Nosso blog

Decoração de verão: 5 dicas para preparar a casa para a estação

Decoração de verão: 5 dicas para preparar a casa para a estação

Decoração Simonetto Porto Alegre 26/11/2017

Apesar das altas temperaturas, o verão traz consigo muita energia e alegria! Além de exigir o uso de roupas mais leves, a estação também pede uma adaptação nos cômodos da casa, para que os ambientes fiquem mais arejados e frescos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para elaborar uma decoração de verão para sua casa, deixando o ambiente mais leve e agradável para enfrentar os dias quentes. Com pequenas alterações, você terá um lar perfeito para curtir os dias de alta temperatura na companhia da família. Então, prepare-se para o clima tropical:

1. Abra a casa

Além de fazer pequenas alterações na decoração de verão, primeiro deixe o ar circular por todos os cômodos, evitando que o calor fique estagnado dentro da sua casa. Quanto mais janelas e portas você abrir, mais o ar irá circular. No calor, qualquer brisa já é uma benção, então não fique trancado! Muitas pessoas optam por ligar o ar condicionado, mas isto também acarreta em um aumento nos gastos da residência. Às vezes apenas ventilar o ambiente já é suficiente.

 

2. Elimine tecidos

Para deixar o ar entrar e circular mais pelo ambiente, invista em cortinas confeccionadas com tecidos mais finos e macios, como voil, linho e algodão. Além disso, a decoração de verão pede tons mais claros, pois tons escuros irão deixar o ambiente pesado. Também retire dos sofás as mantas e demais tecidos que você possa ter espalhado durante as outras estações. Elimine as roupas de cama mais pesadas. Se você tem tapetes muito felpudos, considere a possibilidade de substituí-los durante a estação, pois eles esquentam o ambiente.

 

3. Use cores claras

Na decoração de verão, além de optar por tecidos mais leves, leve também em consideração as cores e estampas. Quanto mais claras, maior será a sensação de frescor. Estampas florais, de frutas ou tropicais são ótimas pedidas. Cores vibrantes e vivas também irão animar o ambiente. Você poderia pintar uma parede do cômodo ou renovar toda a cor. Mas se isso não for uma opção, aposte nos detalhes, comprando vasos de cores chamativas. Bege e branco são ótimos, mas se você quiser cores, considere o azul, verde ou amarelo, que remetem a natureza.

 

4. Espalhe plantas

 

Espalhe vasos com plantas pelos cômodos e sobre as mesas. Elas vão ajudar a manter sua decoração de verão mais refrescante e ficam muito bonitas em qualquer lugar! Coloque um vaso sobre a mesa de jantar ou um arranjo bem grande no canto da sala. Se você tiver espaço no quintal, já considerou plantar uma árvore para ter mais sombra nos próximos verões? Além de você poder descansar no exterior da casa, também vai refrescar alguns cômodos. Você também poderia encher uma parede com um jardim vertical. Isso ajuda a reter o frescor dentro da casa, enquanto afasta o calor. Além de todos os benefícios, ter flores em casa também aromatiza o ambiente.

5. Trabalhe o exterior

 

É comum passarmos um pouco mais de tempo do lado externo da casa nessas épocas mais quentes, especialmente quando recebemos visitas. Para isso, deixe seu jardim limpo, elimine um pouco do mato e lembre-se de regar suas plantas! Invista em espreguiçadeiras, quem sabe em uma fonte para por no meio do quintal e em bandejas com as quais você possa servir uma limonada refrescante para as visitas. Você pode aproveitar mais seu espaço para relaxar ao ar livre.

Simples, não? Todas são pequenas e fáceis alterações, que vão deixar sua decoração de verão bem agradável. Seja simples e elimine o máximo de excesso que você tem espalhado pela casa. Isso vai diminuir sua sensação de abafamento. No mais, aproveite a estação com bebidas refrescantes e na companhia de pessoas que você gosta!

 

O que achou das dicas? Já preparou a sua decoração de verão? Queremos saber o que você acha!

 

Pode interessar também: Saiba quais são as plantas ideais para cada cômodo da casa

decoração, decoração de verão

Deixe um comentário!