Móveis Planejados Sob Medida

Vale a pena ter uma lava louças?

Muitas pessoas adoram cozinhar e vêem a alimentação como um momento de confraternização com seus amigos e parentes. Preparar o alimento, servir e dar boas risadas em volta de uma mesa lotada de pessoas queridas é, de fato, um momento muito especial. Porém, todos concordam que a bagunça que fica para depois é incômoda e cansativa de organizar. Se ver livre dessa tarefa é a grande vantagem de se ter uma lava louças. Se você ainda tem dúvidas acerca do custo benefício de se adquirir este eletrodoméstico, confira algumas informações que selecionamos:

 

  • Vantagens

Vamos começar falando sobre economia. É verdade que o investimento inicial pode ser financeiramente elevado, pois é um eletrodoméstico relativamente grande e durável. Porém, você vai começar a economizar em várias áreas diferentes. Um dos principais é seu próprio tempo, uma vez que basta organizar os utensílios dentro da lava louças e ligar o aparelho. Tudo vai sair limpo e seco, prontos para serem guardados novamente. Você vai se desgastar muito menos e vai poder usar esse tempo para relaxar um pouco. Enquanto a lava louças faz seu trabalho, você pode cuidar de outras atividades da casa, assistir alguma coisa, ler um pouco, etc. Você também vai começar a economizar água pois quando lavamos tudo a mão gastamos cerca de 3x mais água do que a lava louças. Os detergentes também são dosados na máquina, de forma a ir apenas o necessário.

As lava louças atuais possuem vários modelos de lavagem, sendo ideais tanto para louças delicadas quanto para louças mais sujas ou grandes. Além disso, elas não só são muito práticas, mas também mais higiênicas. A esponja que usamos todos os dias acaba acumulando umidade, restos de alimentos e muitas bactérias, enquanto a água quente e o calor da secagem da máquina eliminam grande parte dos germes. Outro ponto legal é que você encontra muitos modelos e tamanhos no mercado, então certamente irá encontrar uma que combine com a sua cozinha!

 

  • Desvantagens

Como dissemos antes, o investimento inicial é um pouco elevado, mas nada fora do padrão dos demais eletrodomésticos. Quanto a questão de energia, varia muito de acordo com a demanda da sua residência. Ao invés de usar a lava louças várias vezes por dia, procure usar poucas vezes, com sua capacidade máxima preenchida. Se achar que secar a louça na máquina pode gastar muito, você tem a opção de apenas lavar a louça na máquina porém retirar para secar manualmente ou no escorredor.

Além dessa variação nos gastos, lembre-se de que você vai precisar de um espaço na sua cozinha reservado apenas para ela e isso pode ser complicado em cozinhas pequenas. Fora o lugar que ela vai ocupar, também é necessário ter um espaço vago em frente a máquina, para você conseguir abrir a tampa de forma confortável. Outro ponto é que, assim como todo o eletrodoméstico, a máquina precisará de manutenção. Você terá que manter os filtros limpos e providenciar o conserto caso surja algum problema de funcionamento.

 

  • Conclusão

Agora que você tem um pouco mais de informação, basta refletir a respeito das suas preferências. Avalie seu custo benefício de acordo com as características da sua residência e das necessidades da sua família. Coloque todas as informações na balança. Dê uma pesquisada no mercado, vendo modelos, funções, preços e promoções. Pode ser que você encontre uma lava louças que tenha exatamente as características que você está precisando, que se encaixa não só na sua cozinha e rotina, como também no seu bolso!

 

Qual sua opinião sobre lava louças? Acha que vale o investimento? Comente com a gente sua experiência!

 

Pode interessar também: Coifa: 4 coisas que você precisa saber para acertar na escolha


Related Posts

Luminárias Pendentes: Como escolher

Luminárias Pendentes: Como escolher

Na hora de reformar ou construir, a beleza e o estilo da decoração são sempre aspectos muito importantes a serem considerados em seu projeto. Versáteis e adaptáveis, luminárias pendentes casam bem com ambientes contemporâneos e modernos, e são alternativas simples para se dar vida a […]

Como escolher o forno de embutir

Como escolher o forno de embutir

Precisando de um forno novo? Talvez um forno de embutir seja uma ótima ideia para sua cozinha. Se você é do tipo de pessoa que gosta de fazer algumas refeições diferentes ou mais arrojadas, vai sentir falta de um forno, caso ainda não tenha. Com […]

Veja o que não pode faltar na sua cozinha planejada!

Todo mundo já está careca de saber que a cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa. Seja por ter muita movimentação, por ser um lugar de confraternização entre a família e os amigos ou por ser, para alguns, até mesmo terapêutico, tornando o […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *