fbpx

Como acertar na escolha do tapete da sala

Os tapetes são quase regra em uma sala. Eles promovem beleza e sensação de conforto, além de integrarem os objetos e a mobília do ambiente, como sofás e poltronas, por exemplo. Os tapetes ainda possuem o poder de transformar um cômodo, sendo eficazes também em abafar ruídos. Porém, escolher o tapete da sala nem sempre é tarefa fácil: são muitas as opções de formatos, cores, tamanhos e texturas. E não é só isso, também surgem dúvidas em relação à posição em que o tapete deve ficar na sala e em como combiná-lo com o resto da decoração.

Pensando nisso, reunimos aqui dicas importantes para você acertar na escolha do seu tapete. Confira! 😉     

  • Formatos dos tapetes: retangular, quadrado ou redondo?

quadradoredondo

Sendo os mais fáceis de combinar, os tapetes em formatos retangulares e quadrados são também os mais tradicionais e comuns do mercado. Além disso, eles se  adequam bem em qualquer tipo de decoração. Por isso, se você não quer correr o risco de errar, os tapetes nesses formatos são uma boa opção. Em contrapartida, se você for mais ousado, pode optar pelos tapetes redondos. Eles conferem dinamismo ao ambiente, sendo mais impactantes em salas modernas.

  • O tamanho e a posição correta do tapete da sala 

12647431_876697159115889_2989645805539636779_n

Saber como e onde posicionar o tapete da sala é fundamental para que a harmonia reine no ambiente. As pontas dele devem ficar embaixo do sofá, caso contrário poderá passar a impressão de que ele foi comprado no tamanho errado. Além disso, assim o tapete fica fixo e você evita possíveis acidentes, integrando ainda os móveis e objetos que estão perto e acima dele.

É claro que sempre existem exceções. Conforme for o estilo, o efeito desejado e o formato/tamanho do tapete, a posição dele também poderá ser diferente. E por falar em tamanho, o tapete deverá sempre ser proporcional ao espaço disponível no ambiente. Logo, se o espaço for pequeno, o tapete também deverá ser pequeno.

  • Como escolher o material do tapete da sala

quadrado

Existem tapetes de diversos tipos de materiais disponíveis no mercado, um deles é o fabricado em Polipropileno, uma fibra muito fácil de limpar e resistente às manchas. Uma opção interessante para quem busca por praticidade na hora da limpeza.

Outra opção são os tapetes em , que dão vida àqueles tapetes de pelo de boa qualidade. Sendo resistentes à ácaros, os tapetes de lã também tem como vantagem o fato de serem mais duradouros que os sintéticos.

Já os tapetes em algodão, que são normalmente confeccionados juntamente com lã, são macios e mais baratos que os tapetes em lã, porém são menos duradouros, se desgastando mais rapidamente. A melhor fibra é o Nylon ou Antron, sendo resistente à quase qualquer tipo de manchas, insetos e à umidade.

  • Estilos e texturas dos tapetes

tapete simo

Como dito anteriormente, as opções de texturas e estilos de tapetes são muitas, e sua escolha dependerá da impressão que você deseja causar. Salas em que o estilo moderno é priorizado ficam ótimas com tapetes geométricos. Um tapete listrado também é indicado para um ambiente que é moderno, mas nem tanto. Já os tapetes coloridos são ideais para aqueles ambientes que possuem a decoração neutra. Assim, o colorido do tapete trará vida e um toque especial à sala. Outra opção é unir o listrado e o colorido, trazendo jovialidade e alegria à decoração.

tapete

E por falar em cor, vale ressaltar que os tapetes escuros diminuem o ambiente e, por isso, não são ideais para espaços pequenos. Logo, se sua sala for pequena, evite os tons escuros como o preto, por exemplo, e prefira tapetes de cores que ampliam o ambiente, como o bege e o cinza claro. As cores neutras não criam muito contraste e combinam com qualquer tipo de decoração.

12814389_902078969911041_2012355077839392483_n

Se o seu estilo for mais formal e elegante, uma boa opção são os tapetes persas. O inconveniente desse tipo de tapete é que normalmente ele é caro. Mas se o seu estilo estiver puxando mais para o casual, os tapetes de lã de algodão ou tecido são os mais propícios.

É importante prestar atenção no tipo de piso da sua sala. Isto é, se o seu piso for neutro ou liso (como o porcelanato, por exemplo), um tapete oriental, ou com texturas e formas, ficará ótimo. Porém, se o piso for muito trabalhado, o ideal é optar por um tapete liso.

  • Como combinar o tapete com o resto da decoração

12342370_851298791655726_2059724712341369878_n

É necessário que o tapete da sala esteja em perfeita harmonia com o restante da decoração, muitas vezes é ele quem vai abraçá-la e não o contrário. Por isso, o mais fácil é que você escolha o tapete por último. Assim, se o sofá, piso ou a decoração no geral for muito estampada ou colorida, prefira um tapete neutro e liso. O contrário também pode ser aplicado.

Agora, se você já possui um tapete que tem valor sentimental ou é uma obra de arte e quer muito que ele esteja presente na sua sala, você pode montar o restante da decoração e mobília a partir dele. O importante é priorizar e buscar a harmonia sempre!

E então, pronto para acertar na escolha do seu tapete da sala? Não deixe de nos contar nos comentários por qual você optou!

E se você gostou deste conteúdo, não deixe de ver também quais são as cores que irão bombar em 2017 para decorar a sua casa!

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais