Nosso blog

5 ideias práticas e criativas para organizar seus livros

5 ideias práticas e criativas para organizar seus livros

Sem categoria Simonetto Porto Alegre 31/08/2017

Se tem algo que deixa sua sala com um ar refinado e confortável, é uma estante organizada repleta de livros. Os apaixonados por leitura irão se identificar quando falarmos que organizar seus livros é quase um tipo de terapia. Pegar volume por volume na mão, sentir o cheirinho e a textura, tem seu valor!

Mas, na hora de organizar, às vezes ficamos indecisos quanto a melhor forma de fazer isso. Pensando nisso, resolvemos listar algumas formas práticas e criativas de você organizar sua estante. Confira abaixo e escolha a que mais lhe agradar:

 

1. Por ordem alfabética

livros por ordem alfabética
livros por ordem alfabética

Escolha clássica e com certeza a mais organizada. Organizar a estante por ordem alfabética (de título ou de autor você escolhe, mas normalmente por ordem de autor é a melhor opção), garante que você encontre com rapidez aquele volume que está procurando, além de ser uma forma bem lógica de organização. É uma ótima opção para quem tem mais volumes na coleção.

 

2. Por gênero

Livros por gênero
Livros por gênero

Se você tem muitos livros de gêneros variados, organizar dessa forma pode ser uma opção bem interessante. E, além de organizar por gênero, você ainda pode organizar por ordem alfabética dentro das divisões! É muito organização! Talvez tenha um ou outro volume que seja difícil de classificar dentro do gênero x ou y, mas todos os livros possuem um gênero predominante, então tente focar nisso e separe de acordo com sua percepção.

Além disso, se você separar de acordo com o gênero, pode também preencher a estante com itens que se enquadrem no tema. Por exemplo, que tal colocar alguma miniatura assustadora perto dos livros de terror? Ou itens colecionáveis ao redor dos seus livros de fantasia? Miniaturas relacionadas a culinária também ficariam muito bacanas ao redor dos seus livros de receitas. Então aqui você poderia usar sua imaginação e adornar conforme seu gosto.

 

3. Por tamanhos ou formatos

Livros por tamanhos ou formatos
Livros por tamanhos ou formatos

Tem pessoas que não suportam ver os livros do mesmo autor espalhados pela estante. Já outros, não suportam ver livros de tamanhos diferentes lado a lado. Se você for um desses, organizar a estante por tamanho pode agradar sua visão. Além disso, há estantes cortadas em formatos diferentes, que também são opções que diferenciam as decorações e dão um maior destaque aos seus volumes.

Algumas são em formatos geométricos diferentes e outras são temáticas. Apenas se certifique, antes de comprar, de que você tem livros que irão se encaixar no formato da estante que você escolher.

 

4. Por cor

Organização por cor
Organização por cor

Nós até repetimos o ditado de que não se deve julgar o livro pela capa, mas sempre tem algumas que se destacam nas vitrines das livrarias! Se você tem um grande acervo de livros com as mais variadas capas e colorações, talvez fique muito divertido organizar a estante por ordem de cores, mesmo que temporariamente. Pode ficar confuso para você localizar algum volume, mas fica muito diferente esteticamente e com certeza vai chamar a atenção de alguns olhares.

 

5. Por preferência

Organização por preferência
Organização por preferência

Uma outra opção é organizar seus livros pela sua preferência! Sempre temos alguns mais queridinhos, com os quais aprendemos mais ou que nos tocaram mais profundamente. E às vezes o carinho por eles é tão grande que você quer tratá-los de forma especial. Se for o seu caso, que tal disponibilizar para seu livro favorito aquele lugar especial na estante? Organize seu acervo de acordo com a sua preferência e permita-se dar esse carinho aos seus favoritos. Isso dá mais personalidade a sua organização e a pessoa que olha já poderá identificar seus gostos com mais facilidade.

 

Que bacana, não? É muito satisfatório ter sua estante toda organizada, com seus volumes favoritos alinhados e bem cuidados. É importante manter seus livros longe de lugares úmidos, afinal, não queremos mofo se espalhando pelas suas páginas. Para tirar o pó, utilize um pano seco. Ao organizar sua estante, aproveite o momento para filtrar e doar os livros que você acha que não deseja manter com você. Com certeza alguém vai ficar feliz em recebê-los.

 

Gostou das ideias? Como você organiza sua estante de livros? Divide suas dicas com a gente!

 

Pode interessar também: Saiba quais são as plantas ideais para cada cômodo da casa

decoração, livros, organização

Deixe um comentário!