Nosso blog

Estilo Escandinavo: 5 dicas para adotar essa decoração na sua casa

Estilo Escandinavo: 5 dicas para adotar essa decoração na sua casa

Decoração Simonetto Porto Alegre 28/09/2017

Se você gosta de conforto, estilo e minimalismo, essa é a decoração ideal para você! O estilo escandinavo é focado nessas três características, principalmente no minimalismo. É um estilo de decoração bem clean, iluminado e organizado, sem muitas coisas desnecessárias e ocupando espaço.

Se você está cansado de tanta coisa acumulada pelos cômodos, pode ser que essa técnica te inspire a eliminar um pouco da bagunça. Vale a pena conhecer e adotar algumas características.

Esse estilo vem ganhando muitos adeptos ao redor do mundo, prezando a simplicidade ao mesmo tempo que traz itens com design e cores com personalidade. Se você ficou interessado no estilo escandinavo, confere só as dicas que separamos para você:

 

1. Cores neutras

estilo escandinavo 1

Para criar um ambiente leve, agradável e tranquilo, a primeira coisa que você deve considerar são as cores. Além de abusar no uso do branco, cores neutras (como marrom claro, preto e cinza) também devem ser bastante usadas. Você vai ter que combinar simplicidade com personalidade ao trabalhar com o estilo escandinavo.

Você também pode apostar em tons pastel para dar um destaque diferente para paredes e objetos, quebrando um pouco as cores neutras.

estilo escandinavo 2

2. Materiais naturais

estilo escandinavo 3

Para quebrar a frieza do branco, trabalhe com materiais naturais, como madeira, lã, plantas e pedras. Você pode observar nas imagens que os pequenos detalhes fazem toda a diferença nesse estilo de decoração.

Tecidos naturais vão quebrar a frieza das cores. Aposte na lã (como colchas por cima dos sofás), no linho, algodão e em peles falsas. Tapetes peludinhos também vão ajudar nesta sensação.

Use as plantas também a seu favor. O verde vivo contrasta muito bem com o restante da decoração. Fica muito legal se você usar folhagens bem grandes no canto do cômodo, por exemplo.

estilo escandinavo 4

estilo escandinavo 5

3. Detalhes

estilo escandinavo 6

Depois de ajustar as cores, foque nos detalhes que compõe sua decoração. Um belo pendente vai mudar totalmente o ar do cômodo, sem que você tenha que encher ele de decorações diferentes.

Uma composição de quadros na parede também fará toda a diferença e chamará bastante a atenção. Se você achar que está tudo muito apagado, adicione uma cor nas almofadas ou em algum outro detalhe. Mas sem destoar a harmonia do ambiente. Tapetes e cortinas também garantem o conforto e a personalidade. Cerâmicas e vidros também são uma ótima aposta.

4. Una o rústico ao contemporâneo

estilo escandinavo 7

Uma forma de garantir essa decoração é abusar do uso da madeira, que é um forte componente desse estilo e deixa o ambiente mais aconchegante. Além disso, mescle o uso da madeira com móveis modernos e diferentes. Tons de cobre podem ajudar neste efeito. Madeira de demolição, tijolinhos e vigas ajudam no visual. A madeira você pode usar tantos nos móveis quanto nos objetos espalhados.

5. Iluminação

estilo escandinavo 8

O estilo escandinavo abusa da iluminação natural nos ambientes, por isso deixe as cortinas (de cores neutras) sempre abertas para a luz e o ar invadirem os cômodos.

Se sua casa ainda está sendo planejada, foque na posição do sol e peça mais janelas, explicando que você gostaria de aproveitar a luz natural ao máximo. Isso dá uma sensação maior de limpeza e amplitude.

Se a iluminação natural não for uma possibilidade, não se desanime. Use com estilo a iluminação artificial, usando abajures, lâmpadas e luminárias simples e estilosas. Os tons claros vão ajudar nesta sensação, procure trabalhar mais este lado caso a iluminação natural não seja suficiente.

estilo escandinavo 9

estilo escandinavo 10

estilo escandinavo 11

Como você pode ver, é necessário manter a simplicidade! Ambientes amplos, móveis de linhas retas, luminosidade, uso de cores claras e pálidas, o ar despojado e natural, toque rústico através da madeira, tudo isso agrega a decoração do estilo escandinavo. É uma ótima mistura entre o tradicional e o moderno. Agora que você já sabe mais sobre esse estilo, comece a aplicar na sua decoração!

 

Gostou do estilo escandinavo? Está pensando em usar? Queremos saber o que você acha!

 

Pode interessar também:

5 ideias para usar a tendência Rose Gold na decoração da casa

decoração, estilo escandinavo, moveis planejados

Deixe um comentário!