preferência a uma luminária pendente que permita a regulação da intensidade de luz. Uma iluminação mais fraca pode dar um charme extra à sua festa, mas outra mais intensa pode ser melhor para um jantar ou uma reunião menos informal.

 

● Defina seu estilo

Luminárias pendentes estilo

Luminárias pendentes estiloParte do charme de luminárias pendentes é que elas dão um toque pessoal e único aos espaços. Você faz qual estilo? Um mais rústico? Há muitas luminárias artesanais com tons amadeirados no mercado. Ou você é de um tipo mais moderno? Há uma ampla gama de pendentes de aço inoxidável ou alumínio, cônicos, de outros formatos e múltiplas cores. As opções são diversas e tornam possível a composição de diversas decorações que criem um clima ideal para um ambiente de relaxamento, locais mais festivos ou até de reuniões e trabalho.

O que não falta são opções diversificadas. Há cúpulas feitas de tecidos, metais, fibras naturais e outras tantas, cada qual influenciando de uma maneira diferente na luminosidade do espaço.

Cada luminária pendente expressa uma personalidade, e você pode muito bem imprimir a sua na decoração de sua casa. Com as dicas que a Simonetto separou para você, facilitamos a escolha de um estilo que é o seu jeito!

 

Gostou das nossas dicas? Já sabe quais luminárias pendentes escolher? Tem alguma dúvida? Converse com a gente!

 

Para deixar o seu ambiente ainda mais perfeito, os móveis sob medida são o próximo passo ideal. E se esse for o seu caso, você não vai querer perder essa oportunidade: Veja aqui 

 

 

Veja  também: Como acertar na escolha do tapete da sala

 

ambiente acolhedor, construção e reforma, decoração, iluminação

Deixe um comentário!