Nosso blog

5 dicas úteis e criativas para reaproveitar o jornal velho

5 dicas úteis e criativas para reaproveitar o jornal velho

Sem categoria Simonetto Porto Alegre 05/10/2017

Se você é assinante de jornal, bem sabe como é complicado lidar com aquela grande pilha de papel que você vai acumulando dia após dia. Além de ocupar espaço na sua casa, não é bacana ficar acumulando material desnecessariamente. Depois de ler as notícias, a gente costuma simplesmente atirá-los em um canto, junto com os demais, ou até usamos para pôr no chão do canil ou semelhante.

Porém, é possível atribuir muitos outros usos ao jornal velho, resolvendo uma grande variedade de problemas domésticos comuns. O papel do jornal é um potente absorvente de odores e umidade e essas características podem ser usadas a seu favor! Além de utilidades práticas, o jornal velho também pode ser reutilizado de forma decorativa. Confere só:

 

1. Embalar, encapar e cobrir

objetos encapados com jornal velho

Você pode usar o jornal velho para encapar e embalar os mais variados tipos de objetos. Use para encapar um caderno que não tenha uma capa que lhe agrade tanto ou empacotar todos os tipos de presentes. Isso é uma boa dica para quando esquecemos de comprar o papel de presente e nos vemos sem saber o que fazer.

Usar o papel de jornal velho pode não parecer tão usual, mas na verdade dá um toque urbano e despojado ao objeto. Também é muito usado para embalar vidros quando estes forem ser manuseados, protegendo-os de quebrar ou riscar.

Você também pode usar o jornal para cobrir superfícies (como o chão do canil ou o chão antes de pintar uma parede) e até mesmo como papel de parede, dando um toque muito diferenciado que com certeza você ainda não viu por aí! Que tal?

 

2. Eliminar mau cheiro

O jornal velho tem muita capacidade de absorver odores. Você pode usá-lo para forrar latas de lixo e gaiolas. Também pode usá-lo dentro de sapatos ou dentro de potes que ficaram com um cheiro forte do alimento. Deixe-o trabalhar por alguns dias e você verá que o odor será suavizado.

 

3. Secar

Além de absorver odores, o papel do jornal também é um ótimo absorvente de umidade. Usando-o dentro de sapatos você pode acelerar a secagem ou se livrar da umidade causada por dias de chuva. Também é muito comum usar as folhas do jornal para secar janelas e outras superfícies de vidro.

 

4. Plantar sementes e mudas

Se você gosta de pôr a mão na terra, essa dica é bem valiosa!

É possível começar uma horta usando o jornal velho moldado como vasinhos. Use um copo como molde, forçando bem as dobras para que elas não sumam quando você retirar o copo. Depois encha o copinho de jornal com terra e plante o que quiser. Quando as plantas crescerem, você pode transferi-las para um vaso maior sem retirá-las do jornal.

 

5. Manter frutas e legumes

Aproveite as propriedades de absorção do jornal velho e o use também para conservar seus alimentos. Forre a gaveta da sua geladeira ou embale seus vegetais e frutas antes de guardá-los, mantendo a gaveta livre de umidade e odores. Mesmo fora da geladeira, fazer isto manterá seus alimentos conservados por mais tempo.

Muito interessante estas dicas, não? Além de ser vantajoso para você reutilizar algo que você já adquiriu, usar o jornal velho também é ecologicamente correto, pois assim você diminui a produção de lixo e não precisa contribuir para o consumo de mais itens que talvez não fossem tão necessários assim. Coloque as dicas em prática e não acumule mais tanto lixo!

 

Gostou das dicas? Você usa o jornal velho de mais alguma forma? Divide suas ideias com a gente!

 

Pode interessar também: Casa pinterest: 10 coisas que todas elas têm em comum + inspirações para a sua!

dicas úteis, jornal velho

Deixe um comentário!