fbpx

Cachorro em casa: 4 dicas e truques para manter a casa limpa e cheirosa

Só quem tem cachorro em casa sabe como é a alegria de ser recebido carinhosamente e calorosamente todo dia por esse bichinho. O amor que eles são capazes de nos transmitir é imenso! E o nosso sentimento por esses cãezinhos é igualmente imensurável, não é mesmo?

O inconveniente é que nossos companheirinhos acabam trazendo mais sujeira para dentro de casa. E, além disso, eles podem deixá-la com aquele cheirinho inconfundível de que tem cachorro no pedaço.

Mas nada disso pode e nem deve ser motivo para não termos um cãozinho. MUITO MENOS para mandar o nosso melhor amigo embora. Isso é inadmissível!

Manter a casa limpa e cheirosa, mesmo com cachorro em casa, é super possível. Através de 4 dicas e truques, vamos te mostrar como. Confira!

  • Mantenha o seu cãozinho limpo

De nada adianta limpar e cuidar da casa enlouquecidamente: se o seu bichinho estiver sempre sujo, ele vai trazer essa sujeira à tona. Por isso, é importante que, além da sua casa, o seu companheirinho esteja sempre limpinho e com a higiene em dia. Acontece que o seu animalzinho não sabe se cuidar sozinho, então é sua a responsabilidade de mantê-lo limpo e saudável.

Para isso, o ideal é que ele tome banho em média a cada 15 dias. A função do banho é manter a pele do seu cão protegida de parasitas e fungos. Porém, é importante salientar que banhá-lo com muita frequência não é recomendado, já que o banho em excesso retira a proteção natural da pele, podendo ocasionar alergias no seu pet. Depois do banho, sempre limpe as orelhas dele e verifique se não restou algum acúmulo indesejável de água, evitando otites. Você também pode e deve fazer essa limpeza semanal, independentemente se vai ou não dar banho no seu pet.

Mantenha os pelos do seu cachorrinho sempre escovados, o ideal é fazer isto diariamente para remover as células mortas e os pelos soltos. Por fim, escove também os dentes do seu cão, utilizando creme dental e escova próprios para isso. O cuidado com os dentes deles evita o surgimento de tártaro e mau hálito.

 

  • Livre-se dos maus odores através de receitas caseiras

Existem algumas receitas caseiras que são muito eficazes quando o assunto é se livrar dos cheirinhos desagradáveis mas muito comuns quando temos cachorro em casa. O bicarbonato de sódio é um produto que tem mil e uma utilidades, e uma delas se enquadra neste tópico. Você pode espalhar esse sal à vontade no tapete, deixando-o agir por uma noite e, no dia seguinte, é só aspirar. Além de auxiliar na retirada do mau odor, o bicarbonato de sódio é um produto super barato e de fácil aquisição.

Para eliminar possíveis cheiros de urina, a dica é que após limpar o local com água e sabão (ou outro produto de limpeza), você aplique uma mistura de suco de limão, água e bicarbonato de sódio na área. Isso tirará o mau cheiro provocado pela urina do seu cão. Outra solução para isso é utilizar amido de milho combinado com vinagre branco. Aplique a mistura no local e deixe agir por mais ou menos 3 horas. Feito isso, remova a mistura e respire aliviado!

Outra dica bem bacana é preparar uma solução neutralizadora de odores e colocá-la em um spray ou frasco borrifador. Para preparar a solução, basta misturar uma colher de sopa de vinagre branco com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Se preferir, você pode acrescentar à mistura meia xícara de cascas de limão e laranja, elas irão proporcionar um aroma bom e refrescante.

 

  • Elimine os pelos indesejáveis

Os pelos espalhados pela casa podem ser tão desagradáveis quanto os maus odores provocados pelos nossos amiguinhos. Principalmente na época da troca de pelagem, é comum que os móveis em geral fiquem tomados por pelos. O pior é se eles forem parar em lugares mais indesejáveis ainda, como na comida. Por isso é importante manter a situação sob controle quando se tem cachorro em casa.

Para isso, além de escovar o seu cão diariamente, como dito anteriormente (evitando que os pelos caiam), a dica aqui é usar e abusar do aspirador e evitar utilizar a vassoura (ela vai espalhar ainda mais os pelos). Também existe disponível no mercado rolos adesivos que são feitos com o objetivo de remover pelos dos pets. Outro método muito eficaz é usar luvas de borracha, aquelas que você normalmente usa para lavar a louça. Basta que você coloque elas, umedeça e passe a mão na superfície do tapete e dos móveis. Os pelos automaticamente irão aderir à luva.

 

  • Cuide do cantinho do seu amiguinho

Se você possui cachorro em casa, não basta apenas limpar ela e o seu cãozinho. Para que ele se mantenha saudável e cheiroso é imprescindível que você também mantenha o “cantinho” dele devidamente higienizado. Lave regularmente as roupinhas, a caminha e/ou cobertores do seu pet. Mantenha o piso da região bem limpo, sempre tomando o cuidado para não utilizar produtos de limpeza que contenham substâncias agressivas na fórmula e que podem vir a fazer mal ao seu cão. Fique atento aos rótulos e evite produtos que tenham amônia, ácidos bórico, fosfórico, clorídrico, hipoclorito de sódio entre outros químicos na formulação. Alguns deles podem provocar a intoxicação do seu bichinho e, por isso, sempre que o rótulo advertir “mantenha fora do alcance de crianças e animais”, faça isso.

  

E você, também tem cachorro em casa? O que achou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

 

Se você gostou desse conteúdo, pode se interessar também em saber 5 dicas e cuidados importantes na hora de limpar o micro-ondas.

Simonetto

Simonetto

A Simonetto

A Simonetto possui mais de 35 anos de experiência no mercado moveleiro.
Em Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, já são 15 anos atuando com muito sucesso e mais de 7 mil sonhos realizados, produzindo móveis planejados para todos os ambientes: cozinhas, banheiros, closets, dormitórios, home theaters e home offices.
A Indústria, localizada na cidade de Ampere-PR, possui um parque fabril com mais de 25 mil metros quadrados e maquinário de última geração.

Post Recentes

Redes Sociais