Um cantinho de estudos para as crianças é fundamental, pois ter esse local adequado e destinado ao estudo certamente melhora o desempenho escolar e até mesmo pode estimulá-las a estudar. Entretanto, de nada adianta ter esse espaço se ele não for organizado. Estudo e bagunça definitivamente não combinam.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a criar e também a organizar esse cantinho. Confira!
Definir o local de estudo
Com casas e apartamentos cada vez menores, nem todos possuem espaço no quarto das crianças para colocar uma escrivaninha e montar o cantinho de estudos. Um cômodo destinado a este fim também não é a realidade de muitos, devido às metragens reduzidas. Por isso, defina primeiramente qual será o lugar destinado ao estudo do seu filho. Pode ser na mesa da cozinha ou até mesmo na sala, o importante é que o local e o horário sejam definidos para que se mantenha o silêncio no momento do estudo. A organização já começa aqui.
Requisitos
Um cantinho de estudos ideal deve seguir algumas regras e requisitos básicos para que o estudo renda. Com certeza ter uma boa mesa está nessa lista. É preciso que a mesa tenha espaço para colocar todos os materiais e utensílios que serão utilizados durante o estudo. Tão importante quanto uma boa mesa, é possuir uma cadeira confortável. É bem provável que seu filho passe bastante tempo sentado nela. Por isso, uma cadeira confortável é primordial para evitar dores e desconfortos decorrentes da má postura e de uma cadeira ruim. Estudar muitas vezes já não é fácil, imagina com uma cadeira ruim, não é mesmo?
A terceira regra para qualquer cantinho de estudos não podia ser outro: caprichar na iluminação. A visão da criança estará sendo forçada durante o estudo, daí a importância de uma boa iluminação. Evite lâmpadas incandescentes que fiquem diretamente sobre a cabeça da criança. Além de cansar a vista, esse tipo de lâmpada esquenta muito. De preferência, utilize a luz natural. Uma boa alternativa para isso é organizar para que seu filho realize as suas tarefas no período diurno. E, por último, mas não menos importante: certifique-se de que o ambiente de estudo seja bem ventilado e arejado. Nada pior que estudar em um local abafado, isso interfere e atrapalha a concentração.
Organizando o cantinho
Como dito anteriormente, manter o ambiente de estudo organizado é essencial para um bom rendimento. Gavetas são muito comuns nesses cantinhos, e normalmente a criança gosta de “atirar” tudo dentro dela a fim de esconder a bagunça. Por isso a dica aqui é utilizar divisórias organizadoras de gavetas. Se o cantinho de estudos estiver no quarto da criança, é interessante colocar um ganchinho na parede para que ela pendure a mochila. Isso evitará que ela fique rolando. Outra dica é colocar uma prateleira para acomodar os livros e cadernos. Também para acomodá-los, uma opção é utilizar um revisteiro. Assim, a mesa ficará mais livre e com mais espaço disponível para outros materiais.
Quadro de lembretes
Pode ser de metal com ímãs ou até mesmo um rolo de papel como o da foto abaixo, o importante é ter um espaço destinado aos lembretes. Isso faz parte da organização. Ter um local destinado aos lembretes facilitará na hora de saber por onde começar a estudar, bem como saber quais provas e tarefas terão em cada semana. O quadro também pode servir como objeto decorativo, já que a criança pode pendurar desenhos nele, por exemplo.
Agora sim, com um cantinho de estudos montado e organizado, seu filho terá até prazer em estudar!
Mas e você, como faz para organizar esse cantinho? Não deixe de nos contar nos comentários! E se você gostou desse conteúdo, pode se interessar também por como fazer um cantinho de leitura na sua casa