Móveis Planejados Sob Medida

Como escolher o melhor aquecedor de ambientes para sua casa

Como escolher o melhor aquecedor de ambientes para sua casa

Com o friozinho do inverno batendo na porta, o que mais queremos é chegar em casa e se aquecer. Muitas vezes só é possível estando debaixo das cobertas, mas se você tiver um aquecedor de ar, estar em casa no frio será muito mais prazeroso.

A maior vantagem é ele ser portátil, e você poder transportá-lo para qualquer cômodo. Porém, há muitas opções no mercado e é difícil saber por onde começar. Por isso, vamos te ajudar agora e te mostrar as diferenças entre cada um, confira abaixo! 🙂

 

●  Aquecedor elétrico incandescente

 

São acessíveis e com mais opções, pois variam de tamanho e potência. O calor desse tipo de aquecedor entra em contato direto com o ar, por isso o espaço esquenta rapidamente. É mais indicado para espaços pequenos, porque o calor fica concentrado próximo ao aparelho.

 

●  Termoventiladores

Aquecedores desse tipo têm uma hélice dentro que acelera a renovação do ar, por isso ele esquenta mais rápido ambientes um pouco maiores que o aquecedor elétrico. Ele faz um barulho semelhante ao de ventilador, como sugere o nome. Serve para espaços médios e pequenos e também são portáteis. Se quiser, alguns tem a opção de serem fixados na parede. Ele possui um regulador de temperatura e gasta bastante energia.

 

● Aquecedor a óleo

Neste tipo de aquecedor, há um compartimento para óleo que não precisa ser trocado, ele fica fechado dentro do aparelho. Este óleo é aquecido e vira calor que é trocado com o ar de fora. O ar não fica ressecado. Faz menos barulho que os outros, porém demora um pouco mais para esquentar. Alguns modelos medem a temperatura do ambiente e tentam mantê-la estável. São equipamentos de ficar no chão, indicados para espaços pequenos e médios. Eles também gastam menos energia que os elétricos.

 

● Aquecedor cerâmico

Estes aquecem rápido o ambiente. Funcionam parecido com um ar-condicionado. Eles podem ser fixados no teto ou na parede, e alguns tem controle remoto e se pode programar a temperatura e um timer. Este aquecedor tem dois tipos, a gás e elétrico. Porém, a versão com gás GLP não é indicada. Tem risco de explosão e pode liberar monóxido de carbono no ambiente. A versão elétrica consome mais energia, mas mantém o calor por mais tempo depois de desligado.

 

● Climatizador de ar 

O climatizador é portátil, mas mais caro. Porém, ele serve tanto para aquecer como para resfriar, ou seja, poderá ser usado o ano inteiro. Ele, diferente do ar-condicionado, não agride a camada de ozônio e devolve o ar úmido para o ambiente. São um pouco pesados, mas possuem rodinhas que facilitam o transporte entre os cômodos. 

 

● Ar-condicionado split

Custa mais caro, não é portátil mas aquece mais, é mais silencioso e não possui risco de queimaduras. Assim como o climatizador, tem a opção de quente e frio, podendo ser usado em todas as estações.

 

● Dicas

Antes de escolher, analise por quanto tempo e a frequência com que o aquecedor será usado.

Se a sua região é mais fria, vale a pena investir em um aparelho de qualidade e que esquente mais. Se é muito frio no inverno e muito calor no verão, opte pelos climatizadores ou ar-condicionados, que possuem as duas opções.  

Cuidados são necessários para evitar acidentes. Alguns aquecedores esquentam certas partes do aparelho, por isso é muito importante cuidar onde vai tocar na hora de mover para outro lugar ou esbarrar sem querer. Mantenha sempre uma fresta aberta para entrar um ar, ou você pode se sentir sufocado. Não deixe ligado durante a noite, para evitar superaquecimento. Se você deixar o ambiente, desligue o aquecedor.

Verifique a potência do equipamento e se é condizente com o tamanho do espaço que quer aquecer. Procure aquecedores com selo Procel A ou B de economia de energia.

Agora não há mais motivos para congelar no inverno! Escolha a melhor opção e deixe sua casa aquecida e aconchegante para fazer todas suas atividades sem querer estar debaixo das cobertas o tempo inteiro.

 

Você tem um aquecedor em casa? Se sim, qual modelo? Estamos curiosos para saber!

 

Veja também: 5 dicas para acertar na compra do edredom


Related Posts

Travesseiro: Saiba como escolher o melhor

Travesseiro: Saiba como escolher o melhor

Já é de conhecimento geral que nós passamos cerca de um terço da nossa vida dormindo. Esse é um momento essencial para que a gente descanse, se recupere e fique renovado. Por isso, é muito importante que o sono seja de qualidade para que tenhamos […]

Luminárias Pendentes: Como escolher

Luminárias Pendentes: Como escolher

Na hora de reformar ou construir, a beleza e o estilo da decoração são sempre aspectos muito importantes a serem considerados em seu projeto. Versáteis e adaptáveis, luminárias pendentes casam bem com ambientes contemporâneos e modernos, e são alternativas simples para se dar vida a […]

Decoração de inverno: 5 dicas para deixar a casa mais acolhedora

Decoração de inverno: 5 dicas para deixar a casa mais acolhedora

É normal passarmos mais tempo dentro de casa durante os meses mais frios do ano. Aproveitando esse clima mais caseiro, que tal mudar um pouco sua decoração e deixar o ambiente mais aconchegante para você e sua família? Nesse post nós separamos algumas dicas para […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *